Neste episódio
A primeira a desfilar é Aida (Ana Guiomar). Tomé (Pedro Teixeira) até se esquece da sua missão de estar alerta para comportamentos estranhos e aplaude a sua mulher. Peixoto (Vítor Emanuel) mete conversa com Albino (Pedro Alves), Fernando (Manuel Marques) e Tomé, mas eles estão tão focados na sua missão que não o ouvem.
Aves (Hugo Sousa) e António (Luis Simões) continuam de trombas. Lenita (Sofia Grillo) pergunta à raposinha se trouxe o que lhe pediu e diz que daqui a pouco atacam.
Florinda (Ana Brito e Cunha), São (Sílvia Rizzo) e Vuitton (Beatriz Costa) estão à porta do camarim e imploram para que a pessoa que está lá dentro abra a porta. Percebemos depois que se trata de Quina (Maria Rueff), que está com muita vergonha de ser vista e afirma que só sai dali quando o concurso acabar.
Aida (Ana Guiomar) faz um discurso gigante e já ninguém e pode ouvir, exceto Tomé, que a ouve encantado e se emociona. Corcovada (Maria do Céu Guerra) e Ivone (Maria Emília Correia) têm de apressar Aida a terminar o discurso para darem continuidade ao desfile.
Celeste (Margarida Antunes) é a candidata que se segue e vem tão elegante que deixa toda a gente pasmada. Ela começa por desfilar envergonha, mas acaba a dar tudo.
Fátima (Marta Andrino) e Glória (Catarina Avelar) já se juntaram às outras e também querem entrar no camarim, mas Quina continua trancada lá dentro. Todas protestam com Quina. Só Florinda entende Quina e está preocupada com ela, achando que teve um ataque de pânico ou algo do género. Florinda pede a Quina para abrir a porta, para poderem conversar e ela assim o faz.
Lenita distribui panfletos da inauguração da Toca e Tomé e Fernando comentam. Albino deixa escapar que aquele é o espetáculo que ele patrocina e os outros ficam intrigados. Albino gaba-se de ter várias valências no mundo do espetáculo, mas Tomé não consegue entender que ligação Albino pode ter áquilo.
São e Vuitton desfilam ao mesmo tempo e vêm a refilar por não terem conseguido retocar a maquilhagem. São quer boicotar o desfile e recusa-se a discursar no final. Vuitton segue-lhe o exemplo. Fernando está muito orgulhoso delas e diz a toda a gente que são a sua mulher e filha, não se apercebendo da irritação delas.
Carlos (Rodrigo Paganelli) encontra Manuela (Inês Herédia) na Junta, pois deu pela falta dela no concurso e calculou que estivesse ali. Manuela diz que quer estar sozinha. Carlos repara no espelho partido no chão e dá-lhe espaço para chorar e desabafar se quiser.
Teixeira (Rui Melo) continua, educada e pacientemente, a recusar a oferta do Padre para desabafar sobre o que viveu com El Cacto. Teixeira explica que tem um psicólogo com quem faz terapia, mas o Padre (Carlos M. Cunha) insiste que ele está longe e que pode perfeitamente desabafar consigo. O Padre já não tem dúvidas do quão relutante está Teixeira em falar sobre aquele assunto.
Corcovada anuncia a entrada de Quina, mas ela não aparece. Ficam todos intrigados com o que se terá passado. Aves e António dizem que as suas respetivas é que podiam desistir também. Corcovada volta a chamar Quina e pede a colaboração de todos, mas ela não aparece.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI