EP 8 Carla deixa Rita em choque

Episódio 8 de «Quer o Destino».

Ter, 31 mar 2020 21:50 TVI

Neste episódio

Vitória (Sara Barradas) conversa com Carla (Ana Sofia Martins) sobre a traição de Marcos (Pedro Teixeira) e tenta convencê-la a guardar segredo sobre a forma como descobriu que o marido tinha uma amante.

Rita (Maya Booth) vai a casa de Carla e Catarina (Maria José Pascoal) pede-lhe ajuda para convencer Carla a repensar a sua decisão.

João (Isaac Alfaiate) oferece um ramo de margaridas a Vitória e declara-se a ela. João despede-se dela com um beijo na bochecha e Carlos (João Vicente), escondido, observa tudo.

Rita ajuda Carla a arrumar o resto da roupa e diz-lhe que Marcos está mal e arrependido. Carla conta-lhe como descobriu a traição, e nem repara que Rita está em choque.

Catarina diz a Marcos que Carla está decidida a separar-se dele e pede ao filho para que vá viver para a herdade e que deixe Carla voltar tranquilamente para casa com os seus filhos. Lucas entra e Catarina começa a sofrer uma crise convulsiva.

Vitória está a tratar das plantas, Carlos aborda-a e, cheio de ciúmes, pergunta-lhe se é a seduzir os irmãos Santa Cruz que ela quer vingança. Vitória dá-lhe um estalo e ele revela o que sente por ela, agarra-a e beija-a com paixão.

Mateus e Lucas deitam Catarina no chão e metem-na de lado para ela não se engasgar. Mateus pede para chamarem o INEM e João liga para Vitória, mas ela não atende.

Depois do beijo, Vitória empurra Carlos, e pede-lhe que se afaste dela, e ele anui continuar apaixonado por ela, mas Vitória faz-lhe ver que ele tem Isabela (Inês Herédia). Elvira (Ana Bustorff) surge aflita e chama a Vitória. Vitória irrompe pelo quarto e ajoelha-se junto de Catarina e pergunta o que se passou e quanto tempo duraram as convulsões. Vitória acha melhor levá-la ao hospital e João liga para o Dr. Cartaxana.

Carla observa uma fotografia com a família, feliz, e Rita diz-lhe que tomou a decisão certa. No hospital, o Dr. Cartaxana informa os irmãos Santa Cruz que Catarina continua inconsciente, mas que é normal após um AVC. Elvira está transtornada e pergunta a Joana (Marina Mota) se quer rezar um terço com ela. Alfredo (Luís Esparteiro) anui que vai à festa e Joana pede a Hugo (Rodrigo Paganelli) para ir com ele e tomar conta do pai.

Carlos arruma a sua roupa, e repara numa fotografia de Margarida. Joana chega e pergunta ao filho se ele está interessado em Vitória.

João desabafa com Vitória que acontecem sempre coisas más na altura da festa da Nossa Senhora do Ó. Vitória tenta saber, mas João não lhe conta.

Rita olha pensativa para Vitória e lembra-se quando ela reparou que ela não tinha um brinco, ficando convencida de que foi ela que avisou Carla.

Catarina está inconsciente, ligada a máquinas, Marcos entra para ver a mãe e lamenta-se das asneiras que tem feito. Marcos sai do quarto de Catarina e recebe uma mensagem de Rita a pedir-lhe para ir ter com ela à cafetaria.

Rita conta a Marcos que Carla descobriu a traição dele por alguém lhe ter enviado mensagens no facebook e revela as suas suspeitas, em relação a Vitória. Marcos nega e ele acusa-a de ter sido ela, por Vitória não ganhar nada com isso.

Catarina abre os olhos e o Dr. Cartaxana vai fazendo observações, ao mesmo que tempo que lhe faz perguntas. Os irmãos entram para ver a mãe e Catarina diz-lhes que ainda não é desta que parte.

Carlos está a arrumar umas coisas e repara num envelope e vê o que está lá dentro.

Lucas (Filipe Vargas) oferece boleia a Vitória e Rita recebe uma mensagem de Marcos e avisa o noivo que vai ter de ficar em Lisboa.

Carlos pergunta a Isabela que dinheiro é aquele do envelope e ela conta que foi Mateus (Pedro Sousa) quem lhe entregou e fala das suspeitas de ele estar interessado em Vitória.


Sobre «Quer o Destino»

QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.

A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.

 

Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.

Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.

Ficha Técnica

Título Original: Carla deixa Rita em choque
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA