Repórter TVI: Queridos, encolhi o Natal

Sex, 10 dez 2021

Londres é o marco zero de uma crise que alastra pelo mundo. Lançou o caos nas gasolineiras, arruinou empresas de electricidade e provocou matanças de gado. Em poucas semanas, o Reino Unido do Brexit foi transformado no país do salve-se quem puder. Que lições há a tirar deste desabastecimento alucinante? 

O divórcio britânico da União Europeia mostra-se a cereja no bolo da crise, mas as sequelas sociais da Covid-19 e a explosão de 600% nos preços do gás também entram na receita. Petróleo, transportes, mão de obra… Tudo o mais vem a reboque, ainda que o governo de Boris Johnson prometa o melhor Natal em muitos anos. 

O esvaziamento corrente das prateleiras de supermercado indica o contrário. Na maior cidade da Europa Ocidental, os habitantes de Little Portugal andam meio cépticos, e contam como é viver sob o velho fantasma da inflação. Uma bica já custa dois euros e um camionista pode ganhar 5000 ao mês. A luz então nem se fala.

“Queridos, encolhi o Natal” é mais um Repórter TVI, onde Victor Moura-Pinto traz os testemunhos em português desta crise cosmopolita. Ela faz de Londres um camião desgovernado no Inverno, e de qualquer país a próxima vítima do desabastecimento planetário.

 

Autoria: VICTOR MOURA-PINTO | Imagem: NUNO ASSUNÇÃO | Edição de imagem: FILIPE FREITAS

Às quartas, o Jornal Nacional da TVI traz temas inéditos, aprofunda outros, conta histórias de vida, dá voz a testemunhos marcantes e aos alertas sociais.

Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA