Neste episódio
Os Inspetores vêem Rita a dormir na casa e sobem as escadas, dizendo que a criança não está ali. Os inspetores garantem que se tratou tudo de um equívoco do Comandante Rui Lagos, que será afastado do caso. Em casa dos Vidal, Antónia elogia Macário e dá-lhe algum dinheiro para entregar à funcionária. No quarto de Eduardo, o ambientalista lembra-se da chantagem de que foi alvo por parte de Antónia e começa a fazer uma mochila com alguns utensílios, para que possa pôr em prática o seu plano. Rute e Manuel discutem o que fazer em relação a Antónia e decidem voltar à mina.Ainda a preparar-se para sair, Eduardo recebe Alberto, que lhe pergunta como ficam os planos para destruir Antónia. Alexandre conta a Gonçalo que Rui descobriu indícios de que Macário possa estar envolvido no rapto de Rita, mas o Comandante foi imediatamente afastado do caso. Alexandre decide sair de casa, mas Antónia e a PJ Cristina tentam demovê-lo. As duas comentam que não foi fácil dar a volta a Rui e percebemos que a empresária financiou os estudos dos Inspetores. Antónia conta que os raptores estão furiosos por não conseguirem falar com Alexandre e que, dentro de 30 minutos, matam Rita.Os Inspetores decidem ir a casa de Gabriela procurar por Alexandre. Luísa aparece e entrega um frasco a Macário, contendo os comprimidos que provocam a mudez. Sónia vê Luísa entrar e sair.
Sobre «Santa Bárbara»
A beleza desta serra enquadra a vila de Santa Bárbara. É aqui que se desenrola a história de Gabriela, uma jovem a quem tiram tudo e que regressa para tudo reconquistar. Outrora esquecida, Santa Bárbara vive agora tempos modernos e de prosperidade, com a reabertura das minas de ouro.
Costumes agrestes e de gente de trabalho, dão lugar a uma nova realidade, atual e cheia de desafios., com protagonistas ambiciosos, com lutas de poder, paixões ardentes, invejas e cobiça.