EP 198 Joana esfaqueia Cláudia

Em «Valor da Vida», Joana aparece de surpresa na cerimónia de Vasco e Carolina e esfaqueia Cláudia.

Ter, 14 mai 2019 21:52 TVI

Neste episódio

Dalva acusa Leo de estar envolvido com Camilla e ela estranha, pois Dalva é casada com Jaques. Michelle diz que o casamento deles é de mentira e pede para a ajudarem a procurar o juiz. Vítor chega a um cruzamento e Horácio diz a Vítor por onde seguir. Camilla entra no quarto e o juiz agarra-a e Camilla diz-lhe que ele tem de confessar e começa a ter dificuldade em respirar. Leo decide ir à procura do juiz. 

Cláudia acusa Joana de a ter enganado e que aquilo é obsessão. Carolina pede-lhe para largar Cláudia e Joana ameaça, que se ela não ficar com ela, não fica com ninguém. Camilla está a ficar sem ar e o juiz acha que ela merece morrer. Dalva entra e ao ver Camilla quase sem ar dá com o ferro na cabeça do juiz, que cai no chão. Dalva faz respiração boca a boca a Camilla e esta acorda. Laura e Pepe estão na festa do Pinheiro e divertem-se  entre a multidão. Becas entra em casa de Vasco e ouve a discussão entre Cláudia e Joana, com a advogada a admitir estar arrependida do que fez à ex-mulher, por Becas ter sido a única pessoa que ela amou de verdade. Joana espeta-lhe a faca e depois faz um golpe em Carolina, Becas aparece e dá-lhe com um jarro na cabeça, que a faz desmaiar.

Artur e Papa chegam ao centro da cidade e a estrada está cortada e o Guarda lembra-se do sinal do telemóvel de Horácio. Carlos acha que vai ser difícil encontrá-lo, pois deve estar misturado na multidão. 0 Horácio manda Vítor parar o carro e sai. Becas diz a Cláudia para não morrer e que a ama, entretanto a polícia chega e Carolina conta que Cláudia foi esfaqueada por Joana. A Camilla agradece a Dalva por lhe ter salvo a vida e não percebe porque é que ela o fez, pois ficou sem o filho e sem o rim por culpa dela. Dalva explica que a história delas é semelhante em alguns pontos, mas Camilla vinca que fez muita escolha errada na vida.  O localizador dá sinal, e Artur percebe que Horácio subiu a Penha. Horácio não consegue perceber como é que Bruno o tramou e começa a gravar um vídeo e diz que nunca mais o vão ver e conta o que sabe sobre Camilla.

Os paramédicos entram e levam Cláudia e Becas vai com ela. Horácio envia o vídeo e atira o telemóvel pela janela. Alguns telemóveis dão sinal de mensagem e estranham. Todos veem o vídeo de Horácio, onde ele conta que foi Camilla que matou Alexandre. Artur grita, desesperado e Júlia vai direita a Camilla e diz que a mata, e Camilla não se defende. Júlia pergunta se é verdade e Camilla confirma, e diz que foi um acidente. Júlia diz que não tem como provar isso e Camilla conta que quem devia ter morrido era Vitorino. Artur chora e Carlos leva-o para o carro. O Papa diz que vão fazer justiça e Joaquim acha que Horácio pode estar a mentir e a lançar o caos.

Artur quer falar com Camilla e Bruno assente que é verdade.  Joana está a ser assistida, mas já está com algemas e promete que aquilo não vai ficar assim.  Carolina liga a Vasco e diz que Joana tentou matar Cláudia e este afirma que vai para o hospital, mas primeiro conta à polícia o que Joana fez. Vitorino conta que não a casa de Camilla para violar Isabel, mas porque esta o provocou e depois o deixou pendurado. Camilla explica que reconheceu Vitorino pela mancha que tem nas costas e matou Alexandre por acidente.

Bruno conta que Alexandre foi ajudar Isabel, e que a sua mãe disparou a pensar que estava a atirar em Vitorino. Cidália liga a Becas e esta pede-lhe para ir ao hospital, pois Cláudia foi esfaqueada. Camilla diz que ama Artur e nunca seria capaz de fazer mal a um filho dele e Júlia continua a achar que foi vingança. Dalva tem pena de Camilla, mas esta acha que têm de ter pena é de Júlia. Sara volta a deitar fora os comprimidos e ouve gritos no corredor e sai do quarto. Becas chora e diz que Cláudia não pode morrer e Sara assiste à cena com estranheza Artur está catatónico e Júlia não consegue acreditar no que aconteceu e deita-se ao pé de Artur.


Sobre «Valor da Vida»

«Valor da Vida» acontece entre o Líbano, Chapada Diamantina e Guimarães. E é uma novela cujas histórias nos vão fazer refletir sobre o modo como vivemos e sobre qual o valor que a vida tem para cada um de nós em função da posição que ocupamos. Ao mesmo tempo, «Valor da Vida» reforça a importância de se viver no presente e não no passado, erro em que muitos das nossas personagens caem, nomeadamente Artur e Carolina.

Artur é encontrado no Líbano. Acorda sem uma única memória. Não sabe quem é, o que faz ali, o que lhe aconteceu, nem sequer se lembra do seu rosto. Quando as autoridades descobrem a sua identidade, ele fica a saber que é dado como morto há vinte anos. O caso torna-se ainda mais estranho quando Artur volta para casa e todos percebem que apesar do tempo que passou, ele não envelheceu nem um dia.

Carolina passou os últimos oito anos em coma depois de ter sofrido um acidente de carro onde o seu marido conduzia. Os médicos não acreditavam que ela voltasse a acordar, e queriam desligar as máquinas, mas nem o seu marido, nem a sua irmã permitiram. Sem saber, ela acorda na hora em que o marido e a irmã se preparam para comunicar aos amigos que estão juntos.

Ficha Técnica

Título Original: Joana esfaqueia Cláudia
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA