EP 789 Padre confronta Fatinha: «Não há uma mínima hipótese de estares a ser injusta com o teu marido?»

Em «Festa é Festa», o Padre (Carlos M. Cunha) pergunta a Fátima (Marta Andrino) se não há nenhuma possibilidade de estar a ser injusta com António (Luis Simões), mas Fátima diz que não e conta que ele ainda inventou uma história de que foi ajudar Jorge a safar-se do casamento, para justificar ter ido à Toca. O Padre acha que aquela história pode ser verdade, mas Fátima não acredita. O Padre quer saber mais pormenores.

Seg, 11 dez 2023 22:25 TVI

Neste episódio

António diz a Fátima o que realmente foi fazer à Toca, mas ela não acredita, nem está disposta a perdoá-lo. António pergunta como vai ficar o take-away e lembra que lutaram muito para conseguir o que têm agora, mas Fátima está implacável. António fica desolado.

Jorge e Paulo estão muito eufóricos com o calendário. Já Elisabete e Manuela não conseguem visualizar quem poderá fazer parte do calendário. Jorge e Paulo ficam muito ofendidos e dizem que estão ali dois à frente delas. Elisabete e Manuela percebem que mexeram com o ego deles e vão ter de os aturar. 

São pergunta a Fernando se Vuitton já lhe contou que Aves não a quis de volta. Vuitton fica chateada com a forma como a mãe diz aquilo e Fernando acha que Aves fez o correto, pois aquela relação não tinha pernas para andar. Vuitton fica magoada com a falta de apoio dos pais, mas surpreendida quando Fábio lhe diz que quem fica a perder é ele. 

Paulo e Jorge exibem-se, mostrando os seus atributos para fazerem parte do calendário. Manuela e Elisabete já não os podem ouvir e eis que se junta mais um à festa. Peixoto percebeu do que estavam a falar e afirma que tem um tronco de "agosto", pois quem trabalha nas obras, faz ginásio todos os dias. Manuela e Elisabete desesperam. 

Albino conta com entusiasmo a Florinda que vão fazer o calendário solidário. Ela acha a ideia um pouco estranha, mas como é para ajudar famílias carenciadas, concorda. Florinda pergunta como vão ser as fotos e Albino revela que vai ser tudo ao natural, o que deixa Florinda apreensiva. 

Fábio mostra fotos dos seus amigos a Vuitton e ela pergunta porque é que eles estão todos de tronco nu. Fábio diz que é malta do ginásio, que gosta de dar no pump e estão todos soltos. Vuitton parece não achar graça a nenhum e Fernando relembra-a de que não está em idade de se armar em esquisita. Vuitton desespera com toda a situação. 

Os homens continuam a exibir os seus corpos e Manuela e Elisabete explicam agora a Peixoto que não se pode dizer que ele tenha "caparro" e que aquilo a que ele chama de abdominais, é mais uma barriga de cerveja. Celeste aparece e Peixoto fica todo contente, pois acha que tem ali uma aliada e pergunta-lhe o que acha do seu corpo. Celeste fica toda envergonhada. 

Florinda está em choque com a possibilidade do marido ir aparecer nu no calendário. Albino diz que não vai aparecer todo nu, mas da cintura para cima, talvez, para mostrar o cabedal. Florinda fica danada e pergunta qual cabedal, mas Albino não esmorece e afirma que vai mostrar o seu cabedal. Florinda fica abismada. 

Fernando está farto da conversa sobre Vuitton estar encalhada e fala do calendário solidário. Fábio fica logo todo interessado e São acha que ele é capaz de ter jeito para aquilo, uma vez que anda sempre de tronco nu. Fernando não gosta da concorrência e diz que já não há vagas, pois os meses já estão todos preenchidos. Fábio diz que pode ficar com o décimo terceiro. Celeste está cheia de vergonha e não sabe o que dizer. 

Peixoto pede-lhe para dizer o que acha do seu corpo. Celeste esclarece que nunca viu mais do corpo dele, do que aquilo que está à vista e liga mais ao interior. Manuela pergunta-lhe se Peixoto tem corpo para aparecer no calendário solidário e Celeste fica chocada.
Aida chama Tomé para conversar e pede-lhe para deixar Agostinho participar no calendário. Tomé diz que é impossível porque os meses já estão todos atribuídos. Aida pede-lhe para tirar alguém e colocar o Padrinho, mas Tomé diz que essas decisões dizem respeito ao comité. Aida quer saber quem é o comité e quem o definiu. Aida sugere que se acrescente um mês ao calendário. 

Todos confirmam que Peixoto vai entrar no calendário solidário e Celeste fica muito desgostosa, percebe que não valeu de nada todas as rezas que fizeram juntos, pois não conseguiu levar Peixoto para o caminho do bem. Peixoto refere que o calendário é solidário e vai servir para ajudar famílias carenciadas, mas nem assim Celeste se convence e chora. 

Tomé está aparvalhado com a sugestão de Aida em acrescentar um mês ao calendário, mas fica mais ainda quando ouve as sugestões dela para o nome que podiam dar ao mês. Tomé corta a conversa e lembra que não foi ele que inventou os calendários e o ano tem doze meses e não treze. Aida faz uma pesquisa no telemóvel e dá um gritinho de felicidade com algo que encontra.

Tomé acorda e pergunta-lhe o que se passa. Aida lá explica que na China há anos que têm treze meses, por isso o problema do Padrinho está resolvido. Aida sugere que ele fique com o mês de Agosto, devido ao seu nome e quem estava com Agosto fique com o mês novo. Tomé nem sabe o que dizer. 

Quina perguntou se é legal fazer esses calendários e Manel não percebe porque motivo não havia de ser. Manel diz que isso é uma coisa muito normal e sempre que vai deixar o carro à oficina vê bastantes, mas de mulheres. Quina fica ainda mais escandalizada. Manel acha que não é caso para tanto drama e avisa que vai mesmo ser feito um calendário desses com os homens da aldeia.


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI
 

Ficha Técnica

Título Original: Padre confronta Fatinha: «Não há uma mínima hipótese de estares a ser injusta com o teu marido?»
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA