EP 146 De regresso à herdade, Elvira traz novidades

Episódio 146 de «Quer o Destino».

Sáb, 5 set 2020 21:50 TVI

Neste episódio

Lucas (Filipe Vargas) não pode esperar mais que Mateus (Pedro Sousa) apareça para gerir a parte de Ana (Madalena Aragão), assim têm de mudar o testamento. Nuno (Diogo Lopes) avisa-o que vai ser um processo complicado, mas o engenheiro não quer saber.

Ana tenta acompanhar Vitória (Sara Barradas) na corrida, mas desfalece, deixando Vitória em pânico.

Isabela (Inês Herédia) e Mateus já estão mais calmos e ela diz-lhe que é mais um motivo para fugirem. O Santa Cruz afirma que precisa de dinheiro e ela conta a conversa que ouviu sobre ele gerir a parte da Ana que foi deixada por Catarina (Maria José Pascoal). Mateus fica a perceber que Marcos (Pedro Teixeira) lhe mentiu.

Machado (Pedro Hossi) quer falar com Marcos, por ter tido acesso aos extratos bancários e quer saber se o dinheiro que levantou foi para ajudar o irmão. O pai de Pilar (Maria Marques) diz que levantou dinheiro com medo que lhe bloqueassem as contas, mas o inspetor não acredita e manda-o arranjar um bom advogado.

Lucas repreende Ana por não se alimentar e por estar fraca, e é quando Vitória pede-lhe para as deixar a sós.

Carlos (João Vicente) e Nuno (Diogo Lopes) acham que Lucas devia dar ouvidos a Vitória, por Ana estar mais segura se estivesse longe.

Marcos entra para o carro, Mateus entra de seguida e pergunta-lhe porque lhe mentiu sobre o testamento da mãe.

Vitória avisa Ana que não pode deixar de comer e ela queixa-se do terror que lhe vai na cabeça, perguntando à mãe como esqueceu a violação. Ela responde-lhe que não se esquece, mas ultrapassa-se.

Com medo, Marcos diz que lhe ocultou o testamento para o proteger e Mateus pede-lhe para pensar numa solução para conseguir ter o dinheiro.

Fonseca entrega as suas coisas para se demitir e conta que era incapaz de fazer mal a Isabela. De seguida, recorda quando a seguiu e lhe colocou um pano com clorofórmio e a deixou em posição como se fosse vítima de Mateus.

Marcos pede conselhos ao advogado, mas este avisa-o que está a cometer outro crime ao ajudar Mateus e que devia preocupar-se em dar uma estrutura familiar aos filhos para conseguir recuperá-los.

Vitória conhece Raquel e acha-a emproada, mas Ana sente que são ciúmes.

Maria (Mafalda Marafusta) comenta com Patrícia (Leonor Seixas) que não perdoa o que os Santa Cruz fizeram a Vitória.

João (Isaac Alfaiate) entrega uma flor a Madalena (Anna Eremin) e ela pede para não alimentarem mais nada, tudo por ter receio que ele esteja a confundir as coisas.

Elvira (Ana Bustorff) regressa à herdade e conta a Joana (Marina Mota) que Cartaxana (Luís Lucas) a pediu em casamento e deseja felicidades a ela e Alfredo (Luís Esparteiro).

Maria apoia Patrícia dizendo-lhe que tem que ultrapassar a relação com Alfredo e fica surpreendida ao saber que Machado é viúvo.

Nuno conta a Alfredo que Patrícia o contratou para recuperar todo o dinheiro que gastou com ele. O homem fica desconcertado e avisa que vai pagar-lhe tudo.

Patrícia diz a Alfredo que não entende o que ele vê em Joana e ele diz-lhe que ela merece arranjar alguém da idade dela e que não a quer magoar.

Maria vê Carlos a trabalhar, decide interromper e pede-lhe conselhos amorosos. 

Ciumenta, Patrícia diz a Joana que Alfredo só voltou para ela por não ter outra opção. A mãe de Hugo manda-a embora por não querer confusões no trabalho. 

Marcos chega, entrega um papel a Isabela e diz que está ali tudo o que pode fazer para dar dinheiro a Mateus. Lembra-a que ele não pode ser associado a nada daquilo.

João diz a Lucas que Rita (Maya Booth) o ajudou quando vivia na rua e que agora não vai abandona-la por ela precisar de dinheiro.


Sobre «Quer o Destino»

QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.

A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.

 

Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.

Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.

Ficha Técnica

Título Original: De regresso à herdade, Elvira traz novidades
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Populares