EP 38 Hortênsia implora a Fernando para ficar em sua casa

Em «Rua das Flores» Hortênsia (Rita Lello) fala ao telemóvel com Fernando (Carlos Cunha), enquanto um hóspede tenta descansar na cama de baixo do beliche. Fernando arruma a loja para fechar enquanto vai falando ao telemóvel com Hortênsia. Recusa-se a recebê-la lá em casa e manda-a trabalhar se não quer dormir na rua. 

Qua, 8 jun 2022 19:20 TVI

Neste episódio

Rosa (Matilde Breyner) aparece embrulhada num cobertor e com termómetro na boca a fingir-se doente, mas Tília (Ana Bola) não compra e manda-a vestir e trabalhar.

Íris (Julie Sergeant) propõe facilitarem alojamento a Hortênsia ali no hostel e em troca ela ajudar nas limpezas e arrumações. Fernando concorda imediatamente.

Violeta (Sofia Grillo) está com uma enorme ressaca, quando entra Flora (Susana Blazer) a reclamar das clientes que são esquisitas e nunca estão satisfeitas com nada. Traz um saco de roupa que tenta dar a André (Flávio Gil), mas este recusa logo o saco porque dá para ver que aquilo é roupa da churrasqueira e não da pastelaria. Flora continua a reclamar passada ao mesmo tempo que Violeta lamenta a ressaca.

Íris mostra quarto a Hortênsia que se mostra muito desiludida por ser um quarto com beliche. Íris comunica que aquele é o quarto onde ficam as empregadas do hostel. Por fim mostra-lhe a farda de empregada e esclarece que para ficar ali a dormir tem de trabalhar. Hortênsia recusa-se.

Tavares encontra César (Gilmário Vemba) e Fábio (David Carreira) na esplanada da pastelaria. Fábio diz que estão à espera de Margarida, mas Tavares nem quer ouvir falar dela. As vendas não estão melhores e o sorteio não só não deu em nada como a raspadinha ainda saiu à própria Margarida. Fábio olha-o com preocupação. 

Hortênsia já tem a farda de limpeza vestida, enquanto Íris lhe vai explicando como são exigentes os padrões de limpeza do hostel. Íris vai passando um dedo pela recepção para mostrar quão limpo está, mas acaba com o dedo todo sujo.

Sergei (Pedro Diogo) desabafa que as mulheres e os jantares só lhe dão chatices!! Marcolino interrompe-o e diz que é mesmo sobre Violeta que precisa falar com ele. 

Fábio defende que ninguém tem a culpa que a raspadinha vencedora tenha saído a Margarida. Mas César acha que ela pode muito bem ter feito isto de propósito. Margarida chega e os três olham-na como que a avaliá-la.

Sergei surpreendido que Marcolino queira falar de Violeta, já que ele disse que primeiro avaliava e a pista sobre o caderno valia a pena. Marcolino pede-lhe que tenha calma, porque vai precisar ser forte para o que lhe vai contar sobre Violeta.  Sergei não gosta do tom de voz com que Marcolino lhe está a falar.

Fábio (David Carreira) quer combinar com Margarida (Joana Coelho) o dia para ir ao estúdio. Tavares (Almeno Gonçalves) vai refilando de Margarida tirar dia de folga no quiosque.

Marcolino (Nuno Pardal) levanta-se para ir embora porque acha que Sergei (Pedro Diogo) não está preparado para o que tem para lhe contar. Sergei garante-lhe que está preparado, mas nesse momento chega Violeta (Sofia Grillo) que está farta de ligar para pedir um frango e ninguém a atende.

Tavares (Almeno Gonçalves) e César (Gilmário Vemba) continuam imparáveis nas provocações mútuas, enquanto Fábio tenta a sério marcar o dia da visita de estúdio com Margarida. Ela, um bocadinho nervosa por ter sabotado o sorteio, quase levita quando Fábio lhe dá os parabéns e um abraço por ter ganho.

Íris (Julie Sergeant) apresenta Hortênsia (Rita Lello) a Pedrosa (Joaquim Horta), como a nova empregada do hostel. Esta fica fula porque quer ser vista como hospede do hostel e responde a Pedrosa com maus modos. 

Marcolino aproveita para se ir embora e comenta que mais tarde terminam de conversar. Violeta quer saber que conversa estavam os dois a ter. Mas Sergei acha que ela não tem nada que ver com o assunto. 

Hortênsia fala ao telemóvel com Fernando (Carlos Cunha), enquanto um hóspede tenta descansar na cama de baixo do beliche. Fernando arruma a loja para fechar enquanto vai falando ao telemóvel com Hortênsia. Recusa-se a recebê-la lá em casa e manda-a trabalhar se não quer dormir na rua. 

Rosa (Matilde Breyner) continua a fingir-se doente, mas Tília (Ana Bola) manda-a parar com o teatro, já não aguenta mais.  Rosa quer ter uma empregada doméstica. Tília tenta explicar-lhe que ela é a empregada doméstica lá de casa. Rosa não se deixa ficar e acha que, mesmo por isso é que precisa de ajuda. 

André (Flávio Gil) muito atrapalhado pergunta a Frésia (Paula Neves) se havia sangria no jantar, mas ele não bebe sangria e nem sequer gosta. Frésia não sabe porque é que ele haveria de querer saber aquilo e André já sem saber o que dizer, pergunta se Magnólia (Francisca Ribeiro) falou dele no jantar.

Tília prepara-se para sair mas primeiro ordena Rosa que deixe tudo arrumado. Tília comenta que muito prometeu à mãe de Rosa que cuidava dela, mas aquilo requer um milagre. Rosa quer saber mais da mãe mas Tília sai. 

André insiste se Magnólia falou dele ao falar de homens. Acha que ela sabe que ele existe e tenta convencer Frésia que ela sabe que André é amor da vida dela.

Violeta fala ao telemóvel, marca um café, quando Sergei chega a casa e pergunta com quem é que ela estava a falar ao telemóvel.

Hortênsia tenta dormir, mas o Hóspede ressona demasiado alto, apesar de Hortênsia o tentar acordar. Nisto ela desequilibra-se e acaba no chão ao lado da cama do Hóspede, que mesmo assim não acorda. 

Margarida e Magnólia querem pagar os cafés e Frésia pede a André que as atenda. Este atrapalha-se todo a falar com Magnólia. Antes dela sair chama-a e vê-a virar-se em câmara lenta como nos anúncios. Perdido responde que a chamou porque ela está cada mais 'boazona'. Tenta emendar para bonita, mas Magnólia está furiosa. Margarida e Frésia riem-se.

Sergei quer saber se Violeta lhe anda a esconder coisas. Ela usa o facto de o ter visto com Marcolino, para o acusar também de ter conversas secretas. Quer que ele ponha a mão na consciência antes de a acusar e sai da sala. Sergei tenta acalmar-se.

Tavares tira uma caixa que tem guardada numa gaveta. Abre-a e pergunta a si mesmo até quando vai conseguir esconder aquele segredo. Guarda de novo a caixa e fecha a gaveta. Não vemos o interior da caixa.

Tavares (Almeno Gonçalves) volta a abrir a gaveta. Pondera se hoje é o dia, mas acaba por repensar que é perigoso demais. Guarda de novo a caixa.

Violeta (Sofia Grillo) regressa à sala para acabar de arrumar a loiça. Sergei (Pedro Diogo) ainda chateado, quer que ela admita com quem falava ao telemóvel.

Hortênsia (Rita Lello) espera Fernando (Carlos Cunha) e admite não conseguir lidar com aquela situação de trabalhar no hostel e dormir num beliche. Fernando quer que ela entenda que não há problema em pagar pelas coisas com o seu trabalho. Hortênsia não aceita mais que ele a continue a castigar. 

Magnólia (Francisca Ribeiro) vem do quarto porque ouviu gritaria entre o pai e a mãe. Magnólia tenta fazê-lo ver que os problemas vêm dos dois lados da relação, mas Sergei (Pedro Diogo) acha que devia ter tido um filho homem para não estar em minoria lá em casa.

Hortênsia vitimiza-se que Fernando só quer castigá-la pelo que acha que ela lhe fez. Chega Íris (Julie Sergeant) que refila da gritaria à porta do hostel. Culpa Fernando por ter tido aquela ideia e não admite que uma empregada tenha as atitudes de Hortênsia. A discussão é agora entre Hortênsia e íris que defende o hostel como alojamento de luxo, enquanto Hortênsia acha aquilo mais como um estábulo.

No dia seguinte, Margarida (Joana Coelho) espera César (Gillmário Vemba) que a vai levar aos estúdios.

Arnaldo (José Pedro Gomes) e Tília (Ana Bola) sentam-se para ele ver as notícias da manhã. Falam de Rosa (Matilde Breyner) querer uma empregada doméstica. Tília culpa Arnaldo por sempre ter achado graça às coisas de Rosa, desde que era pequena.

Margarida (Joana Coelho) ainda à espera de César, quando este aparece com um grupo de Fãs de Fábio, a dar-lhes muita conversa. Margarida impaciente quer que ele se despache. César para a provocar diz a Fãs que as vai levar ao estúdio. Margarida não acha aquilo justo pois foi ela que ganhou prémio. 

Eduardo (André Nunes) chega à loja do condomínio e Flor (Carolina Castelinho) comenta que está ali o Serralheiro para falar com ele. Eduardo esconde-se deste e diz a Flor que lhe diga que não vai hoje ao escritório. Sai sem que o serralheiro dê pela sua presença.

Margarida, já no set do filme, tenta chegar a Fábio (David Carreira), mas este está rodeado das Fãs que César levou e que fazem diretos com Fábio. César provoca Margarida que reclama de ter ganho o prémio e por isso era suposto ter vindo só ela. César diz-lhe que tenha calma e insinua que também precisava de contactos novos de babes. Deixa-a ali sozinha e desiludida.

André (Flávio Gil) ajuda Jasmim (Eduardo Madeira), que parece estar desiludido com alguma coisa, e questiona-o se precisa de férias. Jasmim acha que precisa mudar de vida. Está a pensar ir fazer uns castings, não para anúncios e assim, mesmo para o teatro, cinema ou algo do género.

Fernando e Tavares vão pela rua. Tavares comenta a cara de Fernando e ele diz que esteve toda a noite a tentar que Hortênsia e Íris não se pegassem. Tavares quer ir ver o prédio em obras, mas notam que há ali um homem que parece mandar naquilo tudo e que eles ainda não tinham visto. Tavares quer ir lá saber quem é. 

Jasmim explica a André que acha que tem um talento escondido, mas este não está mesmo a ver como é que ele vai fazer aquilo. Frésia (paula Neves) aparece atrás de Jasmim a escutar a conversa e decide meter-se. Diz que Jasmim devia ser daqueles atores como em Hollywood que ganham prémios e devia até ter duas estantes em casa para isso. Jasmim não percebe o sarcasmo e concorda com ela já a sonhar com a possibilidade. 


Sobre «Rua das Flores»

Tília não impinge o seu trabalho a ninguém, no entanto, todos naquela rua a procuram, embora ninguém o admita. Por vergonha, mas também por ninguém querer acreditar verdadeiramente nas profecias de Tília... que, em boa verdade, acabam sempre por se concretizar. E é justamente no concretizar de uma dessas profecias que começa a nossa história.

Todavia, a Rua das Flores é muito mais que dona Tília. É uma rua também invulgar, por numa das pontas estar a ser construído um prédio, que fará daquela rua uma rua sem saída. E se aquela população já tinha guerras de sobra por cada um dos lados da rua pertencer a freguesias diferentes, agora terão um conflito ainda maior: é que a rua vai passar a ser um beco, derivado a uma construção em que ninguém conhece o dono.

Na Rua das Flores não há dia em que as confusões não sejam mais do que muitas, o que vai piorar quando descobrirem que desapareceu o caderno onde Tília apontava todas as suas previsões. Ou seja, está lançado o pânico da Rua das Flores! É que se o caderno desapareceu, alguém o tem. E esse alguém passará a saber tudo sobre toda a gente. E não existe por ali, quem não tenha segredos a esconder... segredos esses que vão começar a ser espalhados pela Rua, sem revelar de quem são. E todos os habitantes passam a desconfiar uns dos outros.

 

Ficha Técnica

Título Original: Hortênsia implora a Fernando para ficar em sua casa
Categoria: Novela nacional
Formato: Comédia
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA