EP 557 Tomé recupera as forças: «Ele teve um dia emocional que tu nem imaginas!»

Em «Festa é Festa», Aida (Ana Guiomar) e Fátima (Marta Andrino) estão de volta de Tomé (Pedro Teixeira), tentando que ele volte a si. Ele lá abre um olho e como não vê o Mexicano, fica mais tranquilo. Aida explica que ele teve um grande desgosto e Fátima diz que já percebeu, mas ainda não sabe ao certo o que foi. Tomé está a recuperar, mas quando vê o Mexicano, volta a perder as forças.
Seg, 27 fev 2023 22:00 TVI

Neste episódio

Jorge (Manuel Melo) conversa com Vuitton (Beatriz Costa) sobre o estado de Aves (Hugo Sousa) e diz-lhe que não concorda com a forma como ela o está a tratar. Jorge avisa que a mentira tem perna curta e ele vai acabar por descobrir que afinal ela não saiu da aldeia. Vuitton pede-lhe para não se preocupar, porque vai mesmo embora da aldeia por uns tempos. 

Aida (Ana Guiomar) e Fátima (Marta Andrino) estão de volta de Tomé (Pedro Teixeira), tentando que ele volte a si. Ele lá abre um olho e como não vê o Mexicano, fica mais tranquilo. Aida explica que ele teve um grande desgosto e Fátima diz que já percebeu, mas ainda não sabe ao certo o que foi. Tomé está a recuperar, mas quando vê o Mexicano, volta a perder as forças. 

Glória (Catarina Avelar) vai ter com o Padre (Carlos M. Cunha), sem a sua energia habitual e diz que precisa confessar-se. Isidro diz que o Padre Osório (João Maria Pinto) não está, mas Glória também preferia confessar-se a Isidro. Ele relembra-a de que não é padre, mas Glória não se importa. O Padre Isidro diz que pode ouvi-la enquanto amigo e sorriem um para o outro. 

Ivone (Maria Emília Correia) refastela-se no sofá de Corcovada (Maria do Céu Guerra) e pede a Quina (Maria Rueff) para lhe passar mais uma almofada. Quina lá faz o favor, mas não gosta da postura dela. Ivone começa a fazer perguntas sobre as refeições e a fazer sugestões. Quina não percebe que interesse Ivone pode ter naquilo, mas ela diz que depois vai perceber.

Corcovada e Ivone conversam enquanto bebem café. Ivone elogia o café, assim como tudo naquela casa. Ivone diz que deve ser maravilhoso morar ali e fica a olhar para Corcovada à espera de uma reação dela. Corcovada já topou a intenção de Ivone e não lhe dá troco. Ivone insiste que aquela casa dava um belo hotel de charme, mas Corcovada afirma que isso está fora de questão. 

Isidro mostra-se compreensivo com Glória e diz-lhe que a culpa daquela situação não é dela, mas sim da irmã que tem um feitio muito complicado e que sempre foi assim. Ambos concordam que Ivone está sozinha porque é muito difícil de aturar e afasta todas as pessoas que se cruzam com ela. Glória agradece os conselhos de Isidro e diz-lhe que tinha jeito para padre. 

Paulo (Hélder Agapito) está a abrir as cartas da eletricidade e pendura-as para que fiquem bem visíveis. Elisabete (Ana Marta Contente) não quer acreditar no que ele está a fazer e questiona-o. Paulo afirma que está a fazer serviço público, mas Elisabete explica que aquilo é crime. Paulo não concorda e lembra que ele é que é o profissional do carteirismo. 

Fátima (Marta Andrino) e António (Luis Simões) preparam tudo para mais um dia de trabalho, mas percebem que o frigorífico está desligado. Ficam chateados por se terem estragado alguns alimentos. Fátima e António afirmam que nenhum deles desligou a ficha, por isso alguém a desligou. 

Elisabete tenta incutir algum Juízo em Paulo, mas ele não liga nenhuma ao que ela diz e está convencido de que está a fazer um favor a toda a gente. Elisabete insiste que aquilo é crime e que deve dar direito a uma multa valente. Jaime (Miguel Partidário) aparece e pergunta a Elisabete se pode falar com ela. Paulo não gosta de o ver ali e fica atento. 

Tomé insiste que desmaiou porque não comeu nada e lhe deu a fraqueza, mas Aida (Ana Guiomar) não acredita, até porque percebeu perfeitamente que ele se sentiu mal quando o estrageiro lhe perguntou o nome. Tomé diz que aquilo não faz sentido nenhum e começa a mandar vir com Aida. Tomé vai-se embora e deixa Aida a falar sozinha.

Fátima e António continuam a tentar perceber o que se passou ali. Eles têm a certeza que ontem estava tudo ligado quando fecharam a loja e hoje quando chegaram o frigorífico estava desligado, por isso alguém entrou ali durante a noite só para boicotar o negócio deles. 

Jaime despede-se de Elisabete. Ela ainda está incrédula por eles serem primos. Jaime preferia que não fossem e dá a entender que se sentiu atraído por ela. Elisabete fica meio envergonhada. Paulo apercebe-se do clima entre eles e intervém. Paulo avisa que Elisabete já tem namorado e que além disso eles são primos. 


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI

Ficha Técnica

Título Original: Tomé recupera as forças: «Ele teve um dia emocional que tu nem imaginas!»
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA