Neste episódio
Sebastião, Beatriz e Ivanilda (Cleo Malulo) falam cheios de saudades com Irene (Joana Seixas) e ficam espantados ao perceberem que ela está à porta de casa.
Irene abraça Beatriz e Sebastião e assente aos filhos e Ivanilda ter adorado as férias na Austrália com Rodrigo (Tiago Felizardo), que entra atrás dela um pouco cabisbaixo com a ideia de estar de volta.
Sofia (Susana Arrais), que foi à casa de praia ajudar Graça (Helena Isabel) a fazer limpezas, mostra-lhe o anúncio dos aspiradores que fez para Irene.
Raul (Isaac Alfaiate) prepara-se para sair de casa, mas Dora (Inês Aguiar) diz-lhe estar pronta para se envolverem de novo. Raul diz-lhe agastado que já passaram a noite enrolados, mas Dora insiste ter de recuperar o tempo que perdeu.
Irene sugere a Rodrigo ir consigo visitar os pais, estando convicta que Sérgio (Fernando Rodrigues) lhe vai dar o emprego de volta.
Frederico (Diogo Infante) chega a casa, verifica a correspondência e fica furioso por também estar a ser investigado pela Ordem dos Médicos.
Nuno entrega legumes a Lúcia (Leonor Seixas) para as sopas de Maria do Loreto e fica satisfeito pela empregada comentar que Francisco (Tomás Bastos Sousa) está cada vez mais interessado em aprender culinária por causa dele.
Lili (Filipa Pinto) chega ao café num vistoso carro descapotável e prepara-se para começar a trabalhar no café.
Rómulo (João Nunes Monteiro), vestido com um fato, recorda-se pensativo de como conseguiu que Sérgio o reconhecesse como filho e o ressarcisse por nunca lhe ter dado nada. Vai até ao cofre, não conseguindo guardar o dinheiro por ele já estar pejado de notas.
Filipa (Joana Brandão) despede-se de um paciente e sorri satisfeita por ter voltado a ser terapeuta. Rita (Margarida Corceiro) oferece-lhe as chaves de sua casa, mas Filipa alerta-a se tem mesmo a certeza de querer dar aquele passo e Rita confirma.
Ivanilda olha desapontada para as notas que tirou na faculdade, admitindo a Irene estar a ser muito complicado conciliar o trabalho com os estudos. Irene dá-lhe alento para não desistir, dizendo que a vai aliviar no trabalho, referindo que por enquanto ela e Rodrigo também não pensam em viver juntos.
Santiago (Pedro Hossi) desperta da operação de vasectomia, com Olga (Sara Barradas) a dizer-lhe de sorriso divertido que foi somente por ele estar em pânico que teve de levar anestesia geral.
Irene vai ver os pais com Rodrigo, mostrando-lhes fotografias das férias na Austrália. Sérgio diz a Irene estar a fazer os preparativos para voltar a casar-se com Ana.
Zé Luís (Filipe Vargas) anui a Gabriel (Thiago Rodrigues) que Maria (Rita Pereira) está a aceitar bem o tratamento, mas indica estar ali por ter boas novidades para ele. Gabriel fica expectante enquanto ouvem tocar à campainha.
Cartaxana diz a Santiago e Olga que a operação correu como o esperado e dentro de dez dias poderá retomar a sua vida sexual normal. Santiago repara que Cartaxana parece mais jovem, com este a admitir que uma estrela cruzou o seu caminho. Olga fica espantada por aquilo lhe ter feito lembrar Sérgio quando conheceu Estrela (Liliana Santos).
Gabriel fica aliviado por o juiz ter finalmente dado autorização para lhe tirarem a pulseira eletrónica e admite não estar arrependido da sova que deu a Frederico. Gabriel despe-se enquanto corre em direção à água, dando um grande mergulho no mar, cheio de saudades de estar na praia.
Sobre «Quero é viver»
“Quero é Viver” é uma novela sobre o empoderamento feminino e a esperança. Com ternura e humor, narra a história de Ana e das suas quatro filhas que, depois da mãe de 70 anos terminar um casamento de 50, acabarão também por dar uma volta de 180 graus às suas próprias vidas.
Produção
Célia Sá
Realização
Manuel Amaro da Costa, Hugo Sousa, Ricardo Carreira, Rafael Rahal, Letícia Veiga
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Paula Basílio
Direção de Produção
Miguel Cotrim
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
André Manso, João Patrício, Lurdes Guerreiro
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI