Lendas e Mistérios: Lisboa é dos "alfacinhas", mas onde surgiu esta alcunha?

Sáb, 24 jul 2021

No Lendas e Mistérios deste sábado o jornalista Vítor Bandarra tentou perceber um dos enigmas mais antigos de Lisboa: afinal, de onde vem a alcunha "alfacinhas"?

Portugal é (ainda) um país de lendas e mistérios, crenças e rezas, bruxas e fadas, coisas de Deus e do diabo. Já dizia José Viale Moutinho que "um país sem lendas é um aborrecimento, é capaz de nem existir". A TVI, pela mão de Victor Bandarra, foi à descoberta das lendas e narrativas que resistem de Norte a Sul. Lendas (ainda) vivas graças à memória e à imaginação do povo, que as passou de geração em geração. A TVI escutou homens e mulheres, geralmente de provecta idade, que dão largas à liberdade de efabulação. Quando estas pessoas desaparecerem vai abrir-se um enorme vazio popular e cultural na nossa memória colectiva. Por enquanto, ainda resistem as moiras encantadas, os tesouros escondidos, as aparições do diabo e das bruxas, misteriosas reincarnações e fabulosos milagres. E as rezas misteriosas, os responsos e mezinhas para curar e afastar todos os males.

Lendas & Mistérios foi ao encontro de pessoas vivas que, à sua maneira e na sua grande sabedoria, contam e recriam as lendas e as histórias misteriosas de Portugal.

Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Populares