Neste episódio
Joana (Marina Mota) decide ligar a Alfredo (Luís Esparteiro) e diz-lhe que não fica bem faltar ao casamento. Alfredo hesita, mas acaba por responder que se recusa a colocar os pés na Herdade.
Sandra (Marta Faial) e Madalena (Anna Eremin) estão animadas com o casamento. Hugo sublinha que não quer sair de casa, e compactuar com aquela palhaçada. Madalena mostra-se triste, comenta com Sandra que ele anda estranho e que ainda pensou que o casamento o fizesse pensar no casamento deles.
Lucas coloca um colar de Matilde em Ana. A jovem avisa o pai que Daniel vai com ela ao casamento. Ana diz que gostava que o pai casasse com Vitória. Lucas responde-lhe que ela faz parte do seu passado.
Vitória e Carlos estão exaustos, a escavar, quando Carlos anuncia que o casamento deve estar a começar. Vitória recebe uma chamada de Luísa, que a avisa de que vai denunciar Mateus.
Vitória está quase a encontrar o corpo do pai. Carlos pede-lhe para ir ter com Luísa e promete continuar as buscas.
Sandra vai atrás de Hugo e diz-lhe que ele não devia estar chateado por ela e Madalena serem amigas. Hugo confessa-lhe que pensava que ao namorar com Madalena se fosse apaixonando por ela, mas que isso não está a acontecer.
Carlos deixa Vitória com Luísa, e combinam denunciar Mateus, para ele não poder casar com Isabela.
Rosália e Elvira (Ana Bustorff) ajudam Isabela a preparar-se para o casamento.
Catarina vê Lucas pensativo e diz-lhe que não é dia para pensar em Vitória, sugerindo que siga com a sua vida.
Ana conta a Daniel que foi Joana quem preparou a comida toda, enquanto João (Isaac Alfaiate) dá as boas-vindas ao pai de Isabela.
Carla chega com Nuno e com os filhos, deixando Marcos furioso. João pede-lhe para se controlar. Catarina pede à família para se encaminhar para a capela.
Já estão todos na igreja a aguardar Isabela (Inês Herédia). Mateus (Pedro Sousa) mostra-se nervoso e indica a Marcos (Pedro Teixeira) que não é altura para devaneios.
Carla (Ana Sofia Martins), Sandra (Marta Faial) e Rosália ladeiam Isabela, que está nervosa. Rosália avisa que está na hora.
Catarina (Maria José Pascoal) aproxima-se de Mateus e avisa-o de que ali começa uma nova vida. Isabela entra e o padre inicia a cerimónia, com Isabela e Mateus a olharem-se apaixonados.
Carlos (João Vicente) continua a cavar, pensa em Isabela que deve estar a casar. Hugo(Rodrigo Paganelli) aparece e ajuda o irmão.
Patrícia (Leonor Seixas) comenta com Alfredo (Luís Esparteiro) que podiam fechar o café e fazer outras coisas, e começa a beijar Alfredo. Ele deixa-se levar. Patrícia não quer acreditar na sua sorte. Alfredo afasta-a carinhosamente e diz que tem de sair.
Isabela e Mateus trocam os votos de casamento, quando Alfredo entra e pergunta pelos filhos, deixando Joana admirada com a presença dele. Todos aplaudem os noivos, Maria recebe mensagem e sai.
Luísa, nervosa, acha que chegaram tarde demais e pensa em desistir. Vitória dá-lhe força. Maria avisa a irmã que eles já estão casados.
Carlos e Hugo continuam a escavar até que encontram algo.
Os convidados recebem os noivos com aplausos. Alfredo faz tenção de se ir embora, mas Joana pede para ficar, por Isabela.
Catarina propõe um brinde aos noivos. Isabela sente-se feliz. Lucas (Filipe Vargas) fica enternecido a olhar para a cumplicidade de Ana e Daniel, e sente a falta de Vitória. Mateus puxa Catarina para dançar.
Carlos, cuidadosamente, destapa um saco de serapilheira, e ficam em choque ao perceber que é Guilherme (Pompeu José).
Maria pede a Vitória para se ir embora, por saber que tem outra coisa importante para fazer, e promete apoiar Luísa.
Cartaxana rouba Catarina a Mateus para dançar. O veterinário vai buscar Ana, deixando Catarina incomodada com a proximidade deles.
Hugo chora, sente-se culpado pela morte de Guilherme, porque foi ele quem contou a Mateus que Guilherme andava a falar de Margarida. Carlos conforta-o, dizendo que seria impossível saber que Mateus é um assassino. Vitória aproxima-se, eles contam que encontraram Guilherme. Vitória continua a procurar o pai, vê um fio de ouro de Adriano e Carlos conforta-a.
Carla e Nuno dançam felizes e apaixonados. Marcos, incomodado, bebe.
Maria interrompe e começa a cantar. Catarina quer acabar com aquilo, mas Isabela pede à sogra para não fazer nada.
Vitória está desolada. Hugo aconselha o irmão a tirá-la dali, e a enfermeira pede-lhe um último favor.
Maria termina a atuação e chama Luísa ao palco. Marcos fica nervoso e Mateus tenta levar Isabela para descansar. A afilhada de Elvira (Ana Bustorff) recusa, porque quer saber o que se passa e Luísa acaba por revelar que foi Mateus quem a violou.
Mateus acusa Luísa de estar a inventar uma mentira. Nesse momento, Vitória surge, confirma a história e conta a todos a violação de Marcos, de Mateus e de João a Margarida. De seguida, confirma que ela é Margarida.
Lucas fica furioso. Isabela confirma com João se é verdade o que está a acontecer, percebe que sim e afasta-se.
Mateus acha que Lucas devia agradecer, e revela que Ana é filha dele com Vitória.
Sobre «Quer o Destino»
QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.
A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.
Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.
Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.