Neste episódio
Desesperada, Carmo (Sofia Grillo) conta a Sara (Margarida Vila-Nova) que Octávio (António Capelo) já propôs os termos do divórcio e quer deixá-la sem nada, querendo vingar-se por ela ter contado a verdade à filha.
Sara acha que a mãe só lhe contou a verdade, porque se separou do pai e foi lá para casa. Carmo, arrasada, diz que tem duas batalhas pela frente: o divórcio com o Octávio e recuperar a confiança da filha, estando disposta a fazer qualquer coisa para a ganhar.
Óscar (Pedro Granger) leva Rita (Margarida Serrano) a casa, que fica feliz por ver Pipo (Pêpê Rapazote). Pipo diz-lhe que vai ficar por casa uns tempos e Óscar pede explicações sobre o que se passa. Pipo esclarece que Lúcia fugiu, abandonando os filhos.
Beatriz (São José Correia) está preocupada com o encontro entre Sergio (Joaquim Horta) e Letícia (Ursula Corona), quando tocam à campainha e é César (Marco Delgado), que lhe conta que Lúcia desapareceu e que Pipo o expulsou de casa.
Olívia (Maria João Bastos) está a trabalhar quando tocam à campainha de forma insistente. Quando a mãe de Leo (Frederico Barata) abre a porta, Sara diz-lhe que precisa que ela lhe conte tudo o que sabe sobre o seu filho.
Gabriel (Rodrigo Trindade) chega a casa e estranha a ausência de Lúcia e de César. Pipo conversa com ele e revela que ele e que Alice (Júlia Palha) não são filhos biológicos dele e de Lúcia. Gabriel não quer acreditar na revelação de Pipo.
César esclarece Sérgio que Beatriz foi usada no plano de Olívia e de Pipo para o separar de Lúcia. Sérgio oferece-lhe estadia, mas César conclui que prefere ficar no seu estúdio.
Alice tenta ligar para Pipo e para Gabriel, mas estes não atendem e decide ir procura-los. Pipo explica a Gabriel que ele e Lúcia só quiseram livrar os filhos de uma vida de miséria, mas Gabriel não o quer ouvir, acusando os pais de criminosos.
Gabriel exige que o pai lhe conte porque é que Lúcia fugiu. Pipo revela que ela exigiu que os Montenegro assinassem um documento a ilibá-la de tudo, mas acabou por fugir para salvar a pele. Gabriel empurra o pai, e fica ainda mais furioso por saber que foi o último a saber que Alice fez um teste para confirmar se era filha dele e de Sara.
Sara chega a casa e informa a mãe de que Olívia não lhe disse nada sobre o seu filho. Carmo começa a magicar um plano.
Gabriel chega à conclusão de que Alice já sabia de tudo e vinca que não a perdoa, faz uma mala e decide sair de casa. Pipo continua a tentar impedir que Gabriel saia de casa e alega que Rita precisa dele.
Rita surge perguntando o que é que se passa e, ao ver a mala do irmão, fica em pânico. Pipo diz a Rita que Gabriel não vai a lado nenhum, trocando um olhar suplicante para que este fique, saindo para adormecer Rita.
Alice (Júlia Palha) chega à casa Lobo e fica a saber que o irmão já sabe de tudo e que, para além disso, saiu de casa.
Gabriel (Rodrigo Trindade) vai a casa de Leonardo (Frederico Barata) e conta que nem ele, nem Alice, são filhos de Pipo (Pêpê Rapazote) e de Lúcia (Dalila Carmo), contando que o que mais lhe dói, é saber que Alice não lhe contou nada. Leonardo oferece-lhe ajuda e abraça-o.
Olívia (Maria João Bastos) avisa Pipo de que Gabriel dormiu em sua casa e ele apressa-se a ligar a Alice, para que fique mais descansada. Carmo (Sofia Grillo) vai a casa de Olívia e exige que lhe diga onde está o seu neto.
Gabriel prepara-se para abrir o café quando surge Alice e ele lhe diz que já tomou uma decisão e que vai denunciar Pipo e Lúcia à polícia.
Pipo vai ter com Sara e diz-lhe que descobriu que não é estéril e que acredita que a engravidou. Sara nem o deixa acabar, agarra-se a ele e beija-o com intensidade.
Alice pede a Gabriel para pensar se quer, mesmo, denunciar Pipo e Lúcia à polícia, recordando-o de que eles, apesar de todos os seus defeitos, esforçaram-se ao máximo para serem os melhores pais possíveis.
Sobre «Na Corda Bamba»
Desejar o impossível é um sentimento perigoso. A estrada é tortuosa, é preciso lutar. O desespero levanos por atalhos fatais… E se a única solução para conquistar os seus sonhos, fosse cometer um crime? Você seria capaz? Como qualquer criminoso, Lúcia e Pipo julgam ter cometido o crime perfeito. Durante muito tempo, acreditam estar a viver o sonho da família feliz com os seus três filhos, Gabriel, Alice e Rita, até que… os mortos ressuscitam. O álbum de família, repleto de sorrisos, esconde fantasmas que ninguém imagina. Às vezes, para apagar um crime é preciso cometer outro. Bem-vindo à família Lobo.