Neste episódio
Bino (Pedro Alves) fica surpreendido pela ideia ser tão boa, que desconfia que não seja de Tomé (Pedro Teixeira) , mas ele garante que é e quer saber se Bino alinha ou não. Bino está disposto a tudo para acabar com Zé Tó (Aldo Lima). Bino e Tomé vão apertar as mãos para selarem o acordo, mas concordam que não preciso chegarem a tanto e a palavra deles basta.
Florinda (Ana Brito e Cunha) diz que nunca foi ao cinema. Zé Tó (Aldo Lima) fica surpreendido, mas reage com descontração e diz que vão ser duas estreias, a do filme e a de Florinda no cinema e que fica muito feliz por ser ele a proporcionar-lhe isso. Florinda fica empolgada com o convite.
Bino e Tomé ultimam os pormenores do plano. Tomé pede a Bino para não falar do plano a ninguém, mas Bino diz-lhe que ele é que tem de ter cuidado para não contar a Ainda (Ana Guiomar), senão toda a aldeia fica a saber. Bino acaba por dizer que Tomé é um banana e que Aida faz dele gato-sapato. Tomé fica furioso. Tomé está a fazer um enorme esforço para não se atirar a Bino, mas este não se coíbe de repetir que ele é um banana e que a mulher faz dele gato-sapato. Bino lembra que estão os dois metidos naquilo e que o plano tem de correr bem, para isso cada um tem de se focar na sua parte.
São (Sílvia Rizzo) conta a Fernando (Manuel Marques) que Aida ficou roída de inveja ao saber que eles vão viajar. Fernando não presta muita atenção à mulher porque está focado em ir falar com Zé Tó. Fernando refere que com a história do cruzeiro acabou por não entrar na novela e vai falar com ele para ver se é possível entrar noutro projeto.
Florinda (Ana Brito e Cunha) conta a Corcovada (Maria do Céu Guerra) que vai ao cinema com Zé Tó e nem se apercebe do tamanho do seu entusiasmo. Já Corcovada percebe muito bem e brinca com Florinda. Corcovada fica muito feliz por Florinda estar a sair da casca e esta diz que também não é nada de mais. Corcovada sabe bem que é assim que as coisas começam.
Bino está com vergonha de ir ao médico da aldeia. Betinha (Ana Marta Contente) diz que fez um seguro para eles e que ele pode fazer uma teleconsulta. Bino fica mais descansado e Betinha vai marcar a teleconsulta.
Nelinha (Inês Herédia) tenta trabalhar, mas não consegue concentrar-se. O Sôtor (José Carlos Pereira) chega e Nelinha diz-lhe logo que precisa muito de falar com ele. O Sôtor diz-lhe para falar, mas Nelinha diz que não pode ser ali e combinam encontrar-se à noite no café.
Aida, muito indignada, conta a Tomé que Fernando vai levar São às Maldivas. Tomé mal a ouve, pois está compenetrado nos seus pensamentos. Aida assume que ficou cheia de inveja e nem fazia ideia que Fernando soubesse onde ficam as Maldivas. Tomé finge que está a prestar atenção e Aida estranha o comportamento dele.
Zé Tó lamenta não poder ajudar Fernando, mas não tem nenhum projeto onde ele possa entrar. Zé Tó diz que talvez o próximo projeto seja em Itália e pergunta a Fernando se sabe falar italiano. Fernando, desolado, diz que não sabe.
Aida e Betinha já estão sentadas à mesa, mas Aida mal toca na comida, porque Tomé não está ali a jantar com elas. Betinha lembra que ele costuma estar e só não está hoje porque foi resolver uma urgência. Aida fica mais tranquila.
Bino e Tomé encontram-se no largo, ambos camuflados e olhando nervosamente de um lado para o outro para se certificarem que ninguém os está a ver. Bino pergunta a Tomé se trouxe o que combinaram e acabam por se insultar. Ambos sabem que só estão unidos para acabar com Zé Tó e depois voltam a ser inimigos.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI