EP 556 São prepara plano para acabar com Cecília: «Aquele veneno muito forte que não deixa rasto no organismo!»

Em «Festa é Festa», São (Sílvia Rizzo) está com um ar miserável a limpar o pó e pergunta a Fernando (Manuel Marques) se já pensou no que ela lhe pediu. Fernando afirma que não pensou, nem vai pensar, pois aquilo é um disparate. São reconsidera e diz que já não a quer degolar. Fernando fica aliviado, mas logo de seguida volta a ficar boquiaberto, quando São diz que pensou melhor e vão matá-la com veneno.

Sáb, 25 fev 2023 21:55 TVI

Neste episódio

Aida (Ana Guiomar) dá chapadas em Josefa (Rita Salema), tentando que ela acorde. Jaime (Miguel Partidário) está muito preocupado com a mãe. Tomé (Pedro Teixeira) chega e Aida diz-lhe que há confusão da grossa. Tomé julga que ela vai falar da revista, mas Aida diz que é muito mais grave do que isso. Aida revela que Jaime é filho de Josefa e não afilhado como ela disse. Tomé fica muito emocionado por ter um sobrinho. 

Glória (Catarina Avelar) está indignada por Aida lhe ter ficado com a revista e acha indecente as figuras em que ela e Tomé foram apanhados. Camila (Marta Gil) acha que a mãe devia deixar de se meter na vida dos outros e ela fica toda enxofrada. Camila pergunta à mãe o que é que já fez para se livrar de Ivone, mas Camila foge ao assunto. 

Tomé está muito feliz por ter um sobrinho, mas Aida diz que ele tem de se indignar com Josefa por lhes ter mentido. Tomé decide então confrontar Josefa, mas ela finge-se muito mal para não ter aquela conversa. Jaime quer contar o que se passou e Josefa começa a chorar muito alto, para que não o consigam ouvir. Aida e Tomé ficam condoídos com Jaime e querem ouvir a história dele. 

Carlos (Rodrigo Paganelli) tenta explicar a Manuela (Inês Herédia) que para poder ficar a trabalhar na Junta tem de cumprir algumas regras. Ela parece aceitar bem, mas diz que também tem algumas exigências para fazer. Carlos diz-lhe que uma das condições é ser transparente, mas Manuela nem o ouve, pois está focada na lista de material que necessita. Carlos percebe que não vai ser fácil. 

São (Sílvia Rizzo) diz que não aguenta mais Cecília (Ana Nave) e que está à beira do precipício. São revela que tem um plano para acabar com Cecília e que será Fernando (Manuel Marques) a executá-lo. Fernando quer saber em que consiste o plano, mas fica em pânico quando São faz o gesto de cortar o pescoço. 

Fátima (Marta Andrino) não tem mãos a medir. Cozinha, serve as embalagens e faz pagamentos. Os clientes fazem fila e ela pede desculpa pela demora, mas é a primeira vez que o take-away está a funcionar em pleno e ao dizer isto, comove-se. António (Luís Simões) comove-se também ao ver o take-away cheio de clientes e beija Fátima. 

Fernando não quer acreditar que São lhe está a pedir mesmo para matar Cecília, mas parece que é isso mesmo que ela quer, pois não aguenta mais viver daquela forma. Cecília aparece, manda São trocar de roupa e ir fazer o almoço. São olha para Fernando como que dizendo para ele fazer o que ela lhe pediu. Fernando engole em seco.

Peixoto (Vítor Emanuel) entra no café e ao ver Josefa a um canto, com um ar arrasado, vai ter com ela, preocupado. Peixoto pergunta-lhe o que se passa e Josefa diz que querem destruí-la. Peixoto puxa por ela e Josefa acaba por revelar que está com problemas na família. Jaime trata Josefa por mãe e diz que veio despedir-se. Peixoto fica boquiaberto. 

Elisabete (Ana Marta Contente) vai ter com o Padre (Carlos M. Cunha), apesar de já não ser padre e diz-lhe que quer mudar de vida. Elisabete diz que não consegue evoluir ali na aldeia e está a pensar ir para Lisboa ou até para o estrageiro, mas não sabe como dizer aos pais. Elisabete está mesmo decidida a ir embora da aldeia, mas o Padre lembra-se que vai acontecer algo na Bela Vida, que se calhar vai fazer Elisabete ficar. 

Ela não está a ver o quê e diz que só uma razão muito forte a faria ficar. O Padre sorri enigmático e pede-lhe para confiar nele. Elisabete fica curiosa com a proposta do Padre e pede-lhe uma dica do que é, mas ele diz-lhe que terá de confiar nele de olhos fechados. Trocam um sorriso em jeito de compromisso. 

Carlos (Rodrigo Paganelli) e Florinda (Ana Brito e Cunha) continuam a falar sobre Manuela (Inês Herédia). Florinda acha que com o tempo, Carlos vai perceber o que fazer com ela. Ambos concordam que ela é meio maluca, mas é boa menina. Florinda afirma que todas as meninas da aldeia são boas, incluindo Ana Carolina. Carlos fica logo em baixo quando ouve falar dela e Florinda percebe que não devia ter tocado no assunto. 

Peixoto já percebeu que Josefa está incomodada com aquele assunto e deixa-a completamente à vontade para desabafar com ele. Peixoto promete não a julgar e pergunta se Jaime é mesmo filho dela. Josefa não aguenta mais e conta a verdade. Ela admite que entregou o filho ao pai, porque ele tinha mais possibilidades, mas ao ouvir isto, Peixoto não consegue evitar um esgar de reprovação. 

São (Sílvia Rizzo) está com um ar miserável a limpar o pó e pergunta a Fernando (Manuel Marques) se já pensou no que ela lhe pediu. Fernando afirma que não pensou, nem vai pensar, pois aquilo é um disparate. São reconsidera e diz que já não a quer degolar. Fernando fica aliviado, mas logo de seguida volta a ficar boquiaberto, quando São diz que pensou melhor e vão matá-la com veneno. 

Florinda pede desculpa por ter falado em Ana Carolina (Beatriz Barosa), mas ao falar dela, falou também dela ter ido estudar para Lisboa e volta a perguntar ao filho se não quer tirar um curso, até porque Corcovada (Maria do Céu Guerra) se ofereceu para lho pagar. Carlos diz que está bem na Junta, mas Florinda acha que o filho tem potencial para mais. Florinda pede ao filho para pensar no assunto.

Cecília (Ana Nave) está a jantar e Fernando (Manuel Marques) e São (Sílvia Rizzo) estão de pé, ao lado dela, como se fossem seus criados. Cecília reclama da comida e São faz sinal a Fernando de que têm mesmo de a envenenar. Fernando teme que Cecília veja os gestos de São e mostra-se muito solícito para a agradar. Cecília diz que São devia aprender com Fernando. 

Aida e Tomé continuam muito chocados com o que descobriram sobre Josefa. Tomé está mais focado no sobrinho e tem pena de tudo o que não viveu com ele. Aida acha que o foco deve ser Josefa e o que vão fazer com ela depois disto. Tomé não sabe o que pensar, mas fica ainda pior quando vê um Mexicano ao balcão. 

Camila, Glória e Ivone jantam, mas esta última só sabe protestar da comida e pede a Camila para ir buscar as coisas que faltam. Glória não aguenta mais ouvir a irmã ralhar com Camila e fazer dela gato-sapato e diz-lhe que está na altura de parar de reclamar e fazer ela as coisas. Ivone finge-se magoada e Glória acaba por se comover por ter ralhado com a irmã. 


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI

Ficha Técnica

Título Original: São prepara plano para acabar com Cecília: «Aquele veneno muito forte que não deixa rasto no organismo!»
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA