EP 219 Sebastião vai falar com Rute

Resumo do Episódio do dia 12 de Abril

Neste episódio

Sebastião vai a casa de Rute para falar com ela, mas esta quando o vê pela janela pede à mãe para não falar e vai para o quarto. Julieta conversa com Sebastião e explica-lhe que Rute sente-se envergonhada e triste pelo que fez e que ainda não se sente preparada para falar com ele. Sebastião aborrecido, avisa que irá voltar mais tarde mas que dessa vez vai obrigá-la a falar.

Leonor enquanto conversa com Margarida recebe um ramo de flores de Tiago, com um bilhete a convidá-la para jantar. Margarida e Leonor sorriem.

Olinda e Carlos compartilham as suas tristezas, pois Catarina foi para o convento e Rute não casou. Ambos sentem-se tristes e apoiam-se um ao outro, repetindo uma frase ao mesmo tempo, achando piada.

Graça vai a casa de Bárbara e pede-lhe desculpas porque nunca a ter apoiado e, conta-lhe que Luís confessou tudo o que fez e que o aconselhou a desaparecer por algum tempo.

Luzinha oferece um coração com rebuçados a Julieta para esta se animar e, conta sobre a discussão que houve entre Aníbal, Francisco e Anita e, acrescenta que Zé Diogo sempre disse que Aníbal não era um bom homem para Julieta.

Leonor conversa com Sebastião e defende que Rute fez a escolha certa, pois ele nunca amou de verdade. No entanto, Sebastião não concorda e afirma que todos a defendem, quando ela é que fez de tudo para casar.

Mariana visita Rute para perceber a sua atitude, e Rute explica-lhe que Sebastião não sabe quais os seus gostos, não a conhece de verdade, e que simplesmente queria casar porque existe um bebé. Mariana acaricia-lhe e elogia-a pela sua coragem.

Tiago vai ao super +45 e convida Carlos para visitar o museu dos Militares. Apesar de Carlos ficar reticente, acaba por aceitar.

Inês e Thai falam sobre as entrevistas que vão fazer sobre o tema da pena de morte. Thai sente-se insegura mas Inês encoraja-a a não desistir.

Luis despede-se dos filhos, mas Zé Maria faz-lhe frente acusando-o de ser mentiroso e de os ter colocado contra Bárbara. Luís exalta-se mas Bárbara manda-o embora e, Zé Maria e Piedade dizem-lhe que nunca mais querem voltar para sua casa. Luís antes de sair ameaça mais uma vez Bárbara mas esta não mostra qualquer receio. Piedade e Zé Maria abraçam a mãe de felicidade.

Anita chama Francisco para ir até às escadas onde aguardam por ele Bárbara, Rita, Inês, Nelson e Carlos. Anita num tom de brincadeira, pergunta a Francisco se todos são os seus cúmplices deixando-o envergonhado. Entretanto, Aníbal chega e pergunta o que se passa, ao qual Francisco responde que chegou a tempo para festejar o seu noivado com Anita, deixando-o com uma expressão de raiva. Aníbal dá-lhe os parabéns e sai perturbado.


Sobre «Sentimentos»

Os desfiles e as festividades são conhecidos em todo o país e a cidade está em festa onde as famílias dos alunos vão enchendo as ruas de alegria e de cor.

As festas continuam, cheias de alegria...

Leonor, na sua adolescência, foi uma jovem marcada por uma inconfidência da sua prima Filipa. Teriam cerca de doze anos quando numa discussão própria da idade, a prima lhe teria dito a seguinte frase: «‑ Tu tens a mania que és esperta... mas fica sabendo que foste adoptada! Tu não és filha dos meus tios! Não és filha de quem pensas!» 
Leonor nunca disse nada a ninguém do que ouvira naquela tarde dos seus doze anos. Nem nunca mais falou sobre o assunto com a prima. Nessa noite, depois do desfile, Leonor vai ter com os pais ao Hotel onde estes estão instalados. Durante o jantar, o pai, Manuel, enaltecendo o espectacular trabalho dela como estudante, e naquele dia da sua formatura, diz‑lhe que num dia tão importante como aquele em que se dá o passo final para se transformar de uma adolescente numa mulher adulta, Leonor pode pedir o que quiser. Tem direito a um pedido... Leonor olha para o pai, para a mãe, Margarida, e para o avô... Lembra‑se da verdade que a sua prima uns anos atrás lhe dissera, e de uma forma calma mas cheia de firmeza e determinação diz: «‑ Pai, eu quero conhecer a minha família verdadeira!»

A mãe abandona a mesa e o pai, aflito mas aconselhado por Francisco, revela a verdade à filha. Revela que ele é o pai dela e que a mãe verdadeira era uma mulher que ele conhecera em Macau e por quem se apaixonara. Macau era uma terra linda e propícia a paixões. Só que Laura tinha desaparecido e quando voltou, uns meses depois, trazia com ela uma menina recém‑nascida. Entregou‑a ao pai para que a trouxesse para Lisboa e sem mais explicações, desaparecera novamente.

Ficha Técnica

Título Original: Sebastião vai falar com Rute
Categoria: Novela nacional
Formato: Ação
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA