EP 123 Carlos perde a noção do perigo

Episódio 123 de «Quer o Destino».

Qua, 12 ago 2020 21:45 TVI

Neste episódio

Vitória dá um estalo a Carlos e compara-o com Mateus. O filho de Joana sente-se ofendido e diz-lhe que ela só lhe trouxe infelicidade e vai embora.

Carlos nervoso, pede bagaço, mas Alfredo não o deixa beber e Hugo vai atrás do irmão.

Maria acha que Carlos se vai meter nos copos outra vez, mas Vitória não se sente culpada, e afirma que não alimentou nada para ele estragar tudo daquela maneira. 

Hugo (Rodrigo Paganelli) conta à mãe que Carlos (João Vicente) esteve a beber e pegou no trator. Joana (Marina Mota) fica nervosa e sai disparada.

Maria (Mafalda Marafusta) empanturra-se com bolos, enquanto Patrícia (Leonor Seixas) olha-a perplexa. A cantora afirma que os problemas lhe dão para comer e pede mais bolos.

Carlos conduz o trator de maneira perigosa e alcoolizado. Joana e Hugo tentam que pare, mas ele ignora. Lucas (Filipe Vargas) e Madalena (Anna Eremin) aproximam-se e Ornelas é atingido pelo trator.

Diogo (Luís Henrique) e Pilar (Maria Marques) estão preocupados se Marcos (Pedro Teixeira) vai buscá-los, mas Sandra (Marta Faial) e Hugo prometem não deixar.

João (Isaac Alfaiate) liga a Rita (Maya Booth) a perguntar se pode subir, mas ela nega. Ela abre a porta a protestar, mas depara-se com Marcos, que quer ver Maria Teresa. O Santa Cruz diz que se a menina é mesmo filha dele, que vai assumir as responsabilidades, e que quer ser um bom pai.

Catarina (Maria José Pascoal) reza baixinho, sentada na cama, marcada pela solidão de ter caído em desgraça.

Carlos diz a Joana e Alfredo (Luís Esparteiro) que pediu desculpas a Ornelas, mas eles acusam-no de ter uma doença,.

Machado (Pedro Hossi) cruza-se com Patrícia e sugere irem comer a sobremesa, mas Alfredo chega e disfarçam a conversa. O pai de Hugo começa a cantarolar um fado com a bota ortopédica calçada, atira-a a Patrícia que se ri.

O inspetor Machado analisa os documentos com resultados da autópsia ao corpo encontrado e toma mais comprimidos.

Carlos pede desculpa a Vitória (Sara Barradas) pelo que fez, mas ela avisa-o que vão ser só amigos. O capataz afasta-se triste.

Lucas furioso com Mateus (Pedro Sousa), avisa que conseguiu destruir mais um pouco de Ana (Madalena Aragão) e que nunca vai deixa-lo sair dali. Vera entra e afasta os irmãos.

Patrícia pergunta a Alfredo se já não se sente atraído por ela, mas ele desculpa-se com a idade e com as preocupações com os filhos. A empresária volta a seduzi-lo e ele esquiva-se.

Enquanto Carlos e Ornelas lavram a terra no trator, o capataz vê algo no chão que lhe chama a atenção, e percebe que é um osso.

Lucas pede desculpa à enfermeira e ela avisa-o que não pode perturbar assim os pacientes. O Santa Cruz diz que espera que o estado de saúde do irmão evolua depressa, para ir apodrecer numa cadeia a sério.

Machado comenta com Fonseca que algo lhes está a escapar e é nesse momento que recebe uma chamada que indica que a herdade tem mais segredos que Fátima. Carlos acha que isto são coisas de Mateus e os GNR's delimitam o terreno.

Patrícia e Alfredo vêem as notícias sobre cadáver encontrado na herdade.

Carlos continua a achar que são coisas de Mateus e Lucas pede-lhe para manter o pessoal afastado da escavação e para não prestarem declarações à comunicação social. Vitória aproxima-se de Machado e conta que o caso de Manuela aconteceu há dois anos. Revela que a mulher ficou em coma e perdeu a memória, mas ao ver as notícias recordou Mateus a violá-la. O inspetor não consegue entender a ligação com a investigação dele.

Isabela (Inês Herédia) conta a Mateus que foram encontrados corpos na herdade e todos acham que foi ele, mas o Santa Cruz tranquiliza-a.

Vitória conta a Machado que quando Mateus a deixou para morrer, também a colocou em posição de reza, e na história de Manuela ele tirou-lhe um brinco como troféu.

Ana vê a notícia sobre corpo encontrado na herdade, mas Joana avisa que não quer que ela veja aquelas notícias e que o pai dela é Lucas.

Mateus acompanhado por Vera, finge perder as forças e a enfermeira tem de ampará-lo. O Santa Cruz tira-lhe o cartão magnético e pede para voltar ao quarto.

Machado pergunta a Isabela pela caixa com brincos e fotografias das vítimas, mas ela nega a existência da dita caixa. O inspetor sabe que a afilhada de Elvira (Ana Bustorff) tem ido visitá-lo, mas Isabela tenta mentir e diz que só quer seguir em frente e enterrar este assunto.

Isabela tem a caixa de Mateus embrulhada e enterra-a para que ninguém descubra.

Machado vai visitar Mateus à clínica, e é então que Vera percebe que ele não está no quarto, e que não tem o seu cartão magnético.

Mateus sai de um carro e Isabela entrega-lhe um saco com roupas e avisa-o que anda um inspetor atrás dele. O Santa Cruz pede-lhe que confie nele.

Vera confirma que o cartão dela foi usado para sair e o inspetor afirma que tem de apanhar Mateus.

Lucas espera que a visita dele não tenha levado à fuga de Mateus. Nuno não entende como é que ele conseguiu fugir, mas o irmão afirma que Mateus é muito inteligente e que arranjou maneira. O engenheiro fica preocupado com Ana.

Isabela (Inês Herédia) chega e Elvira (Ana Bustorff), desconfiada, pergunta onde andou.


Sobre «Quer o Destino»

QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.

A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.

 

Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.

Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.

Ficha Técnica

Título Original: Carlos perde a noção do perigo
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Recomendados

Populares