EP 42 Caos instala-se entre os irmãos Santa Cruz

Episódio 42 de «Quer o Destino».

Sáb, 9 mai 2020 21:50 TVI

Neste episódio

Carlos (João Vicente) acha que Lucas (Filipe Vargas) pode não conseguir controlar-se perante os irmãos e sabe que Marcos (Pedro Teixeira) vai negar tudo. Carlos diz que agora é hora de se focarem na felicidade, mas Vitória (Sara Barradas) responde que ainda estão ali e que está focada na vingança dos Santa Cruz.

Marcos recupera o controlo, diz que a mãe lhe entregou a gestão da Herdade e que não autoriza conversas com ninguém por estar farto de escândalos. Lucas avisa-o de que, mais cedo ou mais tarde, Marcos vai cair e pergunta a Mateus (Pedro Sousa) e João (Isaac Alfaiate) se ficam assim, chamando-os de cobardes. Marcos finge-se magoado com Lucas, e acusa Rita (Maya Booth) de lhe ter feito uma lavagem ao cérebro.

Rita conta a Lucas que foi procurar emprego e tenta beijá-lo. Lucas não corresponde, e acaba por lhe contar que foi traído por Marcos, e questiona-a de como é que ela não sabia de nada, deixando Rita atrapalhada. Lucas quer saber até que ponto Rita sabia da situação financeira do pai, mas ela desvia a conversa.

Lucas conta que chegou ao jornalista através de uma mensagem anónima. Rita desconfia de Vitória e pergunta qual foi a opinião dela.

Lucas não entende a ligação a Vitória neste assunto, e Rita faz uma cena de ciúmes. Lucas acaba por lhe pedir desculpa.

Catarina (Maria José Pascoal) chega para jantar e pergunta a Marcos se tem lá Diogo para fazê-lo feliz, ou para vingar-se de Carla. A matriarca pede ao filho para levar Diogo a casa e para não voltar sem estar resolvido com Carla (Ana Sofia Martins).

Marcos liga a Carla a informa-la de que vai levar Diogo a casa. Ela pede a Nuno para ir embora, com receio de que o filho volte a reagir mal à presença dele.

Catarina diz a Mateus para jantar, mas ele diz-lhe que não quer e ajuda-a a ir para o quarto. M

arcos aparece com Diogo. Carla recebe-o com um abraço, mas Diogo não corresponde e vai para o quarto. Carla pergunta se falou com Diogo. Marcos não quer defendê-la e avisa que se continuar a andar com quem lhe apetece leva os filhos definitivamente consigo.

Hugo (Rodrigo Paganelli) vai buscar Sandra (Marta Faial) para irem ao concerto do pai e ela diz-lhe que vai ficar em casa para apoiar Carla.

Patrícia (Leonor Seixas) está a maquilhar Alfredo (Luís Esparteiro) e oferece-lhe um lenço de seda. Maria (Mafalda Marafusta) repara que Alfredo está atrapalhado e expulsa Patrícia do quarto para aquecerem a voz. Alfredo está triste e comenta que Joana (Marina Mota) continua sem apoiá-lo. Maria tenta animá-lo.

O café está mais cheio do que o habitual, para verem Alfredo a cantar. Carlos mete-se com Hugo que está visivelmente mal humorado. Guilherme reconhece Vitória e chama-lhe Margarida, e ela fica sem saber o que fazer.

Mateus olha para Isabela e diz-lhe que só vê bondade e beijam-se.

Patrícia anuncia Alfredo. Ele entra e começa a cantar com garra e alma.

Isabela e Mateus continuam a beijar-se, mas ele começa a entusiasmar-se e ela pede para parar. Mateus diz-lhe que espera o tempo que for preciso e Isabela despede-se com mais um beijo.

Marcos repara que a empregada está a sair do quarto do irmão, segue para lá e dá-lhe os parabéns por ter dado a volta a Isabela. Mateus tenta disfarçar e Marcos deseja-lhe sorte, para quando a mãe descobrir que ele anda com a empregada.


Sobre «Quer o Destino»

QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.

A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.

 

Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.

Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.

Ficha Técnica

Título Original: Caos instala-se entre os irmãos Santa Cruz
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Recomendados

Populares