Neste episódio
Camila (Núria Madruga) ajuda Ana (Madalena Aragão) com os estudos. Ana recebe uma mensagem de Daniel e pede para ir ter com ele.
Camila aproveita, também, para sair. Camila assusta-se ao ver Marcos (Pedro Teixeira), conta que é a professora de Ana e que ficou a dormir ali. Marcos acha-a atraente e pede-lhe para não acreditar em nada do que dizem sobre ele.
Madalena (Anna Eremin) prepara-se para parto de uma égua, pede a Carlos que avise Ana porque ela queria assistir.
Carlos procura Ana e convida Camila para também ir assistir ao parto.
Ana pede Daniel em namoro, quando são interrompidos por Carlos, a avisar que o potro vai nascer.
Carlos chega, mas Madalena diz que filho de Harry já nasceu. Camila fica emocionada ao ver o potro e Carlos abraça-a. Ana, Daniel e Madalena estranham.
Lucas (Filipe Vargas) e Vitória (Sara Barradas), dentro do carro, fazem amor. Lucas declara-se a Vitória, diz que quer que ela case com ele e que vá viver na herdade. Vitória, emocionada, promete não haver mais mentiras, pede ajuda para fazer as malas e trocam um beijo apaixonado.
Madalena, Hugo (Rodrigo Paganelli) e Sandra (Marta Faial) falam sobre Carlos estar apaixonado por Camila. Hugo espera que seja desta vez que o irmão tenha sorte. Alfredo (Luís Esparteiro) anuncia que é o novo mordomo dos Santa Cruz. Todos acham que ele não tem jeito, deixando o marido de Joana (Marina Mota) triste por não acreditarem nas suas capacidades.
Patrícia (Leonor Seixas) chega e diz a Joana que precisa de desabafar, deixando os presentes perplexos com a recente amizade delas. Patrícia conta a Joana a história de Sílvio, pede para marcar um serviço ali na herdade e conseguir desmascará-lo. Joana, por sua vez, compromete-se a ajudá-la.
Hugo aposta com o pai que não dura muito tempo como mordomo. Joana chega e Alfredo quer saber o que falou com Patrícia.
Lucas começa a ter dores de cabeça, enquanto Vitória arruma as malas. Lucas não se recorda como foi ali parar, deixando Vitória preocupada. A enfermeira acaba por chamar o INEM.
Fonseca observa Isabela (Inês Herédia) a estender roupa. A jovem sente-se observada, mas não vê ninguém. Lucas continua desnorteado, pede ajuda a Vitória, e ela avisa que a ambulância está quase a chegar.
Maria (Mafalda Marafusta) faz uma massagem a Machado (Pedro Hossi), repara nas luzes da ambulância e saem apressados.
Os paramédicos ajudam Lucas a entrar para a ambulância. Maria, Machado e Patrícia ficam preocupados e perguntam o que se passa. Vitória explica que não sabe o que aconteceu, mas que sabe que é muito grave. Vitória acompanha e apoia Lucas, e tenta transmitir-lhe confiança.
Patrícia quer saber mais informações de Lucas e de Vitória para fazer reconstituição do crime de Catarina (Maria José Paschoal). Machado e Maria reprovam a atitude da amiga e Maria pede para ir ao hospital. Machado leva-a, mas Patrícia também quer ir.
João (Isaac Alfaiare) conta a Carlos o que aconteceu. Alfredo, Hugo, Sandra e Joana tentam perceber o que se passou, mas Carlos não responde e sai com João.
Fonseca, perturbadíssimo, passa as mãos pela roupa de Isabela, que a jovem pendurou no estendal e suspira.
Cartaxana (Luís Lucas) diz que vão ter de fazer mais exames, porque a perda de memória é grave, e pede a Vitória para ir descansar.
Sobre «Quer o Destino»
QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.
A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.
Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.
Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.