EP 80 Vitória encontra a filha?

Em «Quer o Destino», nervosa e esperançosa, Vitória (Sara Barradas) procura pistas que a conduzam à filha que rejeitou à nascença.

Ter, 23 jun 2020 21:57 TVI

Neste episódio

Vitória (Sara Barradas) caminha pelo jardim, senta-se num dos bancos, e repara numa mãe que brinca com as suas crianças no parque infantil.

Ana (Madalena Aragão) decide montar a cavalo e Hugo (Rodrigo Paganelli) acompanha-a.

Marília chega e pergunta se está satisfeita. Vitória não entende o que ela quer dizer.

Maria (Mafalda Marafusta) entra no quarto da «irmã» e pergunta-lhe como correu o encontro com Marília. Vitória conta que descobriu quem é a filha. Maria acha que só pode ser um engano. Vitória diz que não, porque bate tudo certo.

Elvira (Ana Bustorff) acaba de fazer a cama a Mateus (Pedro Sousa). Ele tenta sensibilizá-la e pede que lhe dê o telemóvel. Elvira só pode cumprir as ordens de Catarina, e dá-lhe a medicação.

Ana entra com mais revistas. Mateus aconselha-a a ler a revista sobre o aquecimento global e olham-se cúmplices. Ana sai com a revista. Elvira olha-o com pena. Ana abre a revista, encontra a carta para entregar a Isabela (Inês Herédia), suspira animada pelo romantismo e secretismo da situação.

Carlos (João Vicente) escova um cavalo e recorda a conversa com Joana. Determinado, decide ligar a Cacilda (Eunice Muñoz).

Carlos serve chá a Cacilda (Eunice Muñoz) e conta-lhe que esteve com Luísa, a reintegrar os antigos trabalhadores. Cacilda acha que Lucas (Filipe Vargas) é um bom homem. Carlos pergunta o que achava de Bernardo. Cacilda fica tensa e Carlos percebe que ela não quer falar.

Desconfortável, Cacilda apressa-se a sair. Carlos insiste, mas Cacilda diz-lhe que não há nada para contar. Carlos fica ainda mais intrigado.

Joana (Marina Mota) recorda a insistência de Carlos em Bernardo, deixa cair algumas lágrimas, ouve Alfredo (Luís Esparteiro) a chamar, e tenta recompor-se.

Marcos (Pedro Teixeira) vai à Herdade e exige 25% do património para todos os irmãos. Lucas pergunta se ainda não tem emprego. Marcos não arranjou nada mas vai receber dinheiro de um negócio, o suficiente para poder levá-los à justiça. São interrompidos por um telefonema de Vitória (Sara Barradas).

Lucas pede para a enfermeira lhe ligar um pouco mais tarde. Lucas diz a Marcos que vai tentar convencer Catarina (Maria José Pascoal) a falar com ele, para resolverem o problema da herança.

Marcos quer ir ver Mateus. Lucas avisa-o de que ele está a dormir, devido à medicação que tem tomardo. Marcos dirige-se ao quarto onde está Mateus mas, nesse momento, é intercetado por Elvira (Ana Bustorff).

Marcos acha que estão a fazer um drama e Elvira conta-lhe que Isabela (Inês Herédia) deixou de ir lá, porque ficou horrorizada com ele.

Vitória atende a chamada de Lucas, ela diz que pensou no regresso à Herdade porque pode cuidar de Mateus. Surpreendido, Lucas diz-lhe que não é a melhor altura e pede desculpa por ter forçado a saída dela, quando só queria que ficasse. Vitória sabe que magoou algumas pessoas, mas que deve fazer alguma coisa por Mateus. Lucas confirma que vai falar com Catarina.

Mateus conta a Marcos que finge tomar toda a medicação, que está consciente de tudo mas que se cansou de ser um fantoche nas mãos da mãe.


Sobre «Quer o Destino»

QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.

A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.

 

Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.

Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.

Ficha Técnica

Título Original: Vitória encontra a filha?
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA