EP 159 Sandra provoca aborto

Episódio 159

Qua, 23 set 2020 22:35 TVI

Neste episódio

Nuno (Diogo Lopes) diz a Raquel (Sofia Baessa) que não vão conseguir manter Marcos detido e que ele sai a tempo de casar. Raquel vai visitá-lo para fazer estragos.

Machado (Pedro Hossi), carinhoso com Maria, (Mafalda Marafusta) pede para dormir ali. Ela manda-o ir para o quarto dele, que já lá vai ter.

Patrícia (Leonor Seixas) provoca Machado. Ele não gostou do que ela fez no concerto e avisa que está com Maria. Maria fica nervosa ao ouvir a conversa entre Machado e Patrícia.

Maria acorda Vitória (Sara Barradas), quer dormir ali e não sem se sentir pressionada por Machado.

João (Isaac Alfaiate) diz a Madalena (Anna Eremin) que comprou coca, mas que não consumiu, pede-lhe para ela não se afastar, e garante que vai organizar a sua vida.

Sandra (Marta Faial) vê Hugo a dormir, vai à mala e tira comprimidos, recorda a conversa com a médica sobre abortar e hesita, mas acaba por tomá-los.

Fonseca percebe que Oliveira adormeceu, vê Esperança a estender a roupa de Mateus, e manda Oliveira ir descansar porque está convicto de que vai apanhar Mateus.

Joana (Marina Mota), atarefada a preparar petiscos, aconselha Isabela a não ir embora, dizendo que ela precisa é de conhecer alguém novo. Isabela acha que ninguém se vai aproximar dela.

Machado diz a Lucas e a Vitória que precisam fazer chegar a Isabela que o caso de Ana é mesmo grave e que só Mateus a pode salvar. Eles concordam.

Mateus (Pedro Sousa) procura a bíblia de Esperança, vê embalagem de adubo, tem uma ideia e sorri, depois encontra a bíblia e leva-a ao peito.

Patrícia começa a distribuir os lugares aos concorrentes. Joana apresenta-se como Maria Branco, deixando Patrícia em choque.

Alfredo (Luís Esparteiro) fica preocupado porque Joana foi para o concurso e pede aos filhos para irem lá ter.

Patrícia quer desqualificar Joana porque se inscreveu com outro nome. Ela defende que aquele é o nome dela e que quer concorrer. Depois, voltam a trocar acusações por causa de Alfredo.

Maria está deliciada a repetir os vários petiscos. Patrícia e Joana disputam clientes. Maria acha que Arlete vai ganhar.

Lucas conta a João que o caso de Ana é muito grave e que acredita que Machado não prende Mateus se vier salvar Ana.

Machado diz a Isabela que, para ele, a vida de uma criança é muito mais importante que uma detenção e sai.

Ana (Madalena Aragão) quer voltar para casa, mas quer que apanhem Mateus para pagar pelo que fez com a mãe, Vitória e Lucas ficam emocionados por Ana lhe ter chamado mãe com naturalidade pela primeira vez.

Mateus relembra Esperança em relação ao plano que tem de executar. Mateus muda as pilhas do comando, ouve um barulho, fica assustado, mas percebe que pode ter sido o gato.

Fonseca, enigmático, afasta-se da janela da casa. Aproxima-se do carro, entra para o lugar do condutor e pega no telemóvel.

Machado pede a Fonseca que mesmo sem sinais de Mateus não desista, atira-se para a cama exausto.

Maria, comovida, acha que a comida de Joana sabe a casa, algo que nunca teve. Joana abraça-a e Patrícia aproveita a distração e deita picante nas travessas de Joana. Maria volta a comer, fica aflita com o picante e deixa Joana incrédula.

Hugo conta a Carlos que deve ter sido enganado na encomenda da PH, mas promete pagar-lhe tudo. Nesse momento, são interrompidos por uma chamada de Sandra.

Sandra está cheia de febre. Hugo fica bastante preocupado, e decide ir buscar comprimidos à mãe. Sandra decide contar que tomou comprimidos para abortar, deixando o namorado em choque.

Joana percebe que foi Patrícia a estragar-lhe a comida e faz-lhe o mesmo, discretamente. O empregado anuncia que elas ficaram empatadas em segundo lugar e que quem ganhou foi Arlete.

Rita aceita manter o casamento, mas avisa Marcos de que tem condições.

Raquel visita Rita, lamenta que ela tenha de adiar o casamento com Marcos por ele estar detido mas, mesmo assim, entrega-lhe um presente e dá-lhe uma fotografia de Marcos e Raquel a fazerem sexo. Rita fica furiosa com a traição de Marcos. Raquel, encantada, avisa-a de que foi ela que também estragou o seu casamento com Álvaro (Fredy Costa).

Melo avisa Marcos que a audiência é de manhã e que chega a tempo do casamento. Depois, pede-lhe para não estragar mais nada para conseguir a guarda das crianças.

Rita manda Raquel sair. Ela, satisfeita, deseja-lhe felicidades e sai.

Melo informa João de que vai ser o padrinho de casamento de Marcos, e ele revela que está de relações cortadas com o irmão.

Hugo fica triste com Sandra, por não ter sido consultado sobre a decisão de ter filhos. A jovem chora destroçada.


Sobre «Quer o Destino»

QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.

A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.

 

Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.

Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.

Ficha Técnica

Título Original: Sandra provoca aborto
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA