EP 1 Artur acorda sem memória

Episódio 1

Dom, 30 set 2018 21:35 TVI

Neste episódio

Aisha e Faisal estão nas ruínas de Baalbeck a gravar um vídeo de dança do ventre, quando reparam num corpo caído no chão. É Artur. A rapariga tenta perceber se ele está a respirar e este acorda, agarrando-lhe a mão. Confuso, Artur pergunta o que é que está a fazer ali.

 

Ao mesmo tempo, em Guimarães, a família Folque está toda reunida e Sara está nervosa porque vai anunciar a sua relação com Vasco e ainda que vão ser pais. Carolina, que está presa a uma cama há oito anos na sequência de um acidente de viação, abre os olhos, deixando as enfermeiras espantadas. Vasco prepara-se para anunciar a sua relação com Sara, quando é interrompido pela enfermeira. Todos pensam que Carolina morreu e Vasco afasta-se na direção do anexo. O diretor financeiro depara-se com Carolina sentada na cama e de olhos abertos. Luís entra e, também ele, fica em choque.

 

Sara acha que é castigo por estar a tentar ser feliz em cima da desgraça da irmã e vai com Cláudia ao anexo da casa. Vasco diz a Carolina que aquele é o dia mais feliz da sua vida e pergunta-lhe se sabe quem ele é, mostrando-lhe uma foto dos gémeos, Rita e Pedro. Carolina lembra-se.

 

Camilla e Leo fazem amor. Este pergunta a Camilla quando é que deixa Luís e ela diz-lhe que isso não seria bom para os negócios, até porque ele é advogado da família de Júlia.

 

Sara entra no anexo e Carolina reconhece a irmã. Sara diz que está muito feliz, mas ao virar costas desfaz o sorriso e começa a chorar. Os gémeos entram no anexo e, emocionados, abraçam a mãe. O médico diz a Vasco que o estado de Carolina é muito frágil e tem de ir para o hospital. Vasco diz que ainda não acredita que Carolina acordou e Sara fica incomodada.

 

Luís chega a casa e conta a Camilla que Vasco ia anunciar que vive com Sara, quando ficaram a saber que Carolina acordou. Camilla fica chateada por Luís não lhe ter contado que Sara e Vasco viviam juntos.

 

Vitorino pergunta a Júlia se está nervosa com a abertura do testamento e esta diz-lhe que não e que esta é uma maneira de modernizar a fábrica e aceitar a proposta de Camilla. Ele diz-lhe, ainda, que ela nunca esqueceu Artur. Esta responde que ele é o pai dos seus filhos e que não percebe como é que ele tem ciúmes de um morto.

 

Vasco não consegue dormir e sente-se culpado por estar com Sara. Esta confessa que a situação também não é fácil para ela e fica em choque quando Vasco vai dormir para outro quarto.

 

Aisha e Artur dormem juntos e acordam com o som do telemóvel. Artur fica admirado a olhar para o telemóvel e a rapariga mostra-lhe as suas funcionalidades. Aisha e Artur saem de casa sob o olhar atento de uma vizinha, que pega no telefone e faz uma chamada. Aisha e Artur fogem, mas acabam por ser levados pela polícia para a esquadra.

 

Um diplomata (Mário) diz a Artur que já sabe que ele não se lembra de nada e que  já enviou as impressões digitais dele para Portugal, para tentar descobrir a sua identidade. Mário afirma que Aisha o roubou e sequestrou, mas Artur diz que ela só tentou ajudá-lo, quando o encontrou desmaiado em Baalbek.

 

Um polícia entrega uma almofada e um lençol a Aisha, que entre soluços de choro, diz que Artur é o seu príncipe e a vai tirar dali. Mário diz a Artur que Aisha foi detida em flagrante e que não pode fazer nada por ela, uma vez que ela é libanesa.

 

Entretanto, Mário recebe uma chamada e diz-lhe que encontraram correspondência nas impressões digitais dele. Chama-se Artur, mas está morto há vinte anos.  


Sobre «Valor da Vida»

«Valor da Vida» acontece entre o Líbano, Chapada Diamantina e Guimarães. E é uma novela cujas histórias nos vão fazer refletir sobre o modo como vivemos e sobre qual o valor que a vida tem para cada um de nós em função da posição que ocupamos. Ao mesmo tempo, «Valor da Vida» reforça a importância de se viver no presente e não no passado, erro em que muitos das nossas personagens caem, nomeadamente Artur e Carolina.

Artur é encontrado no Líbano. Acorda sem uma única memória. Não sabe quem é, o que faz ali, o que lhe aconteceu, nem sequer se lembra do seu rosto. Quando as autoridades descobrem a sua identidade, ele fica a saber que é dado como morto há vinte anos. O caso torna-se ainda mais estranho quando Artur volta para casa e todos percebem que apesar do tempo que passou, ele não envelheceu nem um dia.

Carolina passou os últimos oito anos em coma depois de ter sofrido um acidente de carro onde o seu marido conduzia. Os médicos não acreditavam que ela voltasse a acordar, e queriam desligar as máquinas, mas nem o seu marido, nem a sua irmã permitiram. Sem saber, ela acorda na hora em que o marido e a irmã se preparam para comunicar aos amigos que estão juntos.

Ficha Técnica

Título Original: Artur acorda sem memória
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA