EP 36 Vitória encosta Mateus contra a parede

Em «Quer o Destino», Mateus (Pedro Sousa) pede a Isabela (Inês Herédia) para deixá-lo a sós com Vitória (Sara Barradas). A enfermeira diz-lhe que o maior amor da vida de Catarina (Maria José Pascoal) é ele, e que ela não o quer partilhar com ninguém, sendo um grande desgosto se descobrisse que ele anda envolvido com criadas.

Sáb, 2 mai 2020 21:56 TVI

Neste episódio

Carlos (João Vicente) não quer que o pai vá a Espanha. Alfredo (Luís Esparteiro) diz-lhe que tem de levar o leite e tranquiliza-o por Hugo (Rodrigo Paganelli) ir acompanhá-lo.

Carla (Ana Sofia Martins) tenta falar para Nuno, mas ele não atende. Depois, combina encontrar-se com Lucas (Filipe Vargas).

No dia seguinte, Lucas abre a porta a João (Isaac Alfaiate) e fica a saber que o irmão vai casar-se, em segredo.

Carla continua a ligar a Nuno, mas sem sucesso. Chega a conservadora e Rita (Maya Booth) disfarça a sua tensão.

Carlos está furioso por Ornelas lhe dizer que esteve a trabalhar até tarde, quando ouve os gritos da mãe, que lhe conta que Alfredo e Hugo tiveram um acidente. 

Isabela (Inês Herédia) pergunta a Mateus (Pedro Sousa) se estava disposto a tomar conta do filho dela. Mateus responde afirmativamente e quase se beijam, quando são interrompidos por Vitória (Sara Barradas) que pede a Isabela para se afastar de Mateus.

Rita e Lucas assinam os papéis e a Conservadora declara-os marido e mulher. Carla está preocupada com Nuno, mas relativiza e propõe um brinde.

Mateus pede a Isabela para deixá-lo a sós com Vitória. A enfermeira diz-lhe que o maior amor da vida de Catarina (Maria José Pascoal), e que ela não o quer partilhar com ninguém, e que iria ser um grande desgosto para Catarina se descobrisse que ele anda metido com as criadas.

Carlos, ao telemóvel, confirma a localização do pai e do irmão e diz a Joana que vão ter com eles.

Marcos (Pedro Teixeira) discute com Ornelas. Carlos vai a passar e para a carrinha. Joana pede para irem embora, mas Carlos tira do porta-luvas uma faca e corre em direção a Marcos, deixando Joana em pânico.

Furioso, Carlos culpa Marcos pelo acidente do pai e do irmão. Marcos responsabiliza-se pelas despesas de saúde.

Maria (Mafalda Marafusta) diz que vai pedir dinheiro a Vitória. Patrícia (Leonor Seixas) não entende como a irmã a sustenta, e pergunta-lhe se já pensou ser dançarina, ou outra coisa qualquer.

Ornelas bebe um abafadinho e desabafa com Patrícia, sobre o dia difícil na herdade e comenta o acidente. Patrícia quase desmaia ao saber que o acidente aconteceu com Alfredo.

Lucas (Filipe Vargas) agradece, a todos, por partilharem o momento do seu casamento e brindam. Rita sente-se assombrada com as represálias de Vitória.

Catarina almoça,recorda situações do passado,e confessa a Vitória que dava tudo para que Lucas voltasse para a Herdade.

Carla avisa Lucas de que vai levar Ana (Madalena Aragão) para casa dela, para os deixar desfrutar da primeira noite de casados.

Lucas acha que não podia ter escolhido melhor testemunhas. Ana quer brindar aos que perderam a festa. João, já meio bêbado, faz uma piada de mau gosto em relação a Catarina, e Lucas abraça-o.

Catarina está sem vontade de comer, quando chega Mateus que conta que Alfredo e Hugo tiveram um acidente grave. Vitória pede a Catarina para ligar a Carlos e sai.

Rita percebe que Vitória deve estar prestes a enviar o vídeo e decide dizer a Lucas que cometeu muitos erros. Carla, João e Ana interrompem para se despedirem. Rita perde a coragem e os dois caem sobre a cama e envolvem-se.

Vitória envia mensagem a Rita a perguntar-lhe se já contou a verdade a Lucas.


Sobre «Quer o Destino»

QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.

A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.

 

Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.

Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.

Ficha Técnica

Título Original: Vitória encosta Mateus contra a parede
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA