Neste episódio
Mariana (Matilde Reymão) está triste por Laura (Alexandra Lencastre) ainda não ter voltado para casa e sabe que isso também está a incomodar Benedita (Maria do Céu Guerra). Irene (Sílvia Filipe) acha que Laura precisa de tempo para digerir o que se passou. Benedita traz a sobremesa preferida de JD (Pedro Sousa) e aproveita para revelar que sabe que é ele desde o primeiro dia. JD e Mariana ficam surpreendidos.
Margarida (Inês Herédia) foi ter com Virgílio (Diogo Morgado) ao seu estúdio, mas fica surpreendida por não ver nada para comer ou beber, mas sim um cavalete e material de pintura. Virgílio diz que vai pintar Margarida e ela fica surpreendida e pouco à vontade. Virgílio pinta Margarida, mas a imagem parece mais Aruna (Noua Wong).
Mariana e JD estão surpreendidos por Benedita ter sabido desde o início que era JD e não ter dito nada. Benedita não quer mais segredos e mal entendidos na família, por isso devem contar a Laura que "Rodrigo" é JD. Mariana acha que isso ainda vai fragilizar mais a situação e Benedita parece concordar, mas acha necessário.
Benedita continua a tentar convencer Mariana de que é importante contar a verdade a Laura sobre José Diogo. Mariana também não quer mentir, mas sabe que isso vai gerar mais problemas. Benedita defende que é preciso destruir para depois construir, mas Mariana teme que seja só uma grande destruição.
Irene diz que está na hora da verdade e dá a entender a José Diogo que ele também tem coisas a revelar. José Diogo fica incomodado com o poder intuitivo de Irene e foge.
Manuel (Duarte Gomes) mostra dois potenciais espaços para o Flores de Papel a Hector (Christian Escuredo). Laura está por ali e tem a certeza de qual Mariana irá escolher. Hector pede a Manuel para avançar com esse. Hector pergunta a Laura se está feliz por manter Mariana por perto, mas ela diz que neste momento isso não é importante para ela.
Sanjay (Mário Oliveira) está na fábrica para entregar o seu currículo e acaba por encontrar Margarida. Ele reconhece-a e diz-lhe que está à procura de emprego. Ela parece um pouco reticente por ele ser estrangeiro, mas leva-o até ao gabinete de Laura.
Margarida entra com Sanjay e surpreende-se por ver Mariana. Ela diz que está à espera de Laura, mas ela ainda não chegou. Margarida diz a Sanjay para voltar noutra altura, mas Mariana diz que também manda na fábrica e recebe o currículo dele. Sanjay fica feliz pela forma como Mariana o recebe.
Estão muitas dançarinas por ali. Gina (Paula Neves) tenta organizar tudo e repara que algumas estão a olhar para Nuno (Tiago Teotónio Pereira). Gina avisa logo que são casados, têm um filho e vão ter outro. Nuno fica contente por ainda despertar interesse nas mulheres.
Mariana está impressionada com o currículo de Sanjay e quer saber mais acerca dele. Ele conta que veio para acompanhar e ajudar a irmã, pois foi abusada na Índia. Mariana fica em choque. Jorge (Paulo Pires) interrompe a entrevista e avisa que não há vagas na empresa, a não ser na moagem. Sanjay não se importa. Laura chega e estranha ver tanta gente no seu gabinete. Pergunta quem é Sanjay e Jorge aproveita para espicaçar Laura e afirma que é um trabalhador que Mariana contratou.
Laura pede a Mariana para não voltar a tomar decisões sem a consultar e Mariana acata. Ela diz à mãe que está ali por causa da conversa de Benedita em acabar com as mentiras e informa Laura que namora com o guarda-costas e que "Rodrigo" é José Diogo. Laura fica em choque.
Sobre «A Protegida»
No coração do interior alentejano, Mariana e José Diogo são duas crianças cujos contextos não podiam ser mais diferentes: ela é fruto de uma relação carinhosa; ele, órfão. Ela tem na família, um porto seguro para onde correr quando se magoa; ele só pode correr para ela. Cruzam-se por um inevitável querer do destino: ele está constantemente a fugir do orfanato que faz fronteira com o palacete da avó dela. Por muito que as regras os tentem separar, as duas crianças orbitam uma em torno da outra com uma força que ninguém consegue explicar ou parar. Complementam-se. José Diogo nunca conheceu um amor como aquele, tão incondicional. Mariana fá-lo rir, é carinhosa com ele, parecem falar uma língua só deles e, muitas vezes, têm a certeza de conseguir adivinhar os pensamentos do outro.
Seja qual for a matéria de que são feitas as almas, as de Mariana e José Diogo são a mesma.
Os dias que passam juntos voam, as horas separados arrastam-se. Os dois correm pelos campos de oliveiras de Vale do Rio, assustam-se no Forte da Graça em Elvas e imaginam o passado no Castelo. A terra que se dá a quem a ama é palco de um amor infantil, secreto e que marcará a vida de ambos para sempre. Benedita, a avó e matriarca da família de Mariana, é a primeira a perceber a conexão entre os dois. Envolve-os em carinho e em comida. À volta de Mariana e José Diogo há um constante cheiro a amor e receitas que têm como único objetivo colorir os dias das crianças, que se entorpecem num afeto com sabor à tradição alentejana.
Saiba mais aqui sobre a Protegida.