EP 2 Passado assombra irmãos Santa Cruz

Episódio 2

Ter, 24 mar 2020 21:40 TVI

Neste episódio

Lucas (Filipe Vargas) repreende o empregado por achar que ele estava a fazer mal a Vitória (Sara Barradas). Carlos (João Vicente) pede desculpa e sai das cavalariças. Lucas insiste em saber o que aconteceu e Vitória inventa uma história e pede para encerrar o assunto.

Rita (Maya Booth) e Marcos (Pedro Teixeira) ficam sem saber o que fazer, ao ouvirem Carla (Ana Sofia Martins). Rita veste um robe, abre a porta e inventa que estava a entrar para o duche, e por essa razão não ouviu o telemóvel e a campainha. Carla pede para entrar por não querer estar sozinha e diz-lhe que Marcos a anda atrair.

Marcos fica paralisado com o que ouve e Rita, para disfarçar o seu nervosismo, decide servir dois gins. Marcos começa a vestir-se, mas deixa cair o telemóvel para o chão, e Carla pergunta a Rita se ela está com alguém em casa.

Mateus (Pedro Sousa) espia Joana (Marina Mota) e Isabela (Inês Heredia), ficando furioso com o que ouve e faz um ruído propositado, surgindo por entre a roupa estendida.

Marcos observa a janela para ver se consegue fugir e Rita disfarça, dizendo que a corrente de ar fez cair uma coisa ao chão. Carla abraça-a e agradece-lhe por a ouvir.

Carlos pede a Isabela para não confiar em Mateus e abraça-a, ficando confuso por causa de Vitória.

Vitória aproxima-se da sala e vai ter com João (Isaac Alfaiate) para perceber a razão de existir um mal-estar entre Catarina (Maria José Pascoal) e Ana (Madalena Aragão).

Marcos vem da rua com um ramo de flores para oferecer a Carla e é recebido pelos seus filhos. Marcos entrega o ramo de flores e Carla está muito séria por ele ter passado o domingo todo fora, e este desculpa-se com o trabalho, beija-a e leva-a para o quarto.

Vitória explica a Carlos que já não é a mesma pessoa e que o objetivo dela é descobrir quem matou o seu pai, deixando Carlos destroçado com a sua frieza.

Lucas ajuda Rita a subir para o cavalo e Ana aproxima-se, montada no seu. Rita pede a Hugo (Rodrigo Paganelli) para tirar uma foto e Lucas fica satisfeito por as ver juntas. Rita e Ana passeiam a cavalo e conversam.

João fala ao telemóvel, Marcos entra no quarto sem bater a porta e pede explicações ao irmão por ele ter falado com Carla. João lembra-se que na semana seguinte é a festa da nossa senhora do Ó e recorda-se do que fizeram a Margarida e entram em conflito. Mateus entra e tenta parar a discussão dos irmãos. João está com os olhos em lágrimas e Mateus diz-lhe para esquecer o passado e dá-lhe uma palmada nas costas. Marcos abraça o irmão e pede-lhe para não falar mais no passado e para não se meter mais na relação dele com Carla.

Joana (Marina Mota) e Carlos tomam café e ele refere que Vitória não tem nada em comum com Margarida. Chega Isabela e os dois falam de ele andar estranho. Carlos conforta-a e beijam-se.

Rita recebe chamada de Marcos que a relembra que têm assuntos pendentes e ela vinca que está farta das chantagens dele. Rita tenta recompor-se e Vitória olha-a intrigada.


Sobre «Quer o Destino»

QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.

A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.

 

Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.

Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.

Ficha Técnica

Título Original: Passado assombra irmãos Santa Cruz
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA