Neste episódio
Sandra (Marta Faial) pergunta a Carla (Ana Sofia Martins) porque não aconteceu nada com Nuno. Ela diz-lhe que não consegue avançar sem contar a Marcos (Pedro Teixeira).
Catarina (Maria José Pascoal) repreende Isabela (Inês Herédia), questiona-a se foi esta a educação que Elvira (Ana Bustorff) lhe deu e exige que peça desculpa a Vitória (Sara Barradas).
Carlos (Jpão Vicente) arruma lenha. Vitória entra transtornada, e abraçam-se. Carlos diz-lhe para irem embora, mas Vitória não quer porque está quase a descobrir o que aconteceu, e tem de remediar o mal que causou a Lucas (Filipe Vargas).
Isabela chora e Mateus (Pedro Sousa) conforta-a. Olham-se com tensão sexual, Isabela fecha os olhos à espera do beijo dele, e não se percebe se ele a vai beijar ou atacá-la.
Carla recebe os filhos e confirma a Marcos que recebeu a foto deles. Marcos pergunta o que ela fez na noite anterior, e Carla conta que foi a casa de Nuno e que estão juntos.
Vitória cruza-se com Cartaxana, e ele pergunta-lhe se está a pensar ir-se embora. Vitória confirma que sim, quando tiver uma substituta.
Rita (Maya Booth), deitada, observa Lucas a arranjar-se por já estar atrasado. Rita vem do quarto com telemóvel na mão, recebe um sms de um número desconhecido, com o vídeo dela a sair do motel onde esteve com Marcos. Repentinamente, alguém lhe tira o telemóvel da mão: é Lucas.
Rita tira o telemóvel da mão de Lucas, em pânico, e diz que está a receber insultos de números desconhecidos. Lucas quer ver, mas Rita exalta-se e ele acaba por sair.
Marcos, furioso, parte um objeto na sala. Sandra chega alertada pelo barulho. Marcos e Carla continuam a discutir, e ele avisa-a de que esta foi a machadada final e sai. Marcos acelera em direção à Herdade, furioso dá murros no volante, completamente fora de si.
Mateus fareja Isabela, que continua de olhos fechados, à espera do beijo. Mateus afasta-se. Envergonhada, Isabela pede desculpa por ter ido longe demais e ele pede-lhe para o deixar sozinho.
Joana (Marina Mota) continua preocupada com Carlos, quando Hugo entra muito feliz e pede dinheiro para levar Sandra a jantar. Joana dá-lhe o que tem. Hugo diz que são os melhores pais do mundo.
Cartaxana diz a Catarina que está melhor, mas ela acha que não vai sobreviver com tudo o que se passa na herdade. Catarina diz que Vitória tem feito muito por ela, e o médico volta a examiná-la tenso.
João (Isaac Alfaiate) e Mateus chegam para a reunião. Marcos avisa que convocou a reunião para anunciar as mudanças que vai implementar na empresa.
Cartaxana diz a Vitória que Catarina se afeiçoou muito a ela e pede-lhe uns dias para lhe arranjar uma substituta.
Lucas aparece, e Vitória recebe-o com alegria e ele conta que está tudo a correr bem com Rita e despede-se por ter uma reunião.
Lucas entra no escritório e percebe que a reunião vai a meio, Marcos manda-o sentar e vinca que vai mudar tudo na leitaria. Entra Carlos, que pede desculpa pelo atraso, e Marcos avisa-o que com Lucas fazia o que queria, mas com ele vai andar de outra maneira.
João tenta acalmar Marcos e ele diz-lhe que se acabou as férias para João, a partir de agora vai trabalhar, à séria, na Herdade. Lucas pede para não descarregar em todos as frustrações da vida pessoal. Marcos chama-o traidor e todos ficam preocupados com a atitude dele.
Vitória espera por Carlos, e ele conta que Marcos o proibiu de se verem durante o dia e avisa que as coisas vão ficar negras. Vitória indica que já falou com Cartaxana para arranjar substituta, mas não descansa enquanto Rita não confessar o que fez.
João conta a Hugo que Marcos quer obrigá-lo a trabalhar e pede-lhe para fazer as suas tarefas a troca de dinheiro. Hugo aceita.
Vitória recebe chamada de Rita e disfarça. Catarina proíbe a enfermeira de falar com Rita, e vinca que Ana e Lucas saíram de casa porque quiseram e que, agora, têm de se aguentar.
Carlos lamenta que não vai ter a vedação pronta e que está prestes a ir embora com Vitória. Isabela ouve e diz-lhes para serem felizes bem longe, revelando que só voltou porque estava grávida dele.
Sobre «Quer o Destino»
QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.
A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.
Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.
Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.