Neste episódio
Tomé (Pedro Teixeira) fica chocado ao ver que Josefa (Rita Salema) também mexeu na decoração do café e Fátima (Marta Andrino) percebe que ele já foi a casa. Fátima pergunta qual foi a reação de Aida (Ana Guiomar) e Tomé diz que ela o mandou resolver a situação, mas não sabe o que fazer. Tomé pede satisfações a Josefa, mas ela enfrenta-o e Tomé pede a Fátima para resolver ela a situação.
São (Sílvia Rizzo) está desolada por ter encontrado a filha a dormir com Aves (Hugo Sousa) e diz que não aguenta tanta vergonha. São dramatiza e afirma que transformaram aquela casa num motel. São culpa Fernando (Manuel Marques) por não ter sabido educar a filha e por ter trazido Jorge (Manuel Melo) para morar com eles e a ter desencaminhado.
António (Luís Simões) está a abanar Aida (Ana Guiomar), mas ela queixa-se que as palpitações e ansiedades não passam. Nisto surge o Sôtor (José Carlos Pereira) e Aida agarra-se a ele e pede-lhe para a salvar. O Sôtor começa a observá-la.
Florinda (Ana Brito e Cunha) conversa com Corcovada (Maria do Céu Guerra) e confessa que gostou muito das férias. Florinda não sabe bem porquê, mas passou a ver Bino (Pedro Alves) com outros olhos. Corcovada acha que o tempo que estiveram afastados lhes fez bem. Florinda diz que apesar disso não quer ir já viver com Bino e pergunta se pode ficar ali em casa. Corcovada diz que a casa também é dela.
Paulo (Hélder Agapito) pede para falar com Betinha (Ana Marta Contente) e diz que é rápido. Ele só quer agradecer-lhe pelos dias em Portimão e afirma que foi mesmo muito feliz. Betinha fica enternecida com aquele gesto, Paulo percebe e beija-a.
Fátima está em choque por Josefa afirmar que está rodeada de ingratos. Josefa diz que lhes fez um favor ao tornar os espaços mais atuais e funcionais e que só recebeu ingratidão. Fátima come para se acalmar. Josefa aconselha-a a comer menos, senão não cabe no vestido de noiva.
Betinha afasta Paulo e pede-lhe para ir com calma porque ela ainda está confusa. Paulo garante que da parte dele não há confusão nenhuma e que a pode ajudar a resolver a confusão dela, pois tem o dom de resolver confusões de cabeças. Betinha sorri e diz que falam mais tarde sobre isso, porque agora tem mesmo de sair.
Florinda, muito animada, conta a Carlos (Rodrigo Paganelli) e Ana Carolina (Beatriz Barosa) como foram as férias. Eles gostam de a ver assim feliz e ela diz que eles também deviam ir uns dias até ao Algarve, porque lhes ia fazer bem. Ana Carolina olha para Carlos à espera de uma resposta, mas ele muda de assunto. Florinda regista o mau ambiente entre eles.
Nelinha (Inês Herédia) chega à mercearia e encontra Aida a abanar-se, enquanto o Sôtor e Tomé estão pegados, porque Tomé não aceita que o Sôtor tenha de tocar em Aida para a observar. Nelinha analisa a situação para poder entrar em ação. Depois manda todos ficarem quietos e calados ou começa a disparar chapadas.
Bino tem vontade de bater em Peixoto (Vítor Emanuel) e acusa-o de ser um traidor. Peixoto explica que foi contratado e pago em condições para fazer aquela obra. Bino diz que só o Presidente da Junta pode mandar fazer obras e Glória (Catarina Avelar) afirma que foi justamente isso que aconteceu, pois agora é ela a Presidenta. Bino vê obras e fica para morrer.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI