Neste episódio
Rita (Margarida Corceiro) acorda e constata que não tem nada para comer em casa. Ganha coragem e liga para Filipa (Joana Brandão), sorrindo animada a ouvir a voz dela. Rita agradece a Filipa por ter ido com ela às compras e indica que não comprou nada para o almoço. Filipa pensa em algo que possam cozinhar, Rita aproxima-se dela, sorrindo a sentir-se protegida com Filipa.
Raul (Isaac Alfaiate) explica a Fernando que vai escrever uma frase a pedir perdão a Dora (Inês Aguiar) no lençol. Fernando olha-o incrédulo, mas assente ajudá-lo.
Olga (Sara Barradas), Natália (Fernanda Serrano), Irene (Joana Seixas) e Sérgio (Fernando Rodrigues) tentam convencer Maria (Rita Pereira) a aceitar ser internada numa clínica de desintoxicação, avisando-a que a outra hipótese que a espera é ir parar à prisão e ter de habituar-se a não tomar banho e partilhar cela com outras pessoas num espaço cheio de bichos.
Graça (Helena Isabel) fica aflita por perceber que Ana saiu sozinha de casa. Ana está dentro de um táxi a tentar descobrir onde é a casa de Maria. Taxista prossegue caminho sem perceber o ar confuso com que Ana está. Ana procura o caderno com moradas na mala e finge ao taxista estar tudo bem, dando-lhe indicações onde tem de virar.
Irene, Natália e Olga concordam que exageraram na descrição que fizeram a Maria do que lhe aconteceria se fosse parar à prisão, mas Irene diz que aquela é a única maneira de fazerem Maria abrir os olhos. Maria tenta persuadir Sérgio a não deixar que a internem, mas
Sérgio insiste com ela ser a única opção para ela se curar do seu problema. Ivanilda surge com o telemóvel de Sérgio, dizendo-lhe que ele estava a tocar e este fica à beira do colapso por Graça lhe dizer que Ana desapareceu.
Nuno ajuda Zé Luís a arrumar as suas coisas para regressar à sua antiga casa, dizendo-lhe esperar que isso não seja o fim da relação deles. Zé Luís assume que Maria do Loreto não é sua filha, mas aceitou fingir ser pai dela pelo bem da família, Nuno olha-o com admiração.
Sérgio, Natália, Irene e Olga pensam como podem encontrar Ana. Maria diz descompensada que Ana pode ter sido raptada e Sérgio pede às filhas para calarem a boca a Maria.
Zé Luís diz a Nuno que viveu um misto de sentimentos por Maria ter arranjado um parceiro sexual quando estavam juntos, dizendo que por um lado sentia-se de orgulho ferido, e por outro aliviado por não ter que se envolver com ela. Nuno abraça-o, a perceber que ele sofreu muito com aquele seu casamento.
Constança (Madalena Vicente) diz que às vezes odeia Maria pelo que ela se tornou, mas Fernando diz-lhe que ela tem de desculpar a mãe por ela estar doente.
Maria despacha Ivanilda da cozinha a dizer-lhe que Beatriz a está a chamar, começando frenética à procura de álcool. Irene diz-lhe que pode parar com aquilo por ter deitado fora todo o álcool que tinha em casa.
Rita e Filipa brindam aos rebuçados caseiros que fizeram, com Rita a dizer esperar que aquilo seja o início de muitos cozinhados juntas.
Frederico (Diogo Infante) deixa uma mensagem de voz a Matias para saber com ele está.
Sérgio, Natália, Irene e Olga preparam-se para irem procurar Ana. Maria vê ali uma oportunidade de sair e diz ao pai que se quiser leva o carro dele. Sérgio explode e culpabiliza Maria pelo desaparecimento de Ana, dizendo que se não fosse ela ser uma bêbeda não tinha deixado Ana sozinha. Sérgio desaba a chorar nervoso perante o ar estarrecido das filhas.
Ana diz a taxista querer ficar num beco, asseverando-lhe estar tudo bem com ela. Taxista fica desconfiado que alguma coisa não está bem com ela.
Sobre «Quero é viver»
“Quero é Viver” é uma novela sobre o empoderamento feminino e a esperança. Com ternura e humor, narra a história de Ana e das suas quatro filhas que, depois da mãe de 70 anos terminar um casamento de 50, acabarão também por dar uma volta de 180 graus às suas próprias vidas.
Produção
Célia Sá
Realização
Manuel Amaro da Costa, Hugo Sousa, Ricardo Carreira, Rafael Rahal, Letícia Veiga
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Paula Basílio
Direção de Produção
Miguel Cotrim
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
André Manso, João Patrício, Lurdes Guerreiro
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI