EP 136 Mateus pune-se de forma violenta

Episódio 136

Neste episódio

João (Isaac Alfaiate) procura sítio para amarrar o lençol, começa a fazer exercícios intensos para se cansar e recorda quando assaltou uma idosa e sai a correr.

Mateus (Pedro Sousa) sonha que janta com Isabela (Inês Herédia) e Ana (Madalena Aragão), como se fossem uma família feliz.

Lucas (Filipe Vargas) avisa Isabela de que se acontecer alguma coisa a Ana (Madalena Aragão), será despedida. A jovem vê a moldura de Mateus e chora.

Marcos (Pedro Teixeira) atende uma chamada de Mateus, que lhe conta que Isabela o denunciou e que precisa de dinheiro para fugir. Marcos responde-lhe que não o pode ajudar e desliga-lhe a chamada.

Patrícia (Leonor Seixas) quer falar com Alfredo (Luís Esparteiro) sobre o que aconteceu em casa de Joana (Marina Mota). Ele finge dormir e, de seguida, beija a aliança.

Machado (Pedro Hossi) tenta desculpar-se por não ter ido ao concerto. Maria (Mafalda Marafusta) avisa-o de que acabaram os «serviços noturnos».

João corre exausto, enquanto chora.

Alfredo e Patrícia discutem e ela pede-lhe para não voltar à Herdade e para se divorciar de uma vez por todas.

Hugo (Rodrigo Paganelli) volta a abordar Ornelas, e sublinha que a casa deles é de respeito. Carlos (João Vicente) chega e defende Ornelas e a mãe.

Isabela comenta com Joana que os inspetores não a largam, e que só sai para ir trabalhar em casa de Marcos. Vitória (Sara Barradas), escondida, ouve.

Vitória entrega a Isabela um panfleto de apoio à vítima, e pede-lhe para abrir os olhos ou, caso contrário, vão acontecer-lhe coisas más.

Rita (Maya Booth) prepara-se para trabalhar, quando entra Raquel que a trata mal.

Lucas conta a Marcos que Raquel é sócia deles e que Nuno (Diogo Lopes) está a tratar de tudo para afastá-lo da Herdade. Marcos não aceita ser destituído.

Madalena (Anna Eremin) aproxima-se para verificar se João está a dormir. O Santa Cruz lamenta ter sido bruto, e conta-lhe que as últimas horas foram difíceis.

Hugo entrega um envelope cheiroso a Joana. A mãe diz que é de Ornelas. Hugo acha que a relação deles é uma vergonha e ela vinca que ele devia desejar-lhe felicidade.

Nuno dá inicio à reunião para prestarem contas a Marcos. Lucas avisa que as vendas estão a aumentar. Marcos provoca Carlos e ele responde. Lucas lamenta que Raquel tenha de assistir àquelas discussões e leva-a para apanhar ar.

Mateus reza fervorosamente, imagina-se feliz com Ana e com Isabela e começa a chicotear-se.

Rita e Marcos sentem-se maltratados por Lucas. Rita volta a insistir com Marcos, dizendo que ele precisa de uma aliada e de estabilidade familiar para o juiz lhe entregar os filhos.


Sobre «Quer o Destino»

QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.

A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.

 

Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.

Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.

Ficha Técnica

Título Original: Mateus pune-se de forma violenta
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Recomendados

Populares