Neste episódio
Martins Rêgo está agora instalado em casa de Aida (Ana Guiomar) e eles dão-lhe comida e bebida para o comprarem. O jornalista não aguenta comer mais e quer passar à entrevista propriamente dita. Martins Rêgo quer saber em que medida a vida de Tomé (Pedro Teixeira) foi diferente, por ser descendente de Samurais. Tomé não sabe o que dizer e Aida tem de intervir.
Quina (Maria Rueff) não gosta de ver Manel (Vítor Norte) e Abel (Júlio César) e pergunta-lhes o que estão ali a fazer. Eles dizem que vieram salvar Quina, mas ela diz que não precisa de ser salva e que gostou muito da consulta de Manuela (Inês Herédia). Eles ficam muito surpreendidos e até Manuela se espanta. Quina acha que eles também deviam fazer terapia e Manuela sugere que façam em conjunto.
Abel (Júlio César) e Manel (Vítor Norte) estão agora sentados a desabafar sobre o que os atormenta: o amor não correspondido (falam de Corcovada (Maria do Céu Guerra), mas sem nunca dizerem que é ela. Quina (Maria Rueff) e Manuela (Inês Herédia) ficam pasmadas e com a sensação de que eles estão a falar da mesma pessoa. Abel e Manel ficam aflitos, com a possibilidade de que se perceba de quem estão a falar, e disfarçam. Abel e Manel negam que estejam a falar da mesma pessoa, mas ninguém fica muito convencido. Manuela diz que isso agora também não importa, mas que deviam dizer a essa pessoa o que sentem por ela. Abel e Manel confessam que têm medo da rejeição e emocionam-se por estarem a falar sobre isso. Todos reconhecem que Manuela tem muito talento. Teixeira (Rui Melo) aparece e fica furioso.
Aida (Ana Guiomar) continua lançada nas suas invenções sobre tradições de samurai. Tomé (Pedro Teixeira) fica impressionado e vai dizendo a tudo que sim. Elisabete (Ana Marta Contente) e Josefa (Rita Salema) chegam a casa, sem fazer ideia do que as espera. Aida pede-lhes para se juntarem à conversa, para enriquecerem a entrevista, mas Elisabete diz que vai para o quarto e Josefa vai buscar uma bebida.
Teixeira (Rui Melo) repreende Manuela (Inês Herédia) por estar a brincar com um assunto tão sério e acusa-a de ser irresponsável. Teixeira lembra que ela invadiu o seu gabinete e está a dar consultas para as quais não tem habilitação. Abel (Júlio César), Manel (Vítor Norte) e Quina (Maria Rueff) saltam em defesa de Manuela e dizem que ela tem muito jeito para ouvir e encorajar as pessoas. Teixeira e até Manuela ficam muito surpreendidos.
Fernando (Manuel Marques) já não aguenta mais ouvir falar no disparate de ter de ser advogado. São (Sílvia Rizzo) acusa-o de ser preguiçoso e fugir de tudo o que dá trabalho. Fernando diz que tem estudado bastante e Vuitton (Beatriz Costa) confirma, mas São diz que isso ainda não o levou a lado nenhum e que tem de ser ela a fazer tudo. São liga para a ordem dos advogados para inscrever Fernando.
O jornalista gosta da ideia de entrevistar a família toda, embora Elisabete (Ana Marta Contente) e Josefa (Rita Salema) não façam a mínima ideia do que dizer. Aida (Ana Guiomar) fala por todos e continua a contar algumas das tradições de samurai que cumprem ali em casa. O jornalista acha tudo meio estranho, mas vai registando o que Aida vai dizendo. Apesar de saberem bem o que a casa gasta, todos estão surpreendidos com a performance de Aida.
Aida (Ana Guiomar) seguiu com a conversa de tal forma que estão todos estupefactos e Martins Rêgo mais baralhado com tudo o que ouve. Aida continua a explicar as tradições de samurai que usam na família com muito pormenor e a família limita-se a anuir. Josefa (Rira Salema) também quer saber coisas sobre o jornalista e pergunta-lhe se ganha bem e costuma ir jantar fora. Elisabete (Ana Marta Contente) quer fugir dali, mas Aida não permite.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI