Neste episódio
Clara (Inês Castel-Branco) chega a casa e deita-se em cima da cama e admira o anel de noivado no dedo, recorda a noite em que saltou para a piscina com Pedro (Diogo Morgado). Tira o anel e fica a pensar no regresso de Pedro.
Antónia (Marina Mota) entra e depara-se com Natália (Carmen Santos) a comer com Lourenço (Pedro Sousa) e Joana (Sílvia Chiola), em cima da cama. Antónia e Natália discutem. Lourenço diz a Antónia que o seu tempo de gestão das clinicas acabou. Antónia diz que no dia em que Lourenço assumir a gestão das clinicas vão à falência.
Tozé (Paulo Pires) dorme. Vira-se para um lado e abre os olhos, vê Anabela (Susana Mendes) e beija-o. Depois, o braço de outra mulher enlaça o corpo dele. Tozé vira-se para o outro lado e a mulher é Beatriz (Sara Prata). E beija-o também. Tozé fica entre as duas agarradas a ele, muito confuso. Tozé desperta de um salto e verifica que está sozinho no quarto. Tozé esfrega os olhos e fica irritado com a música. Levanta-se e vai para a sala. Gil (Gustavo Alves) está de óculos escuros a dançar com uma vassoura e baixa o som.
Clara dá uma aula de Estudo do Meio. Alcino (Rui Melo) entra com Maria das Dores (Patrícia Tavares) e conta que Girafa (João Gouveia) desapareceu. Maria Das Dores mostra um bilhete deixado por Girafa. Clara pergunta aos alunos se alguém sabe onde pode estar o Girafa. Patricia (Maria Marques) refere que o irmão falou em contrabandistas.
Pedro (Diogo Morgado) entra e está Alcino com Clara, Mª das Dores e Patricia, todos muito preocupados. Alcino vai direito a ele e agarra-o pelos colarinhos. Pedro debate-se e tenta soltar-se. Clara tenta intervir. Todos se viram para Patricia que menciona contrabandistas. Alcino sai disparado com Mª das Dores e Patricia atrás. Clara vai sair, mas Pedro não reage logo. Clara pergunta-lhe se vai ou não. Pedro franze o sobrolho.
Girafa sobe por um trilho de tala no pé e apoiado na canadiana. Chega ao topo onde existe uma pedra grande com um miradouro. Ele admira as montanhas à sua frente, debruça-se e grita muito alto, fazendo eco pela serra inteira. Empoleira-se mais e grita ainda mais alto, mas desequilibra-se e a canadiana cai pela encosta de arbustos abaixo.
César (Pedro Almendra), Bento (Luís Esparteiro) e Antónia discutem os últimos desenvolvimentos incluindo a entrada de um novo investidor. Bento manda Antónia livrar-se do investidor e sai. Antónia diz que está na altura de descobrir quem é Pedro Valente.
Pedro e Clara caminham pelo trilho em direção ao cume. Pedro tenta conversar mas Clara não responde. Clara acusa Pedro de querer aproximar-se dela à força e ele assume gostar de Clara.
Girafa sente-se atrapalhado com a tala no pé e tira-a. Desce pela encosta, agarrando-se à rocha. Está quase a apanhar a canadiana, quando o pé lhe falha e ele rola encosta abaixo.
Elias (António Capelo) fala com Eva (Matilde Breyner), tentando obter informações sobre as movimentações de Pedro. Elias vai a sair quando ouve a voz de Antónia. Eva fica alerta e vai para a sala.
Antónia está sentada no sofá. Eva vem do escritório, Antónia apresenta-se e decide esperar por Pedro e pede uma água a Eva. Antónia aguarda e segue na direção do escritório. Antónia entra no escritório e começa a investigar, pega num documento para o ler quando é interrompida por Eva. Eva diz a Elias que pode sair do esconderijo. Eva liga a Romeu (Rodrigo Tomás) a avisá-lo que a família Novais está a investigar Pedro.
Romeu finge que está à espera de consulta, Lourenço vem do gabinete e pede a Tânia (Mafalda Marafusta) para cancelar as suas consultas e pede-lhe para ir ao seu gabinete e aproveita para retirar dinheiro da caixa da clinica.
Magda (Maya Booth) diz a César que no outro dia desapareceu dinheiro da caixa e Lourenço nem se pareceu importar. César diz que vai falar com ele. César aproxima-se de Magda, tentando seduzi-la.
Magda entra no gabinete de Lourenço e depara-se com Tânia, em soutien e de saia, deitada de barriga para baixo na marquesa. Tânia disfarça muito envergonhada.
Felícia (Sofia Grillo) entrevista Rafa (Fernando Pires) para seu assistente pessoal enquanto folheia o seu currículo. Felícia sente-se estranhamente atraída.
Lourenço discretamente mete-se por um beco. Romeu no seu encalço espreita para o beco onde vê Lourenço bater a uma porta de uma casa velha.
Pedro e Clara surgem do trilho e chegam ao cume e não veem Girafa. Gritam por ele. Pedro vê a tala de Girafa onde ele a largou, agarra-a. Pedro diz que Girafa pode estar em perigo e debruça-se sobre o miradouro, gritando por ele.
Tânia chega ao café pergunta se há noticias de Girafa. Alcino diz a Mª das Dores que Girafa vai aparecer.
Elias comenta com Antero que Pedro só quis permanecer em Braga por causa de Clara e que também está cada vez mais próximo da mãe. Antero diz que Elias sabe como tirar Pedro dali.
Magda e Alice (Inês Aires Pereira) bebem um copo de vinho, Beatriz senta-se e queixa-se do trabalho que tem com os filhos e desculpa o facto de Tozé estar pouco em casa. Conversam sobre Clara e Alice tenta ligar à amiga que continua sem dar noticias. Alice fica preocupada e com a sensação que algo se passa.
Eva diz a Romeu que recebeu uma mensagem de Pedro a dizer que vai passar a noite na Serra. Romeu comenta que deve ser com Clara e Eva fica com ciúmes. Eva conta que Antónia viu os documentos do projeto Arizona. Romeu diz que Pedro não vai ficar nada contente e Eva diz que Pedro não tem de saber.
Pedro aproxima-se de Clara e tira a manta dele e coloca-a aos ombros dela, esfregando-a. Pedro diz a Clara que podem voltar a ser felizes e pede que confie nele. Clara e Pedro beijam-se mas são interrompidos por Girafa que grita por socorro. Pedro pede a Girafa que não saia de onde está e diz a Clara que têm de esperar pela luz do dia para tirar Girafa dali. Pedro não consegue adormecer, olha para a mochila e vê um bocado de corda de alpinismo. Tem uma ideia. No meio de uns arbustos, Girafa geme com algumas dores. Pedro pergunta a Girafa se consegue mexer-se. Girafa tenta levantar-se, mas não consegue com as dores.
Clara acorda e percebe que está sozinha. Levanta-se e começa a chamar por Pedro e Girafa. Pedro traz Girafa às cavalitas, rodeando a encosta, pousa-o e Clara aproxima-se dele, medindo-lhe a temperatura e vendo as feridas. Clara abraça Pedro e chega um helicóptero a mando de Pedro.
Girafa entra na Casa do Povo amparado de cada lado por Clara e Pedro. É recebido debaixo de uma chuva de aplausos. Mª das Dores e Alcino abraçam-no, muito aliviados. Pedro aproxima-se de Elias que acaba de beber o café a um canto. Elias diz a Pedro que ou ele sai de Braga e daquela zona ou conta a Clara que ele fugiu no passado por ter matado um homem. Pedro fica acossado, a olhar para Clara que lhe sorri de soslaio.
Sobre «Para Sempre»
Pedro é um homem enigmático com um único objetivo: reconquistar Clara, o seu amor de juventude. No entanto, essa reunião é quase impossível. Sobretudo, porque ela está noiva do seu irmão Lourenço, o homem a quem Pedro salvará a vida. E o que fará Lourenço quando perceber que o seu salvador pode, afinal, roubar-lhe tudo?
Produção
Ana Almeida
Realização
Ricardo Carreira
João Gomes
Francisco Antunez
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Miguel Costa
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Nuno Santos
Uma Produção Plural para a TVI