Neste episódio
Lucas, exausto, encontra Vitória e Nuno (Diogo Lopes) que lhe contam que Rita (Maya Booth) aproveitou um momento de fragilidade de João, e que conseguiu uma procuração que lhe dá poderes. Vitória conta, ainda, que Ana recebeu uma mensagem para ir à box de Harry e que é provável que tenha sido de Mateus. Ambos acham que a polícia não está a trabalhar corretamente. Nesse momento, Machado (Pedro Hossi) chega e indica que os colegas estão dar o seu melhor, e que também quer apanhar Mateus.
Machado quer saber porque Carlos (João Vicente) andou a comprar veneno, avisa-o de que é suspeito pela morte de Catarina, por ser a mesma substância encontrada no sangue da Santa Cruz.
Carlos mostra a Machado a lata de veneno que comprou para matar os animais. Machado leva a embalagem como prova.
Marcos sabe que João voltou e quer falar com o irmão. Lucas avisa-o que não é bem-vindo e manda-o preocupar-se com a sua liberdade condicional.
Joana acha que Carlos devia contar a Lucas que o veneno foi recolhido como prova, quando ouvem gritos de Sandra (Marta Faial).
Marcos entrega um livro a Diogo e diz aos filhos que falta pouco para voltarem a estar juntos. Carlos e Hugo (Rodrigo Paganelli) chegam e mandam-no sair dali.
Joana pergunta a Diogo e a Pilar se têm saudades do pai. As crianças confessam que sim, mas que também gostam de Sandra.
Vitória pede a Lucas para passar uns dias na Herdade, por estar preocupada com a segurança de Ana. Lucas consente o pedido.
João acorda confuso. Madalena limpa-lhe o suor da testa, avisa que hoje é ela a cuidar dele, e que não a vai conseguir manipular.
Lucas está preocupado por Ana continuar sem comer, mas Cartaxana avisa que é normal, por andar nervosa por Mateus andar à solta.
Revoltada, Isabela defende Mateus. Lucas avisa Isabela de que se sabe onde ele está, é melhor contar à polícia.
Lucas pergunta a Elvira se Isabela tem amigas fora da Herdade. A governanta admite que a afilhada, ultimamente, anda estranha.
Machado tem certezas de que Isabela sabe onde está Mateus e tem agentes a vigiá-la, recebe uma chamada de Lucas e prepara-se para sair. Marcos entra, e indica ao inspetor, que quer denunciar o irmão.
Fonseca segue Isabela, mas ela entra para uma carrinha e arranca a toda a velocidade.
Mateus pede paciência a Isabela. A empregada mostra-se desgostosa por ele não a querer por inteiro e termina tudo com ele.
Lucas recebe Vitória e oferece o seu quarto para ela dormir e avisa que se ela precisar de alguma coisa estará no quarto de Marcos.
Vitória deita-se na cama, vestida com camisa de noite mais sensual, diferente das que usava há um ano.
Carlos vê uma fotografia antiga com Margarida, e esforça-se para que as suas mãos parem de tremer.
Mateus, sem conseguir dormir, reza ao mesmo tempo que enterra um garfo numa das coxas.
João olha emocionado para Madalena, que ajeita a manta e o tapa.
Patrícia, vestida com lingerie sensual, acena a Alfredo, mas ele vira-lhe as costas.
Elvira e Cartaxana (Luís Lucas) estão em grande agitação debaixo dos lençóis, e o médico começa a sentir-se mal.
Sobre «Quer o Destino»
QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.
A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.
Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.
Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.