Neste episódio
Delfim (António Melo) comenta com Guida (Cristina Oliveira) que Tomé (Pedro Teixeira) é samurai e ri-se. Guida diz que Marco disse que era possível. Delfim fica incrédulo, mas depois acha que isso pode atrair turistas e que pode ser bom para a mercearia. Delfim decide ligar a um jornalista seu amigo para espalhar a novidade. Guida diz que Tomé pode não querer que se saiba, mas Delfim não se importa com isso.
Albino (Pedro Alves) fica logo mal-humorado ao ver Glória (Catarina Avelar), mas pela primeira vez fica contente por ser apenas secretário e não ter de levar com as queixas dela. Albino encaminha Glória para a sala do presidente, sempre muito prestável e a dar-lhe razão nas queixas que tem para fazer. Albino entra com Glória e informa João Maria (Ricardo Trêpa) que tem ali uma eleitora para falar com ele. João Maria diz que não têm nada marcado, mas Glória diz que não precisa de marcação para fazer queixa do que está mal na aldeia. Albino incentiva Glória a fazer todas as queixas que tiver para fazer. João Maria desespera, não estava preparado para aquilo.
Albino (Pedro Alves) entra com Glória (Catarina Avelar) e informa João Maria (Ricardo Trêpa) que tem ali uma eleitora para falar com ele. João Maria diz que não têm nada marcado, mas Glória diz que não precisa de marcação para fazer queixa do que está mal na aldeia. Albino incentiva Glória a fazer todas as queixas que tiver para fazer. João Maria desespera, não estava preparado para aquilo.
Tomé (Pedro Teixeira) continua a desabafar com Teixeira (Rui Melo) e diz que tem sido trauma atrás de trauma. Perdeu o café, a equipa de hóquei, esteve preso numa ilha deserta e agora que voltou, Aida (Ana Guiomar) lembrou-se que afinal é um samurai. Tomé confessa que está confuso e já nem sabe quem é. Teixeira diz que talvez lhe faltasse esta peça e pela primeira vez tenha percebido quem é.
Delfim (António Melo) conta a Guida (Cristina Oliveira) que já falou com o seu amigo jornalista para entrevistar Tomé. António (Luís Simões) fica curioso e quer saber a propósito de quê. Guida acha que Delfim se precipitou e devia ter falado com Tomé (Pedro Teixeira) primeiro. Delfim acha que vai ser bom para todos. António fica preocupado e diz que já volta.
António (Luís Simões) vai a correr ter com Fátima (Marta Andrino) para lhe contar que Delfim (António Melo) ligou a um jornalista, para vir entrevistar Tomé (Pedro Teixeira) por causa da história dele ser samurai, mas Tomé não sabe de nada. Fátima prevê que aquilo vai dar confusão. Elisabete (Ana Marta Contente) apercebe-se e tem a certeza que Tomé se vai passar quando souber que vai ser entrevistado por ser samurai.
Joana Dias veio ter com Teixeira (Rui Melo) o mais rápido que pôde, pois percebeu que o assunto era urgente. Teixeira diz que acha que se está a apaixonar e Joana Dias diz-lhe que isso é bom, mas Teixeira tem dúvidas de que os seus signos sejam compatíveis. Joana Dias pede-lhe calma, sorri em sinal de solidariedade e diz que vai já ver o que se passa. Joana Dias analisa a compatibilidade entre os signos de Teixeira e Lenita (Sofia Grillo) e Teixeira percebe que não são os signos mais compatíveis. Joana Dias acha que não é assim tão linear e mostra alguns pontos em que se podem entender, mas Teixeira está muito desmoralizado e não consegue ver nada de positivo.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI