EP 620 Os primeiros convidados para o jantar chegam a casa de São

Em «Festa é Festa», a mesa já está quase pronta, mas não está do agrado de Cecília (Ana Nave), que reclama de tudo. Tocam à campainha e Cecília vai abrir. Cecília fica surpreendida por ver o Padre (Carlos M. Cunha), mas tenta não demonstrar. Cecília recebe os dois convidados, que não fazem ideia porque é que estão ali. 

Sáb, 13 mai 2023 21:45 TVI

Neste episódio

A mesa já está quase pronta, mas não está do agrado de Cecília (Ana Nave), que reclama de tudo. Tocam à campainha e Cecília vai abrir. Cecília fica surpreendida por ver o Padre (Carlos M. Cunha), mas tenta não demonstrar. Cecília recebe os dois convidados, que não fazem ideia porque é que estão ali. 

Josefa (Rita Salema) faz conversa com Elisabete (Ana Marta Contente) e tenta tirar nabos da púcara sobre a relação dela com Teixeira. Elisabete não dá grande importância à conversa e acha qua a tia está a fazer aquelas perguntas porque continua com a ideia de ir trabalhar para o consultório, mas percebe que é mais do que isso, quando a tia lhe pergunta se Teixeira já tentou alguma coisa com ela. 

Cecília dá um raspanete a São (Sílvia Rizzo) por ter convidado o Padre para o jantar. São diz que o Padre é um homem como outro qualquer e há muitas histórias de Padres que deixam a igreja por se apaixonarem. Manel (Vitor Norte) chega para o jantar e fica surpreendido por lá estarem Peixoto (Vitor Emanuel) e o Padre. Nenhum deles sabe muito bem porque ali está. 

Teixeira (Rui Melo) é trazido até El Cacto com um saco na cabeça e amarrado. Teixeira tenta mostrar-se calmo, apesar de estar em pânico. Teixeira calcula que El Cacto o tenha trazido ali por precisar dos seus préstimos enquanto psicólogo e pergunta-lhe se o pode soltar. Teixeira dá início à consulta. 

Tomé (Pedro Teixeira) e Aida (Ana Guiomar) chegam a casa e Elisabete (Ana Marta Contente) agradece ao pai por ter mandado vir comida do take-away, pois está deliciosa. Aida não quer acreditar no que está a ouvir e fica magoada por Elisabete e Josefa estarem a elogiar a comida do take-away. Aida acusa-os a todos de traição e ameaça matar Tomé à dentada. 

Manuela (Inês Herédia) já comentou com os amigos que Albino (Pedro Alves) lhe deu instruções para não deixar entrar nenhum estranho na Junta e por isso tem de andar a atirar a chave pela janela, para que as pessoas possam entrar. Todos acham aquela atitude muito estranha e questionam-se sobre o que o terá levado a instituir aquela norma. 

Fernando (Manuel Marques) está de cabeça perdida e quer dar um basta naquilo. Peixoto (Rui Melo) e o Padre (Carlos M. Cunha) ficam felizes por ver Fernando e convidam-no para beber com eles, mas Fernando não está a perceber nada do que se está a passar ali e diz que transformaram a sua casa num bordel. Fernando manda os homens todos embora lá de casa e São (Sílvia Rizzo) vê o seu plano ir por água abaixo. 

Tomé mostra-se ofendido e garante que jamais encomendaria comida do take-away, mas Aida acusa-o de ser mentiroso e não o perdoa. Aida diz que ele trouxe a traição para dentro de casa e preferia ter sido trocada por duas porcalhonas de vinte anos. Tomé continua a garantir que não foi ele. Elisabete diz que foi Paulo (Hélder Agapito) que entregou a comida e de repente faz-se luz. Elisabete vai verificar a nota da encomenda e percebe que era para um Tomás. 

El Cacto está a desabafar com Teixeira e conta-lhe que quando deu conta estava a dançar com velhotes, em vez de os matar a todos e recuperar o seu dinheiro. Teixeira considera que El Cacto não se tornou mole, mas sim um criminoso maduro, que já não mata indiscriminadamente e sem motivo. El Cacto olha ameaçadoramente para Teixeira, mas não faz nada e aceita aquela teoria. 

Todos estranham que Manuela esteja tão calada e temem que vá sair asneira. E sai mesmo. Manuela diz que Albino deve estar mesmo metido nalguma embrulhada e ela, enquanto detetive, vai descobrir o que se passa. Fátima e António aconselham-na a não se meter no assunto. Jorge acha uma boa ideia e incentiva-a a investigar. 

El Cacto aceita a teoria de Teixeira, mas não se sente confortável por ter partilhado as suas inseguranças com ele e pondera matá-lo. O capanga volta a amarrar Teixeira e a pôr-lhe o saco na cabeça e pergunta se é para o despachar. El Cacto dá-lhe ordens para o devolver em segurança. Teixeira respira de alívio. 

Fernando anda de um lado para o outro e diz que tem de resolver aquela situação o mais rápido possível. Cecília aparece e Fernando pergunta-lhe quanto é que quer para ir embora. Cecília volta a dizer que quer os cinquenta mil euros e Fernando percebe que terá de lhe fazer a vontade. 

Manuela já está armada em detetive, a remexer nas coisas do Presidente. Albino chega e não gosta nada de ver Manuela no seu gabinete e a remexer tudo. Manuela pergunta-lhe como entrou, dado que não lhe atirou a chave. Albino revela que tem a sua própria chave e quer saber o que ela está a fazer ali. Manuela fica em pânico. 

Fernando certifica-se de que Cecília desaparece mesmo se ele lhe der os cinquenta mil euros e combina dar-lhe o dinheiro ainda hoje. Cecília não acredita que ele tenha esse dinheiro e pergunta-lhe onde o vai arranjar. Fernando diz-lhe para não se preocupar com isso e só põe uma condição: São não pode saber daquele acordo. Fernando compromete-se a pagar os cinquenta mil euros a Cecília para ela se ir embora, mas Cecília só acredita quando vir o dinheiro na conta. 

Albino insiste em saber o que é que Manuela estava a fazer no gabinete dele, mas Manuela começa a dar-lhe graxa para desviar as atenções e consegue sair dali sem lhe explicar o que estava ali a fazer. 

São anda a varrer e estranha não ver Cecília em lado nenhum. São pergunta a Fernando se a viu e ele diz que a viu sair com uma mala. São acha aquilo muito estranho e decide ligar a Cecília. 

Florinda está a fazer uma lista de coisas necessárias para o batizado de Bininha. Carlos diz-lhe que devia começar pelo início e escolher os padrinhos. Florinda acha boa ideia e fica pensativa.


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI

Ficha Técnica

Título Original: Os primeiros convidados para o jantar chegam a casa de São
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA