Neste episódio
Nervosa, Carla (Ana Sofia Martins) diz a Nuno que não se deviam ter envolvido. O advogado conta-lhe que é apaixonado por ela desde o liceu e que não se arrepende.
João (Isaac Alfaiate) chega a casa e diz a Catarina (Maria José Pascoal) que se sente melhor e oferece-lhe um elefante indiano.
Elvira (Ana Bustorff) repreende Isabela (Inês Herédia) pela sua proximidade com Mateus (Pedro Sousa). Nesse momento,a jovem tem uma tontura, mas disfarça.
Vitória (Sara Barradas) e Lucas (Filipe Vargas) esclarecem Ana (Madalena Aragão) em relação ao beijo. Fernando liga a Lucas e ele sai. Ana diz a Vitória que gosta muito dela, mas que ela devia ir embora.
João tenta agarrar Vitória quando a vê, mas ela afasta-o. O Santa Cruz oferece-lhe uma aliança com motivos hindu, mas a enfermeira não aceita e ele confirma que regressou mais cedo por causa dela.
Vitória diz a João que o que ele sente por ela é apenas um desafio, por estar sempre a rejeitá-lo. A enfermeira devolve-lhe a aliança e diz-lhe para a oferecer a alguém que goste dele.
Marcos (Pedro Teixeira) recebe uma chamada de Vicente, que lhe conta que Fernando comprou dois bilhetes para o Belize, e que um deles é em nome de Rita. Marcos tinha a certeza de que Rita sabia de tudo. Vicente aconselha-o a que Lucas cancele o negócio antes de levarem calote.
Rita abre a porta a Carla que lhe traz o vestido e apresenta-lhe o pai. Carla mostra o menu para o copo de água e Rita fica satisfeita com os preços. Carla pede um adiantamento, e Fernando dá-lhe o valor a dobrar.
A família está reunida. Marcos propõe um brinde a Lucas por fazer o negócio das vidas deles. Lucas diz que chega de hipocrisias e Catarina (Maria José Pascoal) conclui que está tudo decidido e brindam. Carla sai e Rita pergunta ao pai se conseguiu o dinheiro do investimento. Fernando mostra-lhe o extrato de conta. Rita pede desculpa por ter duvidado dele.
Marcos fica surpreendido por João não beber álcool. Elvira (Ana Bustorff) vem da cozinha e diz a Lucas que tem uma pessoa que precisa falar com ele.
Hugo conta a Lucas que Marcos o despediu porque andava em boxers na casa de Carla. Lucas percebe o que se passou, chama o irmão e avisa-o de que Hugo está readmitido, deixando Marcos furioso por ser desautorizado em frente a um empregado.
Isabela vomita, põe a mão no ventre e respira fundo para se acalmar. Isabela sai do WC e depara-se com Elvira que a espera e que lhe diz que já percebeu o significado das indisposições, pedindo-lhe para assumir que está grávida.
Carlos não concorda com a vingança de Vitória por prejudicar pessoas inocentes e Vitória conta-lhe que João está apaixonado por ela e que Ana acha que Lucas gosta dela. Carlos já desconfiava, mas não entende como seduzir os irmãos a ajuda na vingança e pede para ter cuidado com Marcos que é o mais perigoso.
Vitória pesquisa como danificar um motor. De seguida, aproxima-se do carro de Marcos, certifica-se que ninguém a está a observar, apanha pedras e coloca-as no motor. Vitória entra a correr vinda da rua e põe discretamente as chaves no casaco de Marcos.
Sobre «Quer o Destino»
QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.
A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.
Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.
Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.