Neste episódio
Camila (Marta Gil) está a ver o menu e vai conversando com Fátima (marta Andrino) sobre Corcovada (Maria do Céu Guerra) as ter convidado para dar concertos em sua casa. Fátima diz que só Corcovada para ter uma ideia daquelas e ainda por cima por uma causa tão nobre. Camila gostava que Glória (Catarina Avelar) também frequentasse o centro de dia. Fátima diz que lhe faria bem, desde que não leve Ivone atrás. Camila não a censura.
Albino (Pedro Alves) continua muito ansioso para falar com Corcovada e Quina (Maria Rueff) quer saber qual é o assunto. Albino diz que é segredo, mas acaba por revelar que veio oferecer-se para pagar a promessa de Corcovada e que está disposto a ir a Fátima a pé por ela. Quina ri-se, pois acha que Albino nunca seria capaz. Corcovada vê Quina a rir e quer saber qual o motivo da risota.
Aida (Ana Guiomar) diz a Tomé (Pedro Teixeira) que tem um assunto para falar com ele, mas começa com rodeios e nunca mais diz o que é. Aida começa por elogiar muito Tomé, para que depois ele não consiga dizer que não. Aida diz de rajada que ele tem a missão de ir a pé a Fátima.
Teixeira (Rui Melo) recebe Lenita (Sofia Grillo) e ela começa logo a dizer que se sente desconfortável com o Presidente da Junta. Teixeira já ouviu dizer que ele tem mau feito e é normal que hajam muitas burocracias quando se abre um negócio. Lenita concorda com tudo o que Teixeira diz, mas revela que está desconfortável é com Albino. Teixeira fica muito curioso e interessado.
Albino explica a Corcovada que está ali para se oferecer para pagar a promessa dela de ir a pé a Fátima. Quina não consegue evitar rir-se novamente. Corcovada tenta assimilar o que Albino lhe disse e pergunta-lhe se tem a certeza de que quer fazer aquilo, dado que são muitos quilómetros. Corcovada acha a proposta generosa, mas fica na dúvida se aceita ou não.
Tomé ri-se muito da ideia de Aida. Josefa já se juntou à conversa e diz que Tomé sempre foi muito bom para caminhadas. Aida acredita em Josefa, mas ela está só a gozar o prato. Tomé ainda diz que fica cansado só de ir de casa para o café, mas Aida não faz caso e diz que ele vai por um bom motivo. Tomé pergunta qual e Aida revela que é porque Albino também vai.
Teixeira ainda está a assimilar o que Lenita lhe contou. Ela diz que Albino lhe anda a arrastar a asa e ela está desconfortável porque ele é casado. Teixeira sugere que ela tenha uma conversa com ele e surpreendentemente Lenita revela que está a começar a achar-lhe piada. Teixeira tenta não demonstrar qualquer reação, mas não sabe se há de rir ou ficar de queixo caído.
Florinda (Ana Brito e Cunha) vai ter com São (Sílvia Rizzo) para lhe pedir para fazer o seu vestido de noiva. São fica surpreendida por saber que Aida (Ana Guiomar) também vai casar. São pergunta se já há datas para se poder organizar, mas Florinda diz que ainda não sabe de nada, até porque com a viagem a Fátima, vai ter de ficar para depois. São também não sabia da viagem e fica interessada.
Josefa (Rita Salema) continua a gozar o prato e diz que o irmão vai fazer um brilharete. Tomé (Pedro Teixeira) pede-lhes para pararem com aquilo, até porque o motivo nem sequer é válido, já que ele não tem nada a ver com o que Albino (Pedro Alves) faz. Aida avisa que Albino vai cair nas graças de Corcovada (Maria do Céu Guerra), uma vez que vai pagar a promessa dela. Tomé muda logo de ideias e diz que quem vai pagar a promessa é ele. Aida fica orgulhosa.
Jorge (Manuel Melo) fica incrédulo por Manuela (Inês Herédia) lhe ter pedido que boicotasse as colegas da banda e acusa-a de ser maquiavélica. Manuela diz que é apenas prática e precisa de sobressair, porque é a melhor das 4. Manuela está convencida de que Jorge acha o mesmo e por isso é que a beijou no fim do concerto. Jorge tenta explicar que não foi por isso, mas Manuela não o ouve.
São (Sílvia Rizzo) entra em casa esbaforida e diz que Fernando (Manuel Marques) tem de começar a treinar. Ele fica confuso e pergunta-lhe do que está a falar. São revela que ele vai fazer uma peregrinação a Fátima. Fernando fica de queixo caído. Fernando ainda está meio confuso com a ideia de São, mas quando percebe que ela está mesmo a falar a sério, fica em choque.
Fernando quer perceber de onde veio aquela ideia e São diz que Albino (Pedro Alves) vai a pé a Fátima e Fernando também tem que ir. São insiste que Fernando tem de começar a treinar e ele vê a sua vida a andar para trás.
Manuela (Inês Herédia) continua a encher os ouvidos de Jorge (Manuel Melo) sobre o que ele podia fazer para boicotar os restantes elementos da banda. Jorge não quer acreditar que Manuela está mesmo decidida a prejudicar as amigas. Manuela sugere dar-lhe comida estragada, um banho ou dizer que um familiar foi para o hospital. Jorge fica chocado com a malvadez de Manuela.
Fernando tenta chamar São à razão e diz-lhe que não está à altura de um desafio daqueles. São concorda e diz que é por isso que tem de treinar. Fernando explica que não depende só do treino, também precisa de apoio e organização. São afirma que está tudo organizado e terá o apoio da camioneta da excursão. Fernando percebe que São não vai desistir.
Tomé (Pedro Teixeira) desabafa com Teixeira (Rui Melo) sobre a ideia que Aida (Ana Guiomar) teve e como se ofereceu para ser ele a pagar a promessa de Corcovada. Teixeira percebe agora que Tomé terá de ir a pé a Fátima, só ainda não percebeu qual é o problema. Tomé diz que nasceu para patinar e não para andar, por isso vai precisar que Teixeira lhe trabalhe o psicológico nesse sentido.
João Maria (Ricardo Trêpa) está a tentar montar uma pista para entreter os velhotes, mas está com muitas dificuldades e pergunta pelo noivo de Ana Carolina (Beatriz Barosa), pois ele é que devia fazer aquilo. Ana Carolina lembra o pai que Carlos (Rodrigo Paganelli) não é seu noivo e não sabe dele. Ana Carolina ajuda o pai a montar a pista e ele fica-lhe muito agradecido.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI