Neste episódio
Maria das Dores (Patrícia Tavares) vende fio de ouro a uma mulher. Anabela (Susana Mendes) está indignada, confronta-a com o que está a fazer, Maria das Dores explica que o Guru (Rodrigo Soares) precisa de dinheiro para o Ashram e está a ajudá-lo porque também é uma casa para ela. Anabela está em choque, avisa que se Alcino (Rui Melo) descobrir não vai gostar, liga a Tozé (Paulo Pires), mas ele não atende.
Tozé conta a Rafa (Fernando Pires) como se livrou do holandês, fez uma chamada teatralizada, muito preocupado ao telemóvel, disse a Hans que tinha que ir sozinho para Bruxelas porque a mãe dele foi para o hospital e ligou a pedir um táxi para ele. Tozé agradece a Rafa por ter ligado na altura certa, sem ele não conseguia e promete continuar a ser um ótimo marido para Beatriz (Sara Prata).
Pedro (Diogo Morgado) está duro com Romeu (Rodrigo Tomás), questiona-o se vai ter um filho com Tânia (Mafalda Marafusta). Romeu surpreso, Pedro diz que foi Delfina (Ana Nave) quem lhe contou, repreende-o por ter estragado a vida a uma miúda. Ele começa a contar que o plano de Delfina é que Romeu case com Tânia, Romeu surpreendido. Romeu implora a Pedro que não o atire assim para a forca, é novo e tem muito para viver. Pedro manda-o resolver com Tânia, mas não vai permitir que a abandone a ela e ao filho.
Natália (Carmen Santos) abre a porta a Pedro, ela não sabe como reagir por ele ser seu neto. Pedro questiona por Antónia (Marina Mota), Natália não sabe e diz que a pode tratar por avó. Pedro diz que descobriu há pouco tempo que era neto dela, mas só quer saber os motivos para ter sido abandonado. Natália finge que Antónia nunca lhe contou os motivos, Pedro frustrado, diz que ela é igual a Antónia e sai.
Elias (António Capelo) termina a missa, os fiéis saem e ele arruma as coisas. Antónia aproxima-se, quer saber porque lhe mentiu, Elias segue para a sacristia e ela vai atrás. Antónia questiona porque Elias lhe disse que o filho estava morto, ele questiona porque não lhe disse que Pedro também era filho dele. Elias diz a Antónia que descobriu que Pedro era filho dele depois de receber a carta que ela lhe escreveu, ele procurou informações e recorda quando se separaram, dizendo que ia seguir a sua vocação e que não se podiam voltar a ver. Antónia diz-lhe que o marido descobriu que Vasco não era filho dele e ia expulsá-la de casa. Diz que foi obrigada a fazer uma escolha tal como Elias escolheu ser padre. Antónia insiste em saber porque mentiu que o filho tinha morrido. Elias diz que não contou nada a Pedro para protegê-lo, Antónia acha que foi vingança e nunca vai perdoá-lo e vai-se embora. Elias segue-a preocupado que ela conte a Pedro.
Diana conta a Gil que Tozé não é piloto porque não levou Hans de volta para a Holanda. Acha que torturarem-no não os levará a lado nenhum, uma vez que se Tozé safa sempre. Gil diz que, lá em casa, o que magoa mais o pai é o desprezo de Anabela, e que podem começar a tortura por aí. Diana concorda.
Sobre «Para Sempre»
Pedro é um homem enigmático com um único objetivo: reconquistar Clara, o seu amor de juventude. No entanto, essa reunião é quase impossível. Sobretudo, porque ela está noiva do seu irmão Lourenço, o homem a quem Pedro salvará a vida. E o que fará Lourenço quando perceber que o seu salvador pode, afinal, roubar-lhe tudo?
Produção
Ana Almeida
Realização
Ricardo Carreira
João Gomes
Francisco Antunez
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Miguel Costa
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Nuno Santos
Uma Produção Plural para a TVI