Neste episódio
Constança pergunta a Rui se, ao fim destes anos todos, não escondeu nada a Francisca. Rui diz que não sabe do que está a falar. Constança pergunta-lhe se Joana não lhe tem andado a aquecer a cama. Rui olha-a estupefacto.
Francisca entra na Fundação e Joana recebe-a com um sorriso. Enquanto isso, Constança esboça um sorriso, Zé Pedro fica atrapalhado e Rui congela.
Carlos pergunta a Manuel se foi ele quem ofereceu o livro de poesia erótica a Elisa. Manuel nega. Ana chega ao café e Carlos sugere a Manuel irem conversar para um local mais privado. Acabam por sair do café, deslocando-se para a PJ.
Francisca fala a Rui sobre o falso atestado médico que Elisa entregou na escola, quando faltou às aulas durante uma semana. Francisca começa a procurar pistas no computador da filha. Rui pergunta-lhe como é que soube e porquê que não lhe contou nada. Francisca diz-lhe que soube no dia anterior quando falou com a diretora e que, com a situação do Gonçalo, não teve oportunidade. Acabam a discutir.
Na sala de interrogatório, Carlos diz a Manuel que Júlio é como um polígrafo e deteta mentiras através das reações das pessoas. Manuel olha aterrorizado para os dois.
Inácio conta uma história de Olívia, enquanto os dois jantam com Alexandra. Esta faz olhares matreiros a Olívia e, quando Inácio vai à casa de banho, coloca a mão sobre a da mulher de Inácio. Olívia retrai-se e diz que ali não.
Carlos entra na sala de interrogatório com uma pasta na mão, diz a Manuel que já têm os resultados e pergunta-lhe se sabe o que vão encontrar. Manuel diz que não vão encontrar nada dele porque não foi ele que deu o livro a Elisa.
Sobre «Onde está Elisa?»
A vida da família Menezes muda radicalmente depois do desaparecimento de Elisa, a filha mais velha de Rui e Francisca Menezes. Com a tragédia, os segredos obscuros de cada membro da família, de cada amigo, de cada pessoa que rodeava Elisa, são desvendados. Começam as desconfianças, as paranóias, o desenterrar de histórias do passado, as rivalidades e a inevitável distribuição de culpas. No meio dos conflitos familiares, muitos suspeitos são revelados, entre eles os próprios pais, tios, primos, amigos, antigos e atuais empregados da família.
“Onde Está Elisa?” é um thriller, mas com um envolvimento familiar, com drama e romance, felicidade e tragédia, e o pertinente conflito de gerações, abordando a preocupação universal dos pais com os filhos e como os problemas de uns podem afetar os de outros.