EP 176 Vitória «perde a cabeça» com Rita

Episódio 176.

Seg, 19 out 2020 22:35 TVI

Neste episódio

Marcos (Pedro Teixeira) entrega dinheiro aos filhos para comprarem o lanche, mas eles avisam que na escola não podem carregar cartões.

Diogo esqueceu-se do livro para apresentar em casa de Sandra (Marta Faial). Marcos, bruto, manda-o escolher outro livro.

Sandra está frustrada por Marcos não atender, quer ir levar o livro de Diogo à escola, e garantir que os sobrinhos estão bem.

João (Isaac Alfaiate) vê Madalena (Anna Eremin) e estranha o seu comportamento.

Carlos (João Vicente) diz a Hugo (Rodrigo Paganelli) que Camila (Núria Madruga) o faz rir. O irmão conclui que ela deve ser especial, deixando Carlos irritado.

Lucas (Filipe Vargas) quer apontar no diário a data do casamento, e sugere algo tradicional, simples e com as pessoas que gostam.

Camila vê Carlos e tenta esconder o cigarro, mas acaba por queimar a blusa e Carlos ajuda-a. Camila conta que Alfredo a convidou para ir ao café Petiscos, mas que não sabe onde é.

Vitória (Sara Barradas) elogia o amor de Alfredo (Luís Esparteiro) e de Joana (Marina Mota), e ela espera que Vitória também seja feliz com Lucas. Vitória vinca que adora Carlos. Nesse momento, ele entra com Camila e ainda ouvem a conversa.

Camila caminha irritada por ter queimado a blusa. Vitória diz a Carlos que continua a vê-lo como um irmão. Carlos dá-lhe os parabéns pelo noivado e abraçam-se, quando Camila aparece.

Carlos vai atrás de Camila e explica-lhe que estava a dar os parabéns a Vitória pelo casamento. Camila acha que ele não tem de lhe dar justificações.

Isabela (Inês Herédia) está feliz, depois de fazer amor com Mateus (Pedro Sousa), e ele começa a ficar hipnotizado com os brincos dela. Isabela volta a seduzi-lo, Mateus consegue soltar-se e começa a apertar-lhe o pescoço.

Machado (Pedro Hossi) rejeita a chamada de Fonseca e, de seguida, recebe uma chamada da diretoria, e avisa que tirou férias e que se quiserem podem suspendê-lo.

Mateus começa a afiar uma faca, enquanto reza desesperado.

Ana (Madalena Aragão), aborrecida do estudo, pede a Camila uma pausa. Lucas entra e diz a Ana que lhe quer mostrar uma coisa nas cavalariças.

Camila devolve isqueiro a Carlos, para não cair em tentação de acender mais cigarros. Carlos aconselha-a a arranjar outras formas para aliviar o stress. Camila revela que gostou de montar a cavalo.

Isabela sai do quarto e fica aterrorizada, ao ver Mateus caído no chão, sobre uma poça de sangue, ajoelhando-se junto a ele. Mateus continua inconsciente. Isabela, em pânico, chora e tenta estancar o sangue do braço.

Marcos e Rita (Maya Booth) avisam Lucas de que têm direito a estar na herdade e que se vão mudar para ali. Vitória chega e Lucas anuncia que vão casar e só permite que Marcos volte com uma ordem judicial.

Isabela continua a fazer de tudo para acordar Mateus. Ele finalmente abre os olhos e fica emocionado com a explosão de amor dela.

Lucas diz que já estava apaixonado por Vitória quando casou com Rita. Ela fica furiosa e provoca Vitória, que lhe dá um estalo.

Marcos provoca-a, também, e João agarra-o pelos colarinhos e avisa o irmão para se manter afastado de Lucas, senão volta a acontecer outro acidente como o de Carla. Marcos concorda e volta para o carro e Rita chama-o de mole.

Isabela estafada, de joelhos no chão, esfrega as manchas de sangue que teimam em não sair.

Machado chega à aldeia muito cansado, vê um homem e mostra fotos de Mateus e Isabela e pergunta se os conhece. O homem indica que naquela aldeia só há velhos.

Isabela decide ir comprar lixívia para tirar as manchas do chão e aproveita para procurar Esperança.

Fonseca insiste para Maria (Mafalda Marafusta) lhe contar onde está Machado. Ela indica que não sabe e pede-lhe para parar de o perseguir e ele acusa-o de ter mortado Amélia. Maria nega tal cenário e Fonseca revela que estava apaixonado por ela e foi Machado que lhe roubou a mulher.

Machado cruza-se com uma senhora que sabe onde estão, e o inspetor observa a casa e explora os limites de modo a que ninguém dê pela sua presença.

Esperança está desorientada. Isabela fica aliviada ao vê-la, mas Esperança não a reconhece.

Machado entra de arma em punho, assusta-se com o gato e avança cauteloso. Machado não vê ninguém, mas repara nas manchas de sangue. Machado sorri vitorioso ao ver Mateus adormecido. O Santa Cruz acorda em pânico ao ver Machado, e por não ter escapatória.

A porta da rua abre-se. Machado prende Mateus, avisa que viu o sangue na cozinha e pergunta se matou Isabela como fez com as outras. Depois, o inspetor tenta fazer uma chamada para o ajudarem, mas fica sem bateria.

Esperança e Isabela veem Machado a apontar arma a Mateus, e Mateus manda Isabela fugir, mas Machado consegue detê-la, quando leva um golpe na cabeça e cai inanimado.

Alfredo prova os vinhos que vai servir. Joana acha que assim vai ficar bêbedo antes de servir o jantar e cantar no café.

Maria está preocupada com Machado e Patrícia desvaloriza. Alfredo cantarola e Ana diz a Lucas que Diogo e Pilar não estão bem com Marcos.

Rita troca a moldura onde estava a fotografia de Carla (Ana Sofia Martins), Diogo e Pilar. As crianças reparam e reclamam.

Sílvio está numa das mesas do café. Patrícia aproxima-se e pergunta se não percebeu que ela não o quer ali. Sílvio, sem perceber, acaba por sair.


Sobre «Quer o Destino»

QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.

A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.

 

Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.

Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.

Ficha Técnica

Título Original: Vitória «perde a cabeça» com Rita
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Populares