EP 139 Carlos e Mateus envolvem-se em luta

Episódio 139 de «Quer o Destino». 

Neste episódio

João (Isaac Alfaiate) dirige-se ao seu quarto e acorda Madalena (Anna Eremin). A veterinária pede desculpa por ter adormecido ali e conta-lhe que se vai despedir, porque não tem o direito de se intrometer na vida dele. João pede-lhe para ficar, e deita-se ao lado dela.

Isabela (Inês Herédia) prepara-se para dormir quando vê uma mensagem no telemóvel a pedir-lhe para ir à vila.

Carlos (João Vicente) insiste para a mãe ir descansar. A cozinheira mostra-se preocupada com Alfredo (Luís Esparteiro) e com Hugo (Rodrigo Paganelli), mas tem a certeza de que não foi nenhum dos dois que matou Catarina (Maria José Paschoal).

Isabela está inconsciente, deitada com as mãos em posição de reza.

Sandra (Marta Faial) faz uma corrida matinal quando se depara com Isabela. A irmã de Carla (Ana Sofia Martins) aproxima-se e Isabela desperta.

Hugo pergunta se Patrícia (Leonor Seixas) vai deixar Alfredo à fome. Alfredo não acredita e diz-lhe que, às vezes, até o alimenta demais. Hugo mostra-se farto dos comentários dos pais sobre a vida íntima e acha que Ornelas deve ter dormido lá em casa.

Isabela diz a Sandra que andou à procura de alfazema, que se sentou um bocado e que adormeceu. Isabela desfaz a naturalidade, e começa a pensar se Mateus esteve com ela nessa noite.

Nuno (Diogo Lopes) conta a Machado (Pedro Hossi) que desabafou sobre a tentativa de abuso. Machado diz-lhe que o apoia no que for preciso.

Patrícia não acredita que Alfredo matou Catarina (Maria José Paschoal). Machado e Nuno chegam. Nuno diz a Patrícia que Alfredo deve ser libertado no decorrer do dia. Machado conta que Hugo se entregou no lugar do pai.

Marcos recebe a técnica da Segurança Social e vai respondendo a todas as perguntas sobre os filhos e sobre a casa. O Santa Cruz aproveita para falar mal de Sandra e contar que já pagou pelo crime que cometeu e que, agora, só quer fazer os filhos felizes.

João observa Madalena a dormir. A veterinária acorda e ele agradece-lhe, porque foi a noite em que dormiu mais descansado.

Raquel, reunida com Lucas (Filipe Vargas), sugere que crie um produto de raíz. Lucas concorda, mas nesse momento são interrompidos por uma chamada de Álvaro (Fredy Costa).

Na PJ, Joana pede que soltem Hugo e Alfredo porque nenhum deles é culpado pela morte de Catarina. Machado diz que Alfredo está em maus lençóis e Joana conta que o alibi é ela. Joana confessa que fez as pazes com Alfredo mas que, para ninguém saber, assumiu um namoro falso com Ornelas. Machado conta que o veneno de Hugo também não bate certo, e que vai libertá-los.

Carlos vai buscar a mãe, vê um vulto e corre atrás de Mateus, que ao fugir cai. Os dois envolvem-se numa luta, mas Mateus consegue atingi-lo com uma pedra na cabeça e fazê-lo cair no chão.

Machado avisa Alfredo e Hugo que estão livres. O inspetor recebe uma chamada de Carlos a contar que viu Mateus.

Mateus está nervoso por quase ter sido apanhado. O veterinário começa a organizar os objetos de forma metódica para se acalmar.

Carlos pede ajuda a Vitória (Sara Barradas) com o curativo na cabeça e conta-lhe que foi Mateus quem o atingiu, mas que conseguiu fugir.

Lucas e Vitória contam a Ana (Madalena Aragão) que Mateus foi visto perto da Herdade e que, por isso, vão contratar um segurança para ela. Ana reage mal, e refere que não quer ser vigiada.

Carlos conta a Machado onde viu Mateus e o que aconteceu. O filho de Joana diz que não entende como é que os inspetores ainda não o apanharam, e indica que precisam de apertar o cerco.

Marcos acompanha a técnica ao portão e deixa a porta aberta. No regresso, encontra Mateus que lhe aponta uma caçadeira e lhe indica que precisa de ajuda. O veterinário ameaça que se o irmão o denunciar o mata e que, de seguida, se suicida.


Sobre «Quer o Destino»

QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.

A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.

 

Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.

Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.

Ficha Técnica

Título Original: Carlos e Mateus envolvem-se em luta
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Populares