Neste episódio
Alfredo (Luís Esparteiro) aguarda por Carlos (João Vicente) e pergunta-lhe se Isabela (Inês Heredia) está gravida, para quererem sair da herdade. Carlos dá-lhe a certeza de que não.
Ana (Madalena Aragão) conversa com o pai sobre a sua ida para Londres e admite que, apesar de não gostar de Rita (Maya Booth), quer que ele seja feliz.
Carla (Ana Sofia Martins) está no computador e recebe uma mensagem sobre Marcos (Pedro Teixeira), que a deixa de tal modo nervosa que nem consegue responder. Vitória está no seu computador e é ela quem está a enviar mensagens a Carla.
Elvira (Ana Bustorff) discute com Carlos por não aceitar que ele queira levar Isabela. Mateus (Pedro Sousa) entra e Elvira conta-lhe o que se passa.
O telemóvel de Rita começa a tocar e ela comenta que não se está a sentir bem. Vitória observa Rita, deitada na cama, e diz-lhe que está com uma virose.
Mateus bebe uma garrafa de uísque, Isabela entra para se despedir e ele tranca a porta.
Marcos está no motel, recebe uma chamada de Carla, e diz-lhe que está numa reunião. Marcos abre a porta a pensar que é Rita, e fica em choque ao ver Carla. Carla, de olhos em lágrimas, entra de rompante e procura por todos os lados para ver se encontra a amante do marido. Carla diz a Marcos que o seguiu, mas ele não a deixa ir-se embora e insiste em saber quem lhe contou. Carla segue pela estrada nacional e chora compulsivamente.
Isabela agradece a Mateus o que ele fez por ela, mas mostra-se decidida em ir embora. Mateus destranca a porta e Isabela sai a correr.
João está com os sobrinhos, quando Carla chega e vai para o quarto. João entra e ela conta-lhe o que se passou. João fica nervoso. Marcos chega a casa, despacha o irmão e diz-lhe para se meter na vida dele.
Catarina está sentada, incomodada por Elvira estar a fumar um charro de erva.
João chega à herdade e conta à mãe o que se passou entre Carla e Marcos. Carla aparece com as malas feitas para ir para casa dos pais, juntamente com os filhos, e Marcos implora-lhe para não ir embora.
Rita conversa com Lucas e diz-lhe que quer marcar o casamento quanto antes e, disfarçadamente, repara que tem 13 chamadas de Marcos.
Lucas recebe chamada de Marcos que lhe conta o que aconteceu, deixando Rita em pânico. Marcos dentro do carro, observa Lucas a sair de casa de Rita e, depois, toca insistentemente para que ela lhe abra a porta. Marcos agarra-a com brutalidade acusando-a de ter sido ela a contar a Carla e ela tenta mostrar-lhe que não foi.
Marcos regressa à sua casa e bebe uma garrafa de uísque, quando Lucas e João batem à porta. Os irmãos tentam tirá-lo de casa, mas ele perde a cabeça e anda à pancada com Lucas. Depois chora por causa de Carla.
Sobre «Quer o Destino»
QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.
A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.
Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.
Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.