EP 1 O «Grito do Ipiranga»

Episódio 1 de «Quero é Viver».

Seg, 3 jan 2022 22:05 TVI

Neste episódio

Ana (São José Lapa) conduz junto ao mar e canta “Quero é Viver” de António Variações. 

Matilde (Laura Leite), Constança (Madalena Vicente) e Sebastião (Salvador Pires) brincam no exterior da casa e Graça (Helena Isabel) ouve indicações de Natália (Fernanda Serrano) relativamente aos preparativos para a festa. Maria (Rita Pereira) dá alguns toques na mesa, enquanto bebe champanhe. 

Sofia (Susana Arrais), Ivanilda (Cléo Malulo) e Lili (Filipa Pinto) estão a ultimar os preparativos da festa, mas olham embevecidas para Raul (Isaac Alfaiate), que entra para entregar frutas e legumes. Raul não tira os olhos de Ivanilda, mas ela manda-o embora. 

Ana conduz a alta velocidade e a écharpe solta-se-lhe do pescoço.  Num ato libertador corre até à praia e entra no mar. Natália, Irene (Joana Seixas), Maria e Olga (Sara Barradas) apreciam a roupa de Ana para a festa de 50 anos de casamento. Olga coloca em cima da cama um bouquet com 50 rosas vermelhas e um cartão, para assinalar a data. 

Frederico (Diogo Infante), Santiago (Pedro Hossi) e Zé Luís (Filipe Vargas) provam vinhos e Sérgio (Fernando Rodrigues) que ainda não está arranjado, insiste em fazer um brinde aos seus 50 anos de casamento. 

Ana entra na casa da praia molhada e com uma garrafa de champanhe já aberta. Faz uma chamada e conta a uma amiga que deu o seu "grito do Ipiranga". 

O atraso de Ana começa a causar preocupação e Olga conta às irmãs que a mãe não esteve no cabeleireiro e está a rejeitar as suas chamadas. Todos ficam em pânico quando ouvem o grito de Sérgio quando se depara com um bilhete deixado por Ana, onde afirma: “Para mim já chega. Não vou voltar". Graça interrompe as especulações de todos e conta que Ana está na casa da praia. 

Natália, Irene, Olga e Maria ficam preocupadas e saem apressadas para ir ter com ela. As irmãs chegam à casa da praia e ficam escandalizadas quando encontram Ana deitada na espreguiçadeira completamente nua a apanhar sol. Ana afirma que saiu de casa porque pretende recomeçar a vida longe de Sérgio pois passou demasiado tempo "escravizada". As filhas ficam incrédulas e exigem explicações, mas Ana não admite lições sobre a vida de casada.

Natália fica surpreendida por descobrir que Ana anda a fazer terapia com Gabriel (Thiago Rodrigues) e decide ir ao consultório do ex-namorado. Sérgio pede ajuda a Francisco (Tomás Sousa) com um drone e fica impressionado quando vê as imagens de Ana e das amigas em topless. Sérgio tenta tirar o comando ao neto, mas o drone cai a pique num canteiro de flores.

Natália conta a Olga como correu a sua conversa com Gabriel e não consegue disfarçar o entusiamo em relação a ele. Ana confronta Sérgio por estar a espiá-la e vinca que o casamento deles acabou. 

Estão todos reunidos para um almoço de família. Sérgio acha que nada daquilo faz sentido sem a presença de Ana. Graça prepara o almoço e Maria prepara cocktails para as irmãs. Olga fica tensa quando recebe uma mensagem do "agente duplo" e responde-lhe que tudo não passou de um erro, mas ele insiste que voltem a encontrar-se. 

Beatriz (Laura Seiça) instiga Francisco a contar a história do drone e do topless de Ana, mas Maria pede respeito pela avó. Zé Luís tenta que Maria controle a bebida, mas ela ignora-o. Frederico tenta aliviar o ambiente e pergunta quem é o terapeuta que está a seguir Ana e fica incomodado ao saber que se trata de Gabriel. 

Irene discute com Santiago por causa da campanha que ele fechou sem a presença dela e ele acusa-a de perseguição. 

Maria veste-se de forma sensual para seduzir o marido, mas não é bem-sucedida e acusa-o de ter uma amante. Zé Luís culpa-a por estar sempre bêbeda e ela dá-lhe um estalo. 

Natália pensa no convite de Gabriel para um café e abre uma caixa antiga com recordações da sua relação com ele. 

Olga está nua num quarto de hotel, após o encontro com o "agente duplo". Envergonhada e de consciência pesada, procura a sua roupa para ir embora. 

Sérgio entra de rompante no gabinete de Gabriel e faz diversas acusações sem fundamento. Num impulso, Sérgio agarra Gabriel pelos colarinhos e dá-lhe um soco. Sérgio sofre um pico de tensão e sente-se mal. 

Gabriel conta a Natália o que aconteceu com o seu pai e ela conclui que ele não deve ter tomado a medicação. Ana recebe telefonema de Irene e fica a saber o que aconteceu com Sérgio.


Sobre «Quero é viver»

“Quero é Viver” é uma novela sobre o empoderamento feminino e a esperança. Com ternura e humor, narra a história de Ana e das suas quatro filhas que, depois da mãe de 70 anos terminar um casamento de 50, acabarão também por dar uma volta de 180 graus às suas próprias vidas.

O elenco conta com caras bem conhecidas do grande público: São José Lapa, Fernando Rodrigues, Fernanda Serrano, Diogo Infante, Joana Seixas, Pedro Hossi, Rita Pereira, Filipe Vargas, Sara Barradas, Liliana Santos, Helena Isabel, Thiago Rodrigues, Isaac Alfaiate, entre outros.

Quero é viver é uma história sobre o amor. Passa-se nos nossos dias e acontece entre Lisboa, Oeiras, Cascais e Arrábida.

 

Produção
Célia Sá
Realização
Manuel Amaro da Costa, Hugo Sousa, Ricardo Carreira, Rafael Rahal, Letícia Veiga
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Paula Basílio
Direção de Produção
Miguel Cotrim
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
André Manso, João Patrício, Lurdes Guerreiro
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI

Ficha Técnica

Título Original: O «Grito do Ipiranga»
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

Relacionados

Últimos Episódios

Populares