Neste episódio
Florinda (Ana Brito e Cunha) continua boquiaberta, mas não consegue deixar de sorrir com a situação. Bino (Pedro Alves) fala cheio de estilo ao volante do carro e pergunta a Florinda se quer boleia. Bino pede a Peixoto (Vítor Emanuel) para dar lugar a Florinda e ele sai do carro com todo o gosto. Florinda lá se senta, mas benze-se.
São (Sílvia Rizzo) também já está no meio do fogo cruzado entre Aida (Ana Guiomar) e Tomé (Pedro Teixeira) e tenta perceber de quem eles estão a falar. O Padre (Carlos M Cunha) pede-lhe para ajudar em vez de querer saber das novidades. São manda um grito e ameaça dar-lhes os tabefes que costuma dar a Fernando (Manuel Marques). Eles lá se calam e São fica orgulhosa.
Bino está todo feliz por ter Florinda sentada ao seu lado no carro e por poder dar-lhe boleia. Bino pede a Peixoto para lhe tirar uma foto. Florinda começa a ficar impaciente e Bino prepara-se para iniciar a viagem.
Jorge (Manuel Melo) percebe que António (Luís Simões) está com a cabeça noutro lado e ele revela que está a pensar em Fátima (Marta Andrino), pois viu-a a conversar com Carlos (Rodrigo Paganelli) e ficou com ciúmes, porque ela ria-se das coisas que ele dizia como nunca se riu das coisas que ele diz. Jorge acha um disparate pois Carlos namora com Ana Carolina (Beatriz Barosa), mas António não fica descansado. Quina (Maria Rueff) insiste em saber o que está a deixar Carlos assim. Tem quase a certeza de que ele está apaixonado, só não sabe é se é por Ana Carolina ou por outra. Carlos estranha aquela conversa, mas às tantas começa a pensar se ela poderá ter razão.
Ouve-se uma buzina e Carlos vai ver o que se passa. Carlos está espantado por ver o pai ao volante e acha muito estranho que ele tenha tirado a carta de um dia para o outro. Manel (Vítor Norte) começa a mandar bocas a Bino e este desafia-o para uma corrida. Manel avisa-o que tem mais anos de carta do que ele de vida.
Carlos pergunta à mãe se a viagem correu bem e ela diz que chegou viva. Florinda conta a Corcovada (Maria do Céu Guerra) a sua viagem com Bino e ela percebe-lhe bem o entusiasmo. Corcovada diz que ela parece uma garota enamorada e pergunta-lhe do que está à espera para aceitar o convite de Bino para irem de férias juntos. Florinda suspira e sorri pensativa.
Peixoto apresenta-se a Josefa (Rita Salema), mas esta reponde-lhe logo com maus modos e Fátima faz um ar de "eu avisei". Glória (Catarina Avelar) chega-se à frente e apresenta Peixoto como o maior ajudante do maior aldrabão da Bela Vida e Peixoto fica logo queimado.
Florinda revela que não está à espera de nada para ir de férias com o homem que ama e que a nova Florinda já não espera por nada. Corcovada emociona-se e Florinda também. Abraçam-se, selando esta decisão da nova Florinda.
Josefa vê Nelinha (Inês Herédia) e o Sôtor (José Carlos Pereira) a conversarem e vai até lá para saber quem eles são. Eles estranham aquela abordagem e também querem saber quem ela é. Josefa revela que lhe disseram que ele era o médico da aldeia, mas ela não acreditou porque no tempo dela os médicos eram todos velhos e cheiravam a alho.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI