Neste episódio
Na Casa do Povo, Tozé (Paulo Pires) termina de jogar com Elias (António Capelo), diz que vai despedir-se da filha. Elias avisa-o que Gil (Gustavo Alves) também lá está e que devia aproveitar para contar a verdade. O pai liga a Beatriz (Sara Prata) e diz que já não pode ir porque o gato da mãe desapareceu e ela desliga, furiosa.
Anabela (Susana Mendes) está a limpar as mesas da mercearia. Ruca (Ricardo Sá) chega e ajuda-a, mas percebe que a irmã está em baixo. Anabela diz-lhe que está assim por ter impedido que Gil fosse com Diana (Madalena Aragão) para a Holanda, mas assim que recuperar vai pagar-lhe a viagem. Ruca vai para a horta, de seguida Antónia (Marina Mota) aparece para falar com Anabela.
Tozé quer festejar porque quase era apanhado na curva e Diana já está a caminho da Holanda, Elias reprova. Beatriz liga a avisar que vão todos ajudá-lo a procurar o gato, mas ele tenta evitar, mas ela desliga. Tozé em pânico, conta ao padre que tem mãe, mas é uma história complicada.
Antónia tenta tirar informações de Anabela e a sua família, pergunta pelo tio, Anabela conta que ele está muito mal com Parkinson, tem sido Ruca a cuidar-lhe de tudo.
No Casebre, Joana (Sílvia Chiola) aguarda Ruca, retoca a maquilhagem, ele chega e ela assusta-se e esborrata-se. Ruca ri-se e Joana diz que veio fazer uma surpresa e convida-o para jantar lá em casa. Ele fica com receio porque a família dela não gosta dele por ser jeová, mas ela insiste.
Lourenço (Pedro Sousa) chega a casa de Pedro e diz que Bento (Luís Esparteiro) se sentiu mal. Bento está ligado a aparelhos de monitorização.
Clara entra ansiosa no quarto, ele diz que está assim só por precaução, achou que ela não ia querer vê-lo. Clara tranquiliza-o que agora precisa é de paz e o pai diz gosta que ela esteja ali.
Beatriz e Rafa estão arranjados para irem ver Custódia para descobrirem algo. Estão prontos para sair quando Tozé entra com Custódia, traz o jantar com coisas que a mãe adora e diz que ela queria conhecer a casa.
Na Mercearia, Gil serve Anabela e Maria das Dores (Patrícia Tavares), a mãe agradece-lhe por ter ficado. Maria das Dores comenta que Alcino (Rui Melo) voltou a beber, o programa deu-lhe a volta à cabeça e Anabela conta que Tozé também já saiu para outro serviço e Maria das Dores pergunta se nunca desconfiou que poderia ser outra coisa.
Na sala dos Novais, Tânia (Mafalda Marafusta) está exageradamente maquilhada e Antónia avisa-a que não é o Carnaval. Natália (Carmens Santos) recebe-a e elogia-a, diz a Antónia que a convidou por ser namorada de Lourenço. Antónia vai furiosa até Delfina (Ana Nave) e questiona se foi ideia dela, ela diz-lhe que não sabia de nada. A dona da clinica avisa-a que tem que terminar com aquele namoro ou será ela a sofrer as consequências. Delfina (Ana Nave) satisfeita. Na sala, Antónia avisa Tânia que não a vai deixar enrolar-se com o filho. Lourenço chega e recebe Tânia exagerando o romance. Natália avisa que convidou também César (Pedro Almendra) e Felícia (Sofia Grillo).
Sobre «Para Sempre»
Pedro é um homem enigmático com um único objetivo: reconquistar Clara, o seu amor de juventude. No entanto, essa reunião é quase impossível. Sobretudo, porque ela está noiva do seu irmão Lourenço, o homem a quem Pedro salvará a vida. E o que fará Lourenço quando perceber que o seu salvador pode, afinal, roubar-lhe tudo?
Produção
Ana Almeida
Realização
Ricardo Carreira
João Gomes
Francisco Antunez
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Miguel Costa
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Nuno Santos
Uma Produção Plural para a TVI