EP 187 Episódio final

Episódio 187 de «Na Corda Bamba».

Sex, 15 mai 2020 22:55 TVI

Neste episódio

Leo (Frederico Barata) avisa a mãe que vai ter de assumir o crime. Olívia (Maria João Bastos) pede-lhe que a deixe falar primeiro com Marília (Lucélia Santos), antes de ir à polícia.

Pipo (Pêpê Rapazote), muito combalido, vê Lúcia (Dalila Carmo) a entrar, pedindo-lhe ajuda. Lúcia critica-o por nunca ter percebido que tudo o que fez foi por ele para que fossem uma família feliz. Lúcia dá um último beijo de despedida a Pipo e administra-lhe uma injeção. Pipo tomba morto no chão.

Beatriz (São José Correia) e César (Marco Delgado) sorriem emocionados a olharem para a filha que acabaram de ter.

Sérgio (Joaquim horta) explica a Alice (Júlia Palha) que Lúcia a roubou em bebé, a pensar que ela era filha de Mário (Nuno Homem de Sá), como vingança dele a ter assediado quando era adolescente.

Enzo (Adriano Toloza) abraça César, a felicitá-lo pelo nascimento da filha. O fotógrafo indica que vai ao estúdio buscar a sua máquina fotográfica para registar aquele momento.

Mário fica aflito por Enzo o ter enganado e não receber dinheiro pela informação que lhe deu. 

Alice desaba a chorar, angustiada, sem aguentar aquelas informações sobre o seu nascimento, tendo no fundo três pais: Vicente, Sérgio e Pipo; e três mães: Letícia (Úrsula Corona), Isabel (Lúcia Moniz) e Lúcia.

Mário conta a Letícia que descobriu que é Alice a rapariga que Sérgio e Isabel andavam à procura, incentivando-a a ir ter com ela para ver se ainda conseguem lucrar alguma coisa com aquela história.

Afonso (Miguel Nunes) comenta com Sara (Margarida Vila-Nova) que o filho de Beatriz e de César já nasceu. Ela, subitamente, percebe que o plano de Lúcia é roubar o bebé de Beatriz.

Sérgio e Isabel sorriem aliviados por Alice lhes dizer que precisa de um tempo para conseguir aceitar que eles são seus pais. Letícia interrompe e vinca que ela é que é a sua verdadeira mãe, deixando todos chocados.

Gilberto (Edwin Luisi) e Marília contam, triunfais, a Olívia e Leonardo que já denunciaram Lúcia ao Ministério Público, e ficam em choque por Olívia lhes contar, sob pressão de Leonardo, que matou Pipo.

Alarmado, César lê o papel que Malvina (Maria João Falcão) deixou no estúdio. Liga de imediato para Enzo a pedir-lhe que não deixe ninguém sair do hospital, dizendo-lhe que Lúcia pretende raptar o seu filho e que tem andado a fingir a sua gravidez.

Sérgio acusa Letícia de só estar ali por interesses financeiros, quando recebe uma chamada de Enzo a contar-lhe que Lúcia quer raptar a bebé de Beatriz.

Todos censuram Olívia por ter ocultado que matou Pipo, e ela assume que vai entregar-se à policia, querendo somente ir a casa aconselhar-se com o seu advogado.

Vera diz a Olívia que fez as malas, como lhe pediu, e Olívia informa-a de que vai viajar e pede para entregar um envelope a Leo.

Lúcia observa os vários bebés no berçário, disfarçando estar a verificar se está tudo bem com eles e fica a fitar a filha de César.

Enzo discute com um segurança, a insistir que têm de tomar medidas por estar à solta, no hospital, uma raptora de bebés. O segurança acaba por assentir e liga para o berçário.

Sara chega ao hospital e repara no carro de Lúcia com uma cadeirinha para bebé.

Lúcia passa no corredor com a bebé de Beatriz ao colo, fingindo estar a exercer as suas funções normais.

César insiste com a enfermeira dizendo que quer ver a sua filha, e fica em choque ao ver um boneco, no berço onde deveria estar a menia.

Lúcia prepara-se para entrar no carro com a bebé quando é confrontada por Sara.

Beatriz recebe, com estranheza, a visita de Sérgio e de Alice. Enzo entra e confirma que Lúcia roubou a filha dela.

Incrédula, Sara olha para Lúcia a dizer-lhe que lhe fez um favor ao ter ficado com Gabriel (Rodrigo Trindade). Sara a contrapõe que ela destrói a vida de todos que a rodeiam, e exige que lhe entregue a bebé de César.

Beatriz tenta levantar-se da cama, apavorada com a ideia de ficar sem a sua filha e todos concordam em separarem-se para tentar apanhar Lúcia.

Sara ameaça chamar a polícia, mas Lúcia sublinha que só vai deixar César ser feliz se fugir com ela para a Tasmânia. Alice surpreende Lúcia. Sara tira-lhe a bebé, fugindo em direção ao hospital.

Lúcia consegue libertar-se de Alice e foge para o carro. Alice põe-se à frente do carro, mas Lúcia atropela-a sem contemplações, deixando Alice inanimada no chão.

Sara vai ter com Beatriz e diz que conseguiu impedir a fuga de Lúcia com a menina. Beatriz abraça a filha, e todos as olham felizes e aliviados.

Leo conta que a mãe lhe confessou que foi ela quem matou Pipo. Gabriel cala-o com um intenso beijo.

Sara chega a casa e conta que impediu que Lúcia raptasse a bebé de Beatriz e de César. Leo prepara-se para contar algo a Sara, quando Carmo (Sofia Grillo) entra a mostrar-lhes o relatório da autópsia a Pipo, que comprova que ele morreu vítima de uma injeção de adrenalina. Surpreendido, Leo diz que isso quer dizer que não foi Olívia quem o matou. Sara pede explicações.

Um ano depois. Leonor (Paula Neves) sai de casa muito elegante, por se ter tornado a gerente da papelaria após Milú (Lídia Franco) a ter comprado.

Simone confirma a Milú que está quase a finalizar o livro que está a escrever sobre a vida dela. Afonso apressa a avó para saírem para irem ao Alentejo à quinta de Sara.

Octávio (António Capelo) caminha pelo corredor da imobiliária e fecha, para sempre, as portas da Diamond Homes.

Letícia pede indicações a um turista, com Mário a aproveitar a distração para lhe roubar a carteira.

Fernanda (Alexandra Lencastre) liga para Joana (Teresa Macedo) a perguntar-lhe como estão a correr as férias dela com Óscar (Pedro Granger), no Hawaii. Fernanda desliga a chamada, por ter uma paciente para atender.

Sara, de ar renovado e feliz com o seu bebé ao colo, recebe Edu e Alice, que acabam de chegar de carro. Alice oferece um carrinho ao bebé Filipe, enquanto Sara os repreende por só agora a terem ido visitar à sua quinta.

Ambiente típico de festa. Carmo com Artur (Luís Gaspar) e Leo com Gabriel a sorrirem enamorados. Marília e Gilberto estão a tomar conta de Tiago (Lourenço Conde) e de Rita (Margarida Serrano), com a ajuda de Heitor (Eduardo Gaspar).

Milú conversa divertida com Sérgio. Enzo, Isabel e Afonso também socializam animados. Sara chega com o bebé, Alice e Edu e faz um brinde a homenagear todas as pessoas que ali estão presentes, que passaram por grandes agruras na vida mas conseguirem tornear todos os obstáculos. Alice pergunta a Leo por Olívia.

Olívia está a dar uma palestra motivacional e diz aos presentes que o segredo para a felicidade reside em acreditarmos em nós próprios, todos repetem o seu discurso em nítida consonância. Olívia projeta a fotografia de um bebé no ecrã, dizendo que a sua vida mudou quando a sua neta foi raptada em bebé por uma louca.

Num hospital da América do Sul, vemos duas enfermeiras a olharem enternecidas para o berçário. Uma das enfermeiras vira-se, e vemos que é Lúcia. Lúcia fica ali a olhar maravilhada para todos os bebés, como se estivesse no paraíso.


Sobre «Na Corda Bamba»

Desejar o impossível é um sentimento perigoso. A estrada é tortuosa, é preciso lutar. O desespero levanos por atalhos fatais… E se a única solução para conquistar os seus sonhos, fosse cometer um crime? Você seria capaz? Como qualquer criminoso, Lúcia e Pipo julgam ter cometido o crime perfeito. Durante muito tempo, acreditam estar a viver o sonho da família feliz com os seus três filhos, Gabriel, Alice e Rita, até que… os mortos ressuscitam. O álbum de família, repleto de sorrisos, esconde fantasmas que ninguém imagina. Às vezes, para apagar um crime é preciso cometer outro. Bem-vindo à família Lobo.  

Ficha Técnica

Título Original: Episódio final
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Recomendados

Populares