EP 177 Marcos é atacado como nunca antes

Episódio 177.

Ter, 20 out 2020 22:35 TVI

Neste episódio

Marcos (Pedro Teixeira) repreende Rita (Maya Booth) por ter trocado a fotografia. Rita, arrependida de ter casado com ele, informa-o de que não tolera ameaças dentro da própria casa e ameaça sair com Maria Teresa.

Diogo e Pilar tentam acalmar Maria Teresa. Rita e Marcos entram a discutir. Marcos só se acalma quando Diogo lhe puxa a roupa.

Patrícia (Leonor Seixas) recebe a família Reis. Hugo (Rodrigo Paganelli) e Carlos (João Vicente) ainda acham estranho a amizade de Patrícia e de Joana (Marina Mota).

Camila (Núria Madruga) arranja-se para sair e olha para o relógio, ansiosa.

Maria (Mafalda Marafusta), diante do roupeiro aberto, toma a decisão de se mudar para o quarto de Machado (Pedro Hossi), e fica na dúvida de se está a agir bem.

Patrícia anuncia a atuação de Alfredo. Hugo pergunta se Camila já não devia ter chegado, e Carlos fica apreensivo.

Camila cansou-se de esperar por Carlos e começa a ler o seu livro.

Alfredo canta compenetrado. Joana emociona-se e Patrícia suspira.

Marcos, com a moldura na mão, recebe uma chamada de um número desconhecido, e atende.

Maria está preocupada por Machado ainda não ter regressado, enquanto ele jaz num barracão. Maria, ao telemóvel com a PJ, alerta que Machado está desaparecido.

Machado reage à luz do dia, tenta levantar-se, mas está fraco.

Maria pensa na conversa de Fonseca, começa a imaginar que ele lhe possa ter feito mal, ou na possibilidade de Mateus (Pedro Sousa) o ter apanhado.

Irritada, Rita acorda Marcos. Ele está sem paciência para discussões e ela confronta-o dizendo que recebeu uma chamada de Mateus. Marcos disfarça.

Machado, com dificuldade em manter-se em pé, para algumas vezes expectante de ver um carro e toma o último comprimido que lhe resta.

Carlos cruza-se com Camila e falam-se de forma fria.

Nuno (Diogo Lopes) entrega papéis a Lucas (Filipe Vargas). Carlos chega e dá-lhe os parabéns pelo noivado com Vitória (Sara Barradas).

Maria conta a Vitória a conversa com Fonseca e mostra-se preocupada com o desaparecimento de Machado.

Lucas e Carlos ficam felizes por terem conseguido separar as coisas e por terem uma boa relação como irmãos. Carlos acha que deviam fazer alguma coisa para ajudar Sandra (Marta Faial).

Sandra conta a Nuno que as crianças não se sentem bem com Marcos. Nuno promete fazer tudo o que conseguir para ajudá-la.

Camila e Carlos percebem que se desentenderam com a ida ao café e pedem desculpa um ao outro.

Machado vê uma ambulância e um paramédico diz que uma senhora se sentiu mal. Machado avisa o comandante de que a senhora não estava sozinha e pede para não tocarem em nada.

Patrícia e Joana falam em abrir um negócio de comida. Joana promete tirar a limpo a história de Sílvio. Joana liga a Sílvio a denunciar que há maionese estragada no café. Sílvio defende o café e Joana ameaça denunciar nas notícias se ele não for lá rapidamente.

Alfredo mostra letras a Maria, quando ela recebe uma chamada de Machado a avisar que está bem.

Mateus e Isabela (Inês Herédia) entram disfarçados num hostel.

Machado olha em volta, repara em pedaços de um farolim partido, confirma que é do carro de Fonseca e percebe que foi ele que o atingiu e que salvou Mateus e Isabela.

Mateus tenta acalmar Isabela, que está arrependida do que fez. Mateus recorda Fonseca a querer levá-la com ele.

Machado acompanha a perícia.

Isabela está maldisposta e vai buscar chá. Mateus recorda como se livraram de Fonseca e tenta acalmar Isabela.

Marcos chega a casa, e é surpreendido por Bazuca que lhe começa a bater fortemente.

Machado entra no quarto em mau estado, está cheio de dores e toma mais comprimidos.

Marcos chega a casa a sangrar e em muito mau estado, Rita fica em pânico ao vê-lo assim.

Nuno recebe uma chamada de Bazuca a avisar que o trabalho está feito, e ele agradece.

Isabela fica preocupada por Esperança ir para um lar. Mateus acha que não podiam ter ajudado mais e recorda que a matou sem Isabela saber.

Machado diz à chefe que Fonseca está por trás de tudo, refere que precisa de apanhá-lo e pede para voltar à investigação.

Fonseca conduz a toda a velocidade, envia uma mensagem à mulher a dizer que vai estar fora e que não sabe se volta.

Maria (Mafalda Marafusta) diz a Machado (Pedro Hossi) que não pode voltar a desaparecer, porque não consegue viver sem ele. Machado conta que está de volta à investigação e Maria avisa-o que Fonseca o acusou de lhe ter roubado Amélia.

Sílvio conta que recebeu outra queixa de Joana (Marina Mota). Patrícia (Leonor Seixas) pergunta-lhe o que Pica-Pau quer, deixando Sílvio sem perceber. Patrícia despe-se, deixando Sílvio atrapalhado pelos clientes que também estão a ver. Patrícia diz que é o que ele costuma fazer com outras mulheres.

Machado consegue resistir a Maria, promete compensá-la depois, mas sublinha que tem de ir à Herdade. Maria quer ir com ele e aproveitar para ver a irmã.

Patrícia diz a Sílvio que pagou para vê-lo, e ele sai apressado. Diogo e Pilar contam a Sandra (Marta Faial) que Marcos (Pedro Teixeira) e Rita (Maya Booth) estão sempre a discutir e que ela até tirou uma foto de Carla (Ana Sofia Martins) lá de casa.

Sandra promete encher-lhe o quarto de fotos de Carla.

Marcos entra em casa vindo do hospital e acha que Rita não quer saber dele.

Alfredo (Luís Esparteiro) recebe Maria e Machado, e pergunta se jantam. Machado diz que vem em trabalho. Maria aproveita para comer e segue para a sala de jantar. Alfredo, contrariado, coloca mais dois pratos para Maria e Machado.

Vitória (Sara Barradas) apresenta Camila (Núria Madruga). Maria começa a servir-se. Ana (Madalena Aragão) pergunta se há novidades de Mateus (Pedro Sousa).

Mateus aproxima-se de Isabela (Inês Herédia) e beija-a, achando que vão ter final feliz. Isabela diz que ainda não esqueceu o que aconteceu e vai para o quarto.

Alfredo diz a Camila que sentiu falta dela nos fados e dá um calduço a Carlos (João Vicente), por achar que ele fez algo a Camila. Carlos conta a Hugo (Rodrigo Paganelli) que se desentendeu na ida ao café com Camila. Hugo aconselha-o a ir ter com ela. Carlos vai dar uma volta e, assim que abre a porta, choca com Camila, que foi entregar o telemóvel de Alfredo.

Machado conta a Nuno (Diogo Lopes), Vitória e Lucas (Filipe Vargas), que Mateus e Isabela estavam a viver com Esperança e lamenta a confusão com Fonseca.

Isabela finge dormir. Mateus deita-se ao lado dela e beija-lhe o pescoço. Ela não reage e ele desiste.

Madalena (Anna Eremin) acha que Ana vai superar e voltar a montar Harry. João (Isaac Alfaiate) chega, recebe uma chamada e Madalena disfarça os ciúmes.

Joana (Marina Mota) faz sinal a Alfredo e a Hugo para deixarem Camila e Carlos a sós. Camila diz que vai indo para casa. Alfredo manda Carlos acompanhá-la.

João diz a Ana que gosta de Madalena, mas que ela não gosta do seu passado.

Madalena desabafa com Sandra, dizendo que acha que João tem alguém. Sandra pergunta-lhe se está com ciúmes.

Vitória conta a Maria que já marcou a data do casamento e que Lucas não se voltou a esquecer de nada. Maria diz que também já mudou as coisas para o quarto de Machado, e mostram-se felizes por finalmente encontrarem alguém que goste delas.

Carlos acompanha Camila até ao corredor. Ela convida-o a entrar no quarto. Ao fumar, Camila deixa cair um fósforo pela janela, e lamenta ser tão desastrada.

Vitória vê Carlos a sair do quarto de Camila, repara que está risonho e fica feliz ao pensar que ele se envolveu com a professora.

Machado repara na roupa de Maria no roupeiro, acorda-a, diz que não se importa nada que ela esteja ali com ele, beija-a, e toma menos comprimidos do que o habitual.

Mateus e Isabela preparam-se para sair. Ela mostra-se insegura, e Mateus sossega-a.

Rita seduz Marcos, ele queixa-se de que está dorido, que não é capaz de pensar em sexo e pede silêncio.

Joana fica desconcertada por Alfredo ter levado um gato para casa, mas ele diz que o gato é que gostou dele. Joana repara na coleira e percebe que tem dono.

Ana, entusiasmada com a surpresa de Carlos, promete levar Camila às cavalariças depois do estudo.

Vitória fala com Lucas, mas percebe que ele está com um olhar perdido e receia que ele esteja a ter outro episódio de amnésia. Lucas está em silêncio por causa de um pássaro que não quer espantar, e Vitória fica aliviada.

Hugo convida Carlos para ir consigo para uma ação política, mas ele diz que já tem planos e Hugo percebe que é com Camila.

Alfredo mostra o gato a Madalena. Ela estranha que seja de uma raça exótica.

Joana e Patrícia cozinham animadas. Joana diz-lhe que ela pode usar a receita no café e Patrícia abraça-a. Alfredo entra com o gato ao colo e fica a observa-las.

Carlos pensa em Camila e percebe que está a gostar dela, mas sente-se pressionado por toda a gente.

Isabela chega ao hostel, senta-se no sofá e sente o peito diferente.

Lucas e Vitória entram em casa com os patins na mão. Marcos acha-os ridículos e provoca Lucas por andar a namorar em horário de serviço. Lucas ignora-o e ameaça chamar os seguranças se ele não sair.

Machado conta a Maria que Fonseca fugiu, e que agora ficou sem saber onde procurar Mateus e os corpos que faltam.

Hugo, empolgado, fala para as pessoas sobre serem exploradas no trabalho e dá o exemplo da restauração. Patrícia não gosta do que ouve e manda-o embora do café.

Mateus encaminha-se para o quarto e esconde um saquinho dentro de uns ténis. Isabela aparece e fica desconfiada.

Nuno diz a Lucas que Marcos tem a justiça do lado dele, aconselha-o a tratá-lo mal para ver se ele desaparece.

Marcos sai do carro. Bazuca volta a atacá-lo, deixando Marcos em pânico.

Mateus dorme no sofá. Isabela, desconfiada, encontra o saco com os brincos e fica chocada ao perceber que Mateus voltou a atacar. Isabela confronta Mateus mas ele conta que os encontrou no chão e que os trouxe para ela.

Marcos, desesperado por ter levado outra tareia, liga ao comandante a avisar que foi atacado outra vez à porta de casa.

Nuno conta que pagou para baterem em Marcos e que pretende deixar de exercer, deixando Machado furioso por o irmão estar a estragar a vida por culpa de Marcos.

Marcos chama incompetentes aos GNR, por não o terem protegido depois de ter apresentado queixa. Rita chega, e Marcos abana-a por achar que foi ela que contratou um capanga para ficar com a herança mais cedo.

Ana termina o estudo e convence Camila a ir dar uma volta pela Herdade para espairecer. Carlos encontra a professora e convida-a a dar uma volta a cavalo.

Madalena vê João a falar ao telemóvel e decide ir atrás dele, para descobrir com quem está a falar.


Sobre «Quer o Destino»

QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.

A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.

 

Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.

Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.

Ficha Técnica

Título Original: Marcos é atacado como nunca antes
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Populares