Neste episódio
A morte e a separação tinham-no reduzido a nada. “O luto de Elias Gro” é o mais recente livro de João Tordo que conta a história “do homem que sofre duas grandes perdas e que procura a solidão para ficar longe do mundo e se afastar da humanidade, achando que assim irá encontrar o seu lugar próprio”. Mas como quase sempre acontece, “quando tentamos fugir da humanidade, ela vem tocar-nos à porta”.
João Tordo conta que começou a escrever esta obra na Suíça, “junto à natureza. Gosto de estar noutros sítios para que surjam outras formas de pensar. As histórias vão crescendo em mim durantes meses e, quando chega a altura de as colocar no papel, elas já estão tão consolidadas que não paro até chegar ao fim”. “O luto de Elias Gro” seguiu a mesma linha de trabalho.
Mantendo a sua assinatura, João Tordo não identifica o protagonista. O nome dos lugares encontra-se deliberadamente oculto. “Tudo o resto aconteceu quase precisamente assim.”
Sobre «Palavra de Escritor»
Todas as semanas, Pedro Pinto desafia um escritor a falar-nos da sua nova obra, de um clássico intemporal, de um escritor admirado ou de um livro de uma vida...
Um programa que tem como único compromisso a partilha do conhecimento sobre um amigo de todos os tempos - o livro.