22 dez 2021
O azeite é talvez o segredo bem guardado da dieta mediterrânica. Será a mais saudável das gorduras, e (sem exageros) pode reduzir o risco de diabetes, prevenir doenças cardíacas, fortalecer os ossos, e atrasar o envelhecimento em geral - e o do cérebro em particular.
O azeite chegou a ser usado para curar dores e tratar de feridas em tempos de guerra. Vendia-se nas farmácias. Os "santos óleos" referidos na Bíblia e usados no passado também eram na verdade... azeite. E, claro, é obrigatório a acompanhar o bacalhau dos natais portugueses.
Agora o mundo inteiro quer azeite.
Para fazer um litro de azeite em média são precisos dez de azeitona. Os atuais lagares industriais, fábricas de produção intensiva, conseguem ir um pouco (bastante) mais longe. Este ano poderemos chegar às 200 mil toneladas. é a maior produção de sempre em Portugal.
Mas a história que lhes trazemos fala do azeite de outros tempos – e sobretudo de outros ritmos. É um documento assinado pelos repórteres Paulo Bastos e David Luz, sobre o azeite feito à antiga, no fundo de um vale esquecido no interior do país. A história do último lagar "de varas" a funcionar em Portugal... que não se sabe por quanto mais tempo.