Neste episódio
Cartaxana (Luís Lucas) diz que vão ter de fazer mais exames, porque a perda de memória é grave, e pede a Vitória (Sara Barradas) para ir descansar.
João (Isaac Alfaiate) discute com enfermeira porque quer ver Lucas (Filipe Vargas), Nuno (Diogo Lopes chega e tenta acalmá-lo.
Carlos (João Vicente) conta a Ana (Madalena Aragão) que Lucas está no hospital, ela pede para ir ver o pai, mas Carlos anui não ser nada de grave e se houver novidades chama-a.
Camila (Núria Madruga) sem óculos embate outra vez em Carlos, ele conta que Lucas está no hospital e acompanha-a a fumar.
Lucas só se recorda de estarem no rio e Vitória conta-lhe novamente a sua vida, desde que era Margarida, e chora por se estar a expor outra vez.
Carlos conta a Camila sobre os irmãos Santa Cruz, diz que o pai dele será sempre Alfredo (Luís Esparteiro), e acha que os segredos dos Santa Cruz morriam com eles se não fosse Vitória a contar tudo.
Vitória não vai deixar João ver Lucas porque só o vai deixar mais preocupado e pede-lhe que se acalme.
Carlos desabafa a sua história com Vitória, e Camila tenta fazê-lo perceber que o amor verdadeiro quando não é correspondido, não é amor. Camila conta a Carlos que casou com o primeiro namorado e que foi traída, mas que continua a acreditar no amor.
Machado (Pedro Hossi) tenta tomar comprimidos, mas tem medo que Maria se aperceba.
Patrícia (Leonor Seixas) dorme. Nuno (Diogo Lopes) e João caminham de um lado para o outro para ajudar a passar o tempo.
Carlos deitado no sofá, recorda palavras de Camila e sorri com uma réstia de esperança.
Cartaxana (Luís Lucas) vê que Vitória adormeceu ao lado de Lucas, chama-a para falarem no corredor, mas ele abre os olhos e diz que também quer saber o que se passa.
Ana acorda Carlos, avisa que está pronta para ir ver o pai. Cartaxana tenta acalmar Lucas, explica que a perda de memória pode estar relacionado com o AVC ou o cancro, mas será preciso fazer mais exames.
Fonseca dorme no carro, é acordado com chamada de Machado a perguntar se está em Lisboa. Fonseca, contrariado por ter mentido a Machado, sai do carro e aproxima-se da casa.
Joana (Marina Mota) avisa que Alfredo antes de ser mordomo tem de saber fazer as coisas, e o pai de Hugo (Rodrigo Paganelli) acha que vai ser fácil pois vai contratar pessoas.
Nuno conta a Sandra (Marta Faial) tudo o que fez para tentar destruir Marcos, mas adverte que vão ter de aceitar que ele vai conseguir ficar com as crianças.
Marcos (Pedro Teixeira) e Rita (Maya Booth) discutem por causa de um acordo. Camila, incomodada com a discussão, acha que devia chamar a polícia, mas Joana avisa que é normal.
Marcos está prestes a perder a cabeça com Rita, quase lhe bate, Nuno entra, impede e avisa que o tribunal vai saber disto.
A mãe de Maria Teresa vai mais longe e acrescenta que também vai arranjar um advogado.
Joana aconselha Nuno a adiar a reunião porque Marcos tira qualquer pessoa do sério e não está em condições. Alfredo tenta fazer a cama da Ana, mas fica tudo torto.
Alfredo vê cama de Camila feita, tenta perceber como está feito, começa a abanar o espanador, abre os armários e fica admirado com sapatos de Camila.
Camila quer ir dar uma volta pela Herdade. Ornelas aconselha-a a ir de bicicleta.
Lucas com ar pouco esperançoso, faz diversos exames e recolhe sangue.
Joana, Luísa e Nuno riem-se de Camila ter ido de saltos andar de bicicleta. Luísa diz que o sítio a faz lembrar coisas más.
Joana acha que Nuno devia voltar às reuniões, Marcos ouve e tem uma ideia.
Melo acha que Marcos devia dar-lhe mais ouvidos, Nuno entra, diz a Melo para não perder tempo porque vai apresentar queixa por ter visto Marcos a agredir Rita, Marcos chama Nuno para falarem a sós. Marcos avisa Nuno que ou vai manter-se calado ou conta a toda a gente que ele foi violado.
Nuno fica frustrado com o golpe de Marcos e pede a Melo para adiar o encontro por Lucas estar no hospital, mas Marcos pensa que é mentira porque não foi avisado.
Carlos entrega chá a Vitória, ela agradece e pergunta se ele não devia estar na reunião com Marcos, e ele indica que Nuno está lá.
Marcos (Pedro Teixeira) impede Nuno de sair e provoca-o sobre a violação. Nuno não consegue controlar-se e dá-lhe um soco.
Hugo acompanha Machado que vai buscar uns documentos de Lucas, e apressam-se em separar Nuno e Marcos à luta.
Marcos fala da violação de Nuno e Machado leva-o algemado. Machado (Pedro Hossi) bate em Marcos e ameaça-o, caso volte a meter-se com Nuno. Depois, tira-lhe as algemas e afasta-o ao pontapé.
Hugo diz que Machado fez bem em dar uma tareia a Marcos, e promete não abrir a boca sobre o que se passou.
Sobre «Quer o Destino»
QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.
A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.
Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.
Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.