Neste episódio
Tomé (Pedro Teixeira) não sabe se fica contente ou preocupado com aquela novidade. Aida (Ana Guiomar) diz-lhe que pode ficar feliz, grato ou eufórico. Tomé não tem grandes expectativas sobre o destino da lua de mel, mas fica muito entusiasmado quando sabe que é Cabo Verde. Aida e Tomé ficam a dar pulinhos de alegria.
Manuela (Inês Herédia) chega à Junta para começar a trabalhar, mas fica muito assustada ao ver que a porta do gabinete foi arrombada. Sem saber muito bem o que fazer, Manuela pega numa caneta e aponta-a em riste.
Elisabete (Ana Brito e Cunha) e Agostinho estão a tomar o pequeno-almoço, quando chega Josefa a refilar. Ela queixa-se que em casa de Peixoto (Vitor Emanuel) não há nada e pergunta se pode tomar o pequeno-almoço ali. Elisabete diz que sim e Agostinho pede-lhe para trazer umas coisas da cozinha, mas Josefa manda-o a ele ir buscar, pois não é criada de ninguém.
Manuela avança para o gabinete de caneta em riste, assustada, mas corajosa. Paulo aparece nas suas costas e Manuela assusta-se. Manuela vai na direção dele para lhe espetar a caneta e agora é Paulo quem fica assustado. Manuela diz que a Junta foi arrombada e que está ali um ladrão. Paulo não quer morrer e pede a Manuela para os defender. Ela promete dar o seu melhor.
Josefa (Rita Salema) e Agostinho continuam a discutir e Elisabete tenta acalmar os ânimos. Aida e Tomé são atraídos pela discussão e perguntam o que se passa. Aida salta logo em defesa do Padrinho e Josefa critica-a por isso. Surpreendentemente, Tomé também defende Agostinho e acusa Josefa de vir para ali arranjar confusão, quando já nem sequer mora ali. Ficam todos espantados com esta reação de Tomé.
Manuela, com a caneta fluorescente em riste, e Paulo (Hélder Agapito), com um bloco de post-its na mão, estão à porta do gabinete. Apesar do medo, tentam ganhar coragem para entrar. E vão falando baixo, não vá o suposto ladrão ouvi-los. Começam a discutir sobre quem deve ir à frente e quem tem a melhor arma, mas lá acabam por entrar os dois.
A família está à mesa a tomar o pequeno-almoço e Florinda (Ana Brito e Cunha) fala orgulhosa de Albino (Pedro Alves), por ter ficado a dormir no sofá para não acordar Bininha. Carlos (Rodrigo Paganelli) pergunta ao pai se teve muito trabalho e ele diz que teve o normal. Carlos pergunta-lhe porque chegou tão tarde então e Albino disfarça. Florinda está muito feliz por Albino (Pedro Alves) se ter tornado no homem de família que ela sempre desejou.
Albino tenta desesperadamente sair dali, mas a tarefa revela-se complicada, até porque Lenita faz questão de estar colada a ele. Albino tem muito medo de não resistir e quase nem olha para ela. Lenita percebe que Albino está nervoso e provoca-o ainda mais. Lenita consegue finalmente beijá-lo, mas Albino arromba a porta e sai dali a correr. Lenita (Sofia Grillo) fica desapontada, mas com um sorriso.
Josefa está boquiaberta por Tomé estar a tomar partido de Agostinho. Já Aida e Agostinho estão pasmados, mas muito felizes por Tomé finalmente reconhecer que Agostinho é um bom homem. Tomé diz que quem oferece uma lua-de-mel a Cabo Verde, só pode ser bom. Josefa acha que o irmão se vendeu por pouco. Aida deixa escapar que vão ser muito felizes os três em Cabo Verde e Tomé estremece.
Albino gaba-se de ser um bom Presidente da Junta e bom chefe de família. Carlos e Florinda acham piada à situação, mas acabam por concordar e abraçam-no.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI